A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schenkel, Maria Herminia Benincá
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4515
Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar, à luz dos autores educacionais, à escola que está surgindo neste novo milênio, uma escola que faz no seu cotidiano a construção do saber, integrando alunos e professores numa relação dialógica. Estrutura-se de forma a apresentar uma reflexão sobre a Escola, o Currículo, a Gestão Curricular e a importância da integração das Tecnologias Educativas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo empírico realizou-se em escolas públicas estaduais em uma região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Através da análise dos resultados, foi possível a proposta final que enfatiza a importância da formação de professores.
id RCAP_f6e11cfaf13ec81e42e5a2a694e51f77
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, BrasilTecnologia da educaçãoSistemas educativos - BrasilProjectos educativos - BrasilLíngua portuguesa - Ensino de uma segunda línguaEste trabalho propõe-se a analisar, à luz dos autores educacionais, à escola que está surgindo neste novo milênio, uma escola que faz no seu cotidiano a construção do saber, integrando alunos e professores numa relação dialógica. Estrutura-se de forma a apresentar uma reflexão sobre a Escola, o Currículo, a Gestão Curricular e a importância da integração das Tecnologias Educativas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo empírico realizou-se em escolas públicas estaduais em uma região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Através da análise dos resultados, foi possível a proposta final que enfatiza a importância da formação de professores.This work aims to analyse, based on educational authors, the school that is emerging in this new milennium. A school that, in this quotidian, builds the knowledges's construcion, by integration students and teachers, in dialogical relationship. It's structured in order to present a reflection about the school, the curriculum, the curriculum management and educational technologies integration's importance. The empirical study was accomplished in state public schools in Santa Catarinas state, Brazil. Trough the resuts analysis it was possible the final proposal that emphasizes the importance of teacher's formation.Universidade de Aveiro2011-12-13T10:57:03Z2002-01-01T00:00:00Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4515porSchenkel, Maria Herminia Benincáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:15Zoai:ria.ua.pt:10773/4515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:27.683583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
title A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
spellingShingle A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
Schenkel, Maria Herminia Benincá
Tecnologia da educação
Sistemas educativos - Brasil
Projectos educativos - Brasil
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
title_short A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
title_full A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
title_fullStr A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
title_full_unstemmed A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
title_sort A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
author Schenkel, Maria Herminia Benincá
author_facet Schenkel, Maria Herminia Benincá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schenkel, Maria Herminia Benincá
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da educação
Sistemas educativos - Brasil
Projectos educativos - Brasil
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
topic Tecnologia da educação
Sistemas educativos - Brasil
Projectos educativos - Brasil
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
description Este trabalho propõe-se a analisar, à luz dos autores educacionais, à escola que está surgindo neste novo milênio, uma escola que faz no seu cotidiano a construção do saber, integrando alunos e professores numa relação dialógica. Estrutura-se de forma a apresentar uma reflexão sobre a Escola, o Currículo, a Gestão Curricular e a importância da integração das Tecnologias Educativas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo empírico realizou-se em escolas públicas estaduais em uma região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Através da análise dos resultados, foi possível a proposta final que enfatiza a importância da formação de professores.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
2002
2011-12-13T10:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4515
url http://hdl.handle.net/10773/4515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137473004044289