A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883 |
Resumo: | O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares. |
id |
UNB - 28_0b0aef7d77732aeab99255e4bd26549b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógicaEducação;Formação do professor;Inovação pedagógicaO presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/288310.26512/lc.v7i12.2883Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Críticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-221981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Ilma Passos AlencastroSousa, José Vieira deBorges, Lívia Freitas FonsecaResende, Lúcia Maria Gonçalves de2022-09-09T14:02:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:02:06Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
spellingShingle |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica Veiga, Ilma Passos Alencastro Educação; Formação do professor; Inovação pedagógica |
title_short |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_full |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_fullStr |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_sort |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
author |
Veiga, Ilma Passos Alencastro |
author_facet |
Veiga, Ilma Passos Alencastro Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Ilma Passos Alencastro Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação do professor; Inovação pedagógica |
topic |
Educação; Formação do professor; Inovação pedagógica |
description |
O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883 10.26512/lc.v7i12.2883 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v7i12.2883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22 Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22 Linhas Críticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v7i12 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649623449600 |