As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/10575 |
Resumo: | As Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) parece-nos capaz de dotar os alunos das competências atrás referidas e, por isso, consideramos que deve estar incorporada nos manuais escolares. O estudo relatado neste artigo é parte integrante de uma investigação mais ampla que teve como principal objetivo perceber se manuais escolares recentes, do 5ºano de escolaridade, editados em 2010, exploram os conteúdos científicos interligando-os com a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, e não como ciência pura, e/ou se apresentam atividades que apelam para o estabelecimento dessas relações. O estudo mostra que a visão integrada da ciência (nas suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente) ainda não é muito significativa nos manuais escolares. |
id |
RCAP_072b06edfa32580621ab6ea7d2cd645d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEBPerspetiva CTSALiteracia científicaManuais escolares de ciênciasAs Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) parece-nos capaz de dotar os alunos das competências atrás referidas e, por isso, consideramos que deve estar incorporada nos manuais escolares. O estudo relatado neste artigo é parte integrante de uma investigação mais ampla que teve como principal objetivo perceber se manuais escolares recentes, do 5ºano de escolaridade, editados em 2010, exploram os conteúdos científicos interligando-os com a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, e não como ciência pura, e/ou se apresentam atividades que apelam para o estabelecimento dessas relações. O estudo mostra que a visão integrada da ciência (nas suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente) ainda não é muito significativa nos manuais escolares.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBFernandes, Isabel Marília BorgesPires, Delmina2014-09-24T14:09:12Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10575porFernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina (2013). As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 5:2, p.35-471645-477410.34620/eduser.v5i2.55info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:25:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:30.895101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB |
title |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB |
spellingShingle |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB Fernandes, Isabel Marília Borges Perspetiva CTSA Literacia científica Manuais escolares de ciências |
title_short |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB |
title_full |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB |
title_fullStr |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB |
title_full_unstemmed |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB |
title_sort |
As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB |
author |
Fernandes, Isabel Marília Borges |
author_facet |
Fernandes, Isabel Marília Borges Pires, Delmina |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Delmina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Isabel Marília Borges Pires, Delmina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspetiva CTSA Literacia científica Manuais escolares de ciências |
topic |
Perspetiva CTSA Literacia científica Manuais escolares de ciências |
description |
As Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) parece-nos capaz de dotar os alunos das competências atrás referidas e, por isso, consideramos que deve estar incorporada nos manuais escolares. O estudo relatado neste artigo é parte integrante de uma investigação mais ampla que teve como principal objetivo perceber se manuais escolares recentes, do 5ºano de escolaridade, editados em 2010, exploram os conteúdos científicos interligando-os com a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, e não como ciência pura, e/ou se apresentam atividades que apelam para o estabelecimento dessas relações. O estudo mostra que a visão integrada da ciência (nas suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente) ainda não é muito significativa nos manuais escolares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-09-24T14:09:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/10575 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/10575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina (2013). As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 5:2, p.35-47 1645-4774 10.34620/eduser.v5i2.55 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135249268998144 |