Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ariele Silva Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Takenaka, Denise Carvalho, Mello, José André Villas Boas, Niño, Laura Marina Valência, Silva, Leyla Bianca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219
Resumo: O empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa ser estimulado e estudado, pois proporciona propriedades cognitivas e psicológicas para a formação profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como eles as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação empreendedora fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e acumulo de comportamentos, por meio da percepção de si mesmo e do mundo, proporcionando a capacidade de inovar, além do ser holístico e contextual nos processos analíticos e racionais. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs, contribui para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos e do meio onde se inserem.Palavras-chave: Empreendedorismo; Empresa Júnior; Comportamento Empreendedor; Alerta Empreendedor; Causation e Effectuation.
id RCAP_f6faca46ee98680c62fa22dd22837ac4
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade BrasileiraO empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa ser estimulado e estudado, pois proporciona propriedades cognitivas e psicológicas para a formação profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como eles as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação empreendedora fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e acumulo de comportamentos, por meio da percepção de si mesmo e do mundo, proporcionando a capacidade de inovar, além do ser holístico e contextual nos processos analíticos e racionais. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs, contribui para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos e do meio onde se inserem.Palavras-chave: Empreendedorismo; Empresa Júnior; Comportamento Empreendedor; Alerta Empreendedor; Causation e Effectuation.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2020-09-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/219Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 117-141Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 117-141Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 117-141Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 N.º 2 (2020); 117-1412182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219/349https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219/358Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ariele Silva MoreiraTakenaka, Denise CarvalhoMello, José André Villas BoasNiño, Laura Marina ValênciaSilva, Leyla Bianca2022-09-22T10:36:35Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.336800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
spellingShingle Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
Rodrigues, Ariele Silva Moreira
title_short Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_full Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_fullStr Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_full_unstemmed Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
title_sort Empreendedorismo em espaços acadêmicos: Avaliação do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation em uma Universidade Brasileira
author Rodrigues, Ariele Silva Moreira
author_facet Rodrigues, Ariele Silva Moreira
Takenaka, Denise Carvalho
Mello, José André Villas Boas
Niño, Laura Marina Valência
Silva, Leyla Bianca
author_role author
author2 Takenaka, Denise Carvalho
Mello, José André Villas Boas
Niño, Laura Marina Valência
Silva, Leyla Bianca
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ariele Silva Moreira
Takenaka, Denise Carvalho
Mello, José André Villas Boas
Niño, Laura Marina Valência
Silva, Leyla Bianca
description O empreendedorismo em espaços acadêmicos proporciona um efeito potencial que precisa ser estimulado e estudado, pois proporciona propriedades cognitivas e psicológicas para a formação profissional. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar como os gestores das Empresas Juniores (EJs), de uma universidade federal brasileira, reconhecem as oportunidades e como eles as exploram. A pesquisa é exploratória e testa os pressupostos teóricos do Alerta Empreendedor e das Abordagens Causation e Effectuation, junto a 30 gestores estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conclui que a formação empreendedora fomentada por experiências educacionais em empresas juniores estimula atitudes e acumulo de comportamentos, por meio da percepção de si mesmo e do mundo, proporcionando a capacidade de inovar, além do ser holístico e contextual nos processos analíticos e racionais. Entende-se este estudo como original visto que existe pouca investigação no âmbito do empreendedorismo acadêmico, tratando esse gap da literatura dentro do estudo. As informações levantadas neste estudo sobre as EJs, contribui para o melhoramento do sistema de suporte e relacionamento dos atores envolvidos e do meio onde se inserem.Palavras-chave: Empreendedorismo; Empresa Júnior; Comportamento Empreendedor; Alerta Empreendedor; Causation e Effectuation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-28T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/219
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219/349
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/219/358
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 117-141
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 117-141
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 117-141
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 N.º 2 (2020); 117-141
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553269892841472