A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Sousa, José Vieira de, Borges, Lívia Freitas Fonseca, Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883
Resumo: O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.
id UNB - 28_0b0aef7d77732aeab99255e4bd26549b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógicaEducação;Formação do professor;Inovação pedagógicaO presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/288310.26512/lc.v7i12.2883Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-221981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Ilma Passos AlencastroSousa, José Vieira deBorges, Lívia Freitas FonsecaResende, Lúcia Maria Gonçalves de2022-09-09T14:02:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:02:06Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
spellingShingle A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Educação;
Formação do professor;
Inovação pedagógica
title_short A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_full A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_fullStr A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_full_unstemmed A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_sort A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
author Veiga, Ilma Passos Alencastro
author_facet Veiga, Ilma Passos Alencastro
Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
author_role author
author2 Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Ilma Passos Alencastro
Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
Formação do professor;
Inovação pedagógica
topic Educação;
Formação do professor;
Inovação pedagógica
description O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883
10.26512/lc.v7i12.2883
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883
identifier_str_mv 10.26512/lc.v7i12.2883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22
Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22
Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v7i12
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649623449600