A evolução da publicidade exterior: oportunidades e ameaças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, João Miguel Magalhães
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6405
Resumo: A publicidade é, hoje em dia, um elemento fundamental para qualquer empresa. Num mercado tão competitivo como o atual, existem alguns fatores que fazem a diferença e que tornam uma empresa líder de mercado em detrimento de outras. A publicidade também contribui para o sucesso da empresa nos mais diversos níveis. Num contexto em que as formas de comunicação tradicionais se encontram saturadas, o mercado exige que os profissionais da área sejam inovadores, para acompanhar as mutações no mercado publicitário. A publicidade é assim uma constante no quotidiano das pessoas sob todas as formas, e todos os suportes, tentando captar a atenção do público. Contudo, na publicidade exterior existem tendências que podem ser encaradas como oportunidades para o meio, embora existam também desafios e ameaças. Converter o pressuposto de que a publicidade exterior é um meio publicitário estático, que não entretêm e não interage com as pessoas é, sem dúvida hoje em dia, um desafio. Em publicidade existe a necessidade premente de inovar e reinventar, já que as expetativas e exigência das pessoas são cada vez mais elevadas. A publicidade exterior pode ser um meio de excelência, na medida em que aproveita o facto de as cidades funcionarem como “montras” para as marcas comunicarem os seus produtos e serviços, e pode potenciar o seu alcance através da integração do digital e das redes socias. No presente trabalho demonstramos que a publicidade exterior continua a ser um meio viável para a promoção de marcas, sendo capaz de integrar as inovações tecnológicas que têm vindo a ser desenvolvidas no mercado publicitário. No entanto, revela-se necessário combater a poluição visual provocada por este tipo de publicidade em locais onde a mesma se acumula. Neste trabalho exploramos, também, a possibilidade da publicidade exterior estar relacionada com algumas das causas de acidentes rodoviários.
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