As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isabel Marília Borges
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pires, Delmina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/10575
Resumo: As Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) parece-nos capaz de dotar os alunos das competências atrás referidas e, por isso, consideramos que deve estar incorporada nos manuais escolares. O estudo relatado neste artigo é parte integrante de uma investigação mais ampla que teve como principal objetivo perceber se manuais escolares recentes, do 5ºano de escolaridade, editados em 2010, exploram os conteúdos científicos interligando-os com a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, e não como ciência pura, e/ou se apresentam atividades que apelam para o estabelecimento dessas relações. O estudo mostra que a visão integrada da ciência (nas suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente) ainda não é muito significativa nos manuais escolares.
id RCAP_072b06edfa32580621ab6ea7d2cd645d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEBPerspetiva CTSALiteracia científicaManuais escolares de ciênciasAs Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) parece-nos capaz de dotar os alunos das competências atrás referidas e, por isso, consideramos que deve estar incorporada nos manuais escolares. O estudo relatado neste artigo é parte integrante de uma investigação mais ampla que teve como principal objetivo perceber se manuais escolares recentes, do 5ºano de escolaridade, editados em 2010, exploram os conteúdos científicos interligando-os com a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, e não como ciência pura, e/ou se apresentam atividades que apelam para o estabelecimento dessas relações. O estudo mostra que a visão integrada da ciência (nas suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente) ainda não é muito significativa nos manuais escolares.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBFernandes, Isabel Marília BorgesPires, Delmina2014-09-24T14:09:12Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10575porFernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina (2013). As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 5:2, p.35-471645-477410.34620/eduser.v5i2.55info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:25:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:30.895101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
title As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
spellingShingle As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
Fernandes, Isabel Marília Borges
Perspetiva CTSA
Literacia científica
Manuais escolares de ciências
title_short As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
title_full As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
title_fullStr As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
title_full_unstemmed As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
title_sort As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
author Fernandes, Isabel Marília Borges
author_facet Fernandes, Isabel Marília Borges
Pires, Delmina
author_role author
author2 Pires, Delmina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Isabel Marília Borges
Pires, Delmina
dc.subject.por.fl_str_mv Perspetiva CTSA
Literacia científica
Manuais escolares de ciências
topic Perspetiva CTSA
Literacia científica
Manuais escolares de ciências
description As Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) parece-nos capaz de dotar os alunos das competências atrás referidas e, por isso, consideramos que deve estar incorporada nos manuais escolares. O estudo relatado neste artigo é parte integrante de uma investigação mais ampla que teve como principal objetivo perceber se manuais escolares recentes, do 5ºano de escolaridade, editados em 2010, exploram os conteúdos científicos interligando-os com a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, e não como ciência pura, e/ou se apresentam atividades que apelam para o estabelecimento dessas relações. O estudo mostra que a visão integrada da ciência (nas suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente) ainda não é muito significativa nos manuais escolares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-09-24T14:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/10575
url http://hdl.handle.net/10198/10575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina (2013). As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 5:2, p.35-47
1645-4774
10.34620/eduser.v5i2.55
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135249268998144