Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31533 |
Resumo: | O presente relatório, relativo à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, integra duas partes distintas. A primeira secção relata a implementação do projeto educativo, nomeadamente a abordagem à exploração sonora e à composição através de notação inventada, em contexto de ensemble. A investigação contou com a participação de oito alunos dos instrumentos de requinta, clarinete, saxofone, trompete, trompa e eufónio e foi realizada na sede da Escola de Música da Banda Musical de Souto, ao longo de dois meses. Com o intuito de perceber a recetividade dos alunos no contacto com esta realidade musical, foram promovidas sessões de exploração sonora e de composição através de um estímulo, em forma de curta-metragem muda, apresentada aos alunos. Como tarefa final, os participantes foram desafiados a criar uma partitura para o vídeo, através do recurso aos elementos sonoros anteriormente explorados e da utilização de uma notação própria, acessível à compreensão por parte dos alunos: uma notação inventada. O contexto pandémico impossibilitou a implementação e consequente conclusão desta investigação na sua ideia original. Contudo, a mesma foi reformulada a partir do mês de março, com a aplicação de novas fases de desenvolvimento, o que permitiu a sua conclusão. A segunda parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música do Porto. |
id |
RCAP_f6ca9ef6daaab9f8f4be080b016f822c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventadaExploração musicalAprendizagem cooperativaIniciação musicalEnsino não formalMúsica criativaNotação inventadaO presente relatório, relativo à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, integra duas partes distintas. A primeira secção relata a implementação do projeto educativo, nomeadamente a abordagem à exploração sonora e à composição através de notação inventada, em contexto de ensemble. A investigação contou com a participação de oito alunos dos instrumentos de requinta, clarinete, saxofone, trompete, trompa e eufónio e foi realizada na sede da Escola de Música da Banda Musical de Souto, ao longo de dois meses. Com o intuito de perceber a recetividade dos alunos no contacto com esta realidade musical, foram promovidas sessões de exploração sonora e de composição através de um estímulo, em forma de curta-metragem muda, apresentada aos alunos. Como tarefa final, os participantes foram desafiados a criar uma partitura para o vídeo, através do recurso aos elementos sonoros anteriormente explorados e da utilização de uma notação própria, acessível à compreensão por parte dos alunos: uma notação inventada. O contexto pandémico impossibilitou a implementação e consequente conclusão desta investigação na sua ideia original. Contudo, a mesma foi reformulada a partir do mês de março, com a aplicação de novas fases de desenvolvimento, o que permitiu a sua conclusão. A segunda parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música do Porto.The current report, relative to Supervised Teaching Practice from the second year of the Master’s Degree in Music Education at Aveiro University, has two distinct parts. The first section presents the establishment of the educational project, namely the approach to the sound exploration and the composition through invented notation, in ensemble context. This research had the collaboration of eight students of E-flat clarinet, B-flat clarinet, saxophone, trumpet, horn and euphonium and it was performed at the music school of Souto Music Band, over two months. With the aim to understand the students’ receptivity to the contact with this musical reality, there were sessions of sound exploration and composition through a stimulus, in a mute short film way. As final task, the participants were challenged to create a music score to the video, through sound elements previously explored and the use of own notation, available to the pupils’ comprehension: an invented notation. The pandemic context made it impossible to implement and conclude this investigation on its original idea. However, it had to be reformulated since March, with the development of new stages, which allowed its conclusion. The second part is referent to Supervised Teaching Practice fulfilled in 2019/2020 at the Music Conservatory of Porto.2021-07-06T13:54:26Z2021-02-23T00:00:00Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31533porSilva, Mariana Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:54Zoai:ria.ua.pt:10773/31533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:24.031928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada |
title |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada |
spellingShingle |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada Silva, Mariana Pereira da Exploração musical Aprendizagem cooperativa Iniciação musical Ensino não formal Música criativa Notação inventada |
title_short |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada |
title_full |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada |
title_fullStr |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada |
title_full_unstemmed |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada |
title_sort |
Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada |
author |
Silva, Mariana Pereira da |
author_facet |
Silva, Mariana Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exploração musical Aprendizagem cooperativa Iniciação musical Ensino não formal Música criativa Notação inventada |
topic |
Exploração musical Aprendizagem cooperativa Iniciação musical Ensino não formal Música criativa Notação inventada |
description |
O presente relatório, relativo à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, integra duas partes distintas. A primeira secção relata a implementação do projeto educativo, nomeadamente a abordagem à exploração sonora e à composição através de notação inventada, em contexto de ensemble. A investigação contou com a participação de oito alunos dos instrumentos de requinta, clarinete, saxofone, trompete, trompa e eufónio e foi realizada na sede da Escola de Música da Banda Musical de Souto, ao longo de dois meses. Com o intuito de perceber a recetividade dos alunos no contacto com esta realidade musical, foram promovidas sessões de exploração sonora e de composição através de um estímulo, em forma de curta-metragem muda, apresentada aos alunos. Como tarefa final, os participantes foram desafiados a criar uma partitura para o vídeo, através do recurso aos elementos sonoros anteriormente explorados e da utilização de uma notação própria, acessível à compreensão por parte dos alunos: uma notação inventada. O contexto pandémico impossibilitou a implementação e consequente conclusão desta investigação na sua ideia original. Contudo, a mesma foi reformulada a partir do mês de março, com a aplicação de novas fases de desenvolvimento, o que permitiu a sua conclusão. A segunda parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música do Porto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06T13:54:26Z 2021-02-23T00:00:00Z 2021-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31533 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137689205735424 |