A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4515 |
Resumo: | Este trabalho propõe-se a analisar, à luz dos autores educacionais, à escola que está surgindo neste novo milênio, uma escola que faz no seu cotidiano a construção do saber, integrando alunos e professores numa relação dialógica. Estrutura-se de forma a apresentar uma reflexão sobre a Escola, o Currículo, a Gestão Curricular e a importância da integração das Tecnologias Educativas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo empírico realizou-se em escolas públicas estaduais em uma região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Através da análise dos resultados, foi possível a proposta final que enfatiza a importância da formação de professores. |
id |
RCAP_f6e11cfaf13ec81e42e5a2a694e51f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, BrasilTecnologia da educaçãoSistemas educativos - BrasilProjectos educativos - BrasilLíngua portuguesa - Ensino de uma segunda línguaEste trabalho propõe-se a analisar, à luz dos autores educacionais, à escola que está surgindo neste novo milênio, uma escola que faz no seu cotidiano a construção do saber, integrando alunos e professores numa relação dialógica. Estrutura-se de forma a apresentar uma reflexão sobre a Escola, o Currículo, a Gestão Curricular e a importância da integração das Tecnologias Educativas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo empírico realizou-se em escolas públicas estaduais em uma região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Através da análise dos resultados, foi possível a proposta final que enfatiza a importância da formação de professores.This work aims to analyse, based on educational authors, the school that is emerging in this new milennium. A school that, in this quotidian, builds the knowledges's construcion, by integration students and teachers, in dialogical relationship. It's structured in order to present a reflection about the school, the curriculum, the curriculum management and educational technologies integration's importance. The empirical study was accomplished in state public schools in Santa Catarinas state, Brazil. Trough the resuts analysis it was possible the final proposal that emphasizes the importance of teacher's formation.Universidade de Aveiro2011-12-13T10:57:03Z2002-01-01T00:00:00Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4515porSchenkel, Maria Herminia Benincáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:15Zoai:ria.ua.pt:10773/4515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:27.683583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil |
title |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil |
spellingShingle |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil Schenkel, Maria Herminia Benincá Tecnologia da educação Sistemas educativos - Brasil Projectos educativos - Brasil Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua |
title_short |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil |
title_full |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil |
title_fullStr |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil |
title_full_unstemmed |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil |
title_sort |
A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil |
author |
Schenkel, Maria Herminia Benincá |
author_facet |
Schenkel, Maria Herminia Benincá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schenkel, Maria Herminia Benincá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da educação Sistemas educativos - Brasil Projectos educativos - Brasil Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua |
topic |
Tecnologia da educação Sistemas educativos - Brasil Projectos educativos - Brasil Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua |
description |
Este trabalho propõe-se a analisar, à luz dos autores educacionais, à escola que está surgindo neste novo milênio, uma escola que faz no seu cotidiano a construção do saber, integrando alunos e professores numa relação dialógica. Estrutura-se de forma a apresentar uma reflexão sobre a Escola, o Currículo, a Gestão Curricular e a importância da integração das Tecnologias Educativas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo empírico realizou-se em escolas públicas estaduais em uma região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Através da análise dos resultados, foi possível a proposta final que enfatiza a importância da formação de professores. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01T00:00:00Z 2002 2011-12-13T10:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4515 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137473004044289 |