A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barzotto, Luciano da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29596
Resumo: Esta tese se propôs a identificar como os aspectos afetivos e cognitivos influenciam o comportamento dos empreendedores dos tipos Causation e/ou Effectuation. Dentre as abordagens emergentes, delineada como uma das mais proeminentes perspectivas teóricas no campo do empreendedorismo para estudar o empreendedor e seus comportamentos, está o Effectuation. Essa abordagem se apoia nas premissas de apropriação de riscos aceitáveis, de superação de contingências e estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas, além de se apresentar como lógica alternativa e não excludente do Causation, que possui na previsibilidade e na formalização de planos de ação os seus alicerces. O uso da cognição tem sido o meio predominante de se estudar os processos comportamentais e as heurísticas dos empreendedores, nas situações em que prevalecem as incertezas para a ação, a tomada de decisão, o estímulo à criatividade e a geração da inovação. Já os aspectos afetivos, tidos como motores da ação, influenciando e sendo influenciados pelas cognições, são ainda pouco abordados nos estudos de empreendedorismo, especialmente de maneira integrada. Ao adotar como premissa a indissociabilidade entre cognição e afetividade, procuramos identificar como os aspectos afetivos e cognitivos influenciam o comportamento dos empreendedores do tipo Causation e do tipo Effectuation. Para tanto, escolhemos a pesquisa qualitativa, apoiada em um roteiro semiestruturado, por meio do Método dos Incidentes Críticos, também pouco abordado no campo das Ciências Sociais Aplicadas, especialmente na área de Empreendedorismo, e que contribuiu para a identificação das dificuldades, indicadas como as mais relevantes e tidas como incidentes críticos negativos, que impactam os indivíduos em suas trajetórias empreendedoras. Foram quarenta e três os respondentes da pesquisa: empreendedores de incubadoras de base tecnológica e empreendedores não incubados, com atividades tecnológicas em suas expertises. Independente dos projetos de atuação, os respondentes são representativos de todas as regiões brasileiras. Os resultados possibilitaram confirmar, de forma inequívoca, que afeto e cognição são interdependentes, complementares e indissociáveis e, portanto, devem ser analisados conjuntamente, a despeito de suas complexidades, visto que indivíduos são íntegros em suas ações, cujos sentimentos e estratégias interatuam no enfrentamento das dificuldades. Um dos sentimentos recorrentes nos relatos dos empreendedores foi o medo. A superação desse sentimento se deu por meio do raciocínio, da capacidade de solucionar problemas e pelas tomadas de decisão, ou seja, por meio das cognições. Outra constatação importante foi de que os empreendedores da área de tecnologia revelaram, predominantemente, ações caracterizadas como Effectuation, utilizando principalmente a experimentação como estratégia de enfrentamento das incertezas, do risco e das dificuldades caracterizadas como Incidentes Críticos. A pesquisa trouxe valiosas contribuições ao agregar os aspectos afetivos aos estudos do empreendedorismo e do Effectuation, que até então privilegiam os estudos cognitivos. Isso revela mecanismos que podem preparar os empreendedores a enfrentar dificuldades e, por conseguinte, reconhecer que seus sentimentos são tão relevantes quanto as suas decisões, o que os torna seres completos, íntegros, para consolidar seus negócios e lograr o sucesso empreendedor.
id UTFPR-12_2727ee73e5fb11054c4c9a0d656e4655
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29596
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-09-14T13:35:10Z2022-09-14T13:35:10Z2019-12-09BARZOTTO, Luciano da Costa. A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2019. Disponível em: http://repositorio.uninove.br/xmlui/handle/123456789/1461. Acesso em: 14 set. 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29596Esta tese se propôs a identificar como os aspectos afetivos e cognitivos influenciam o comportamento dos empreendedores dos tipos Causation e/ou Effectuation. Dentre as abordagens emergentes, delineada como uma das mais proeminentes perspectivas teóricas no campo do empreendedorismo para estudar o empreendedor e seus comportamentos, está o Effectuation. Essa abordagem se apoia nas premissas de apropriação de riscos aceitáveis, de superação de contingências e estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas, além de se apresentar como lógica alternativa e não excludente do Causation, que possui na previsibilidade e na formalização de planos de ação os seus alicerces. O uso da cognição tem sido o meio predominante de se estudar os processos comportamentais e as heurísticas dos empreendedores, nas situações em que prevalecem as incertezas para a ação, a tomada de decisão, o estímulo à criatividade e a geração da inovação. Já os aspectos afetivos, tidos como motores da ação, influenciando e sendo influenciados pelas cognições, são ainda pouco abordados nos estudos de empreendedorismo, especialmente de maneira integrada. Ao adotar como premissa a indissociabilidade entre cognição e afetividade, procuramos identificar como os aspectos afetivos e cognitivos influenciam o comportamento dos empreendedores do tipo Causation e do tipo Effectuation. Para tanto, escolhemos a pesquisa qualitativa, apoiada em um roteiro semiestruturado, por meio do Método dos Incidentes Críticos, também pouco abordado no campo das Ciências Sociais Aplicadas, especialmente na área de Empreendedorismo, e que contribuiu para a identificação das dificuldades, indicadas como as mais relevantes e tidas como incidentes críticos negativos, que impactam os indivíduos em suas trajetórias empreendedoras. Foram quarenta e três os respondentes da pesquisa: empreendedores de incubadoras de base tecnológica e empreendedores não incubados, com atividades tecnológicas em suas expertises. Independente dos projetos de atuação, os respondentes são representativos de todas as regiões brasileiras. Os resultados possibilitaram confirmar, de forma inequívoca, que afeto e cognição são interdependentes, complementares e indissociáveis e, portanto, devem ser analisados conjuntamente, a despeito de suas complexidades, visto que indivíduos são íntegros em suas ações, cujos sentimentos e estratégias interatuam no enfrentamento das dificuldades. Um dos sentimentos recorrentes nos relatos dos empreendedores foi o medo. A superação desse sentimento se deu por meio do raciocínio, da capacidade de solucionar problemas e pelas tomadas de decisão, ou seja, por meio das cognições. Outra constatação importante foi de que os empreendedores da área de tecnologia revelaram, predominantemente, ações caracterizadas como Effectuation, utilizando principalmente a experimentação como estratégia de enfrentamento das incertezas, do risco e das dificuldades caracterizadas como Incidentes Críticos. A pesquisa trouxe valiosas contribuições ao agregar os aspectos afetivos aos estudos do empreendedorismo e do Effectuation, que até então privilegiam os estudos cognitivos. Isso revela mecanismos que podem preparar os empreendedores a enfrentar dificuldades e, por conseguinte, reconhecer que seus sentimentos são tão relevantes quanto as suas decisões, o que os torna seres completos, íntegros, para consolidar seus negócios e lograr o sucesso empreendedor.This thesis aimed to identifyhow the affective and cognitive aspects influence the behavior of Causation and/or Effectuation entrepreneurs. Among the emerging approaches, outlined as one of the most prominent theoretical perspectives in the field of entrepreneurship is Effectuation, to study the entrepreneur and his behaviors. This approach is based on the assumptions of acceptable risk-taking, contingency overcoming and the establishment of mutually advantageous partnerships, as well as being an alternative and non-exclusionary logic to Causation, which has the predictability and formalization of action plansas itsfoundations. The use of cognition has been the predominant way to study the behavioral processes and heuristics of entrepreneurs, in situations where uncertainties prevail for action,fordecision making, stimulating creativity and generating innovation. On the other hand, affective aspects, considered as motors of action, influencing and being influenced by cognitions, have still been little addressed in entrepreneurshipstudies, especially in an integrated manner. By taking as premise the inseparability between cognition and affectivity, we seek to identify how the affective and cognitive aspects influence the behavior of Causation and Effectuation entrepreneurs. Therefore, we chose qualitative research, supported by a semi-structured script, through the Critical Incident Method. This is a method little addressed in the field of Applied Social Sciences, especially in the area of Entrepreneurship. This method contributedto the identification of difficulties, indicated as the most relevant and considered as negative critical incidents, which impact individuals on their entrepreneurial trajectories. Forty-three survey respondents,entrepreneurs of technology-based incubators andnon-incubatedentrepreneurs, with technological activities in their expertise. Regardless of the projects, the respondents are representative of all Brazilian regions. The results made it possible to confirm unequivocally that affection and cognition are interdependent, complementary and inseparable and, therefore, must be analyzed jointly, despite their complexities, since individuals are integralin their actions, whose feelings and action strategies interact in coping with difficulties. One of therecurring feelings in entrepreneurs' reports was fear. The ability to overcome this feeling was through reasoning, problem solving and decision making, that is, through cognitions. Another important finding was that technology entrepreneurs predominantly revealed actions characterized as Effectuation, mainly using experimentation as a strategy to cope with uncertainties, risk and difficulties characterized as Critical Incidents. The research brought important contributions by adding the affective aspects to the studies of entrepreneurship and Effectuation, which until then favor cognitive studies. In the same way, it reveals mechanisms with which entrepreneurs can be better prepared when facing difficulties and, therefore, can recognize that their feelings are as relevant as their decisions are and that this makes them complete beings, integralfor consolidation of their business and to achieve entrepreneurial success.porUniversidade Nove de JulhoMedianeiraProgramas de Pós-Graduação em AdministraçãoUNINOVEBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOADMINISTRAÇÃOEmpreendedorismoComportamento humanoProcesso decisórioEmoções e cogniçãoEntrepreneurshipHuman behaviorDecision makingEmotions and cognitionA influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuationThe influence of affective and cognitive aspects on causation and effectuation entrepreneursinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSão PauloNassif, Vânia Maria Jorgehttps://orcid.org/0000-0003-3601-2831http://lattes.cnpq.br/6936403740310206Nassif, Vânia Maria Jorgehttps://orcid.org/0000-0003-3601-2831http://lattes.cnpq.br/6936403740310206Martens, Cristina Dai Prahttps://orcid.org/0000-0003-0955-9786http://lattes.cnpq.br/3471910853542167Ramos, Heidy Rodriguezhttps://orcid.org/0000-0002-3757-5196http://lattes.cnpq.br/6214289236131303Andreassi, Taleshttps://orcid.org/0000-0002-7636-3014http://lattes.cnpq.br/8678896439466385Bernardes, Roberto Carloshttps://orcid.org/0000-0002-2065-3223http://lattes.cnpq.br/8441249529400604https://orcid.org/0000-0003-3971-5874http://lattes.cnpq.br/0926432606552093Barzotto, Luciano da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALafetivoscognitivoscausationeffectuation.pdfafetivoscognitivoscausationeffectuation.pdfapplication/pdf5885508http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/1/afetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf53217a62fb2eaab01432a053c40d380cMD51TEXTafetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.txtafetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.txtExtracted texttext/plain707163http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/3/afetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.txteed3e078c413c7bcef2537e48db489aaMD53THUMBNAILafetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.jpgafetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/4/afetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.jpg8f06341494b34c807aa5e942ab449886MD541/295962022-09-15 03:08:36.958oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29596TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-09-15T06:08:36Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The influence of affective and cognitive aspects on causation and effectuation entrepreneurs
title A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
spellingShingle A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
Barzotto, Luciano da Costa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Empreendedorismo
Comportamento humano
Processo decisório
Emoções e cognição
Entrepreneurship
Human behavior
Decision making
Emotions and cognition
ADMINISTRAÇÃO
title_short A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
title_full A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
title_fullStr A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
title_full_unstemmed A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
title_sort A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation
author Barzotto, Luciano da Costa
author_facet Barzotto, Luciano da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nassif, Vânia Maria Jorge
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3601-2831
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936403740310206
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nassif, Vânia Maria Jorge
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3601-2831
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936403740310206
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martens, Cristina Dai Pra
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0955-9786
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3471910853542167
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ramos, Heidy Rodriguez
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3757-5196
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6214289236131303
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Andreassi, Tales
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7636-3014
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8678896439466385
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Bernardes, Roberto Carlos
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2065-3223
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8441249529400604
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3971-5874
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0926432606552093
dc.contributor.author.fl_str_mv Barzotto, Luciano da Costa
contributor_str_mv Nassif, Vânia Maria Jorge
Nassif, Vânia Maria Jorge
Martens, Cristina Dai Pra
Ramos, Heidy Rodriguez
Andreassi, Tales
Bernardes, Roberto Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Empreendedorismo
Comportamento humano
Processo decisório
Emoções e cognição
Entrepreneurship
Human behavior
Decision making
Emotions and cognition
ADMINISTRAÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Comportamento humano
Processo decisório
Emoções e cognição
Entrepreneurship
Human behavior
Decision making
Emotions and cognition
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO
description Esta tese se propôs a identificar como os aspectos afetivos e cognitivos influenciam o comportamento dos empreendedores dos tipos Causation e/ou Effectuation. Dentre as abordagens emergentes, delineada como uma das mais proeminentes perspectivas teóricas no campo do empreendedorismo para estudar o empreendedor e seus comportamentos, está o Effectuation. Essa abordagem se apoia nas premissas de apropriação de riscos aceitáveis, de superação de contingências e estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas, além de se apresentar como lógica alternativa e não excludente do Causation, que possui na previsibilidade e na formalização de planos de ação os seus alicerces. O uso da cognição tem sido o meio predominante de se estudar os processos comportamentais e as heurísticas dos empreendedores, nas situações em que prevalecem as incertezas para a ação, a tomada de decisão, o estímulo à criatividade e a geração da inovação. Já os aspectos afetivos, tidos como motores da ação, influenciando e sendo influenciados pelas cognições, são ainda pouco abordados nos estudos de empreendedorismo, especialmente de maneira integrada. Ao adotar como premissa a indissociabilidade entre cognição e afetividade, procuramos identificar como os aspectos afetivos e cognitivos influenciam o comportamento dos empreendedores do tipo Causation e do tipo Effectuation. Para tanto, escolhemos a pesquisa qualitativa, apoiada em um roteiro semiestruturado, por meio do Método dos Incidentes Críticos, também pouco abordado no campo das Ciências Sociais Aplicadas, especialmente na área de Empreendedorismo, e que contribuiu para a identificação das dificuldades, indicadas como as mais relevantes e tidas como incidentes críticos negativos, que impactam os indivíduos em suas trajetórias empreendedoras. Foram quarenta e três os respondentes da pesquisa: empreendedores de incubadoras de base tecnológica e empreendedores não incubados, com atividades tecnológicas em suas expertises. Independente dos projetos de atuação, os respondentes são representativos de todas as regiões brasileiras. Os resultados possibilitaram confirmar, de forma inequívoca, que afeto e cognição são interdependentes, complementares e indissociáveis e, portanto, devem ser analisados conjuntamente, a despeito de suas complexidades, visto que indivíduos são íntegros em suas ações, cujos sentimentos e estratégias interatuam no enfrentamento das dificuldades. Um dos sentimentos recorrentes nos relatos dos empreendedores foi o medo. A superação desse sentimento se deu por meio do raciocínio, da capacidade de solucionar problemas e pelas tomadas de decisão, ou seja, por meio das cognições. Outra constatação importante foi de que os empreendedores da área de tecnologia revelaram, predominantemente, ações caracterizadas como Effectuation, utilizando principalmente a experimentação como estratégia de enfrentamento das incertezas, do risco e das dificuldades caracterizadas como Incidentes Críticos. A pesquisa trouxe valiosas contribuições ao agregar os aspectos afetivos aos estudos do empreendedorismo e do Effectuation, que até então privilegiam os estudos cognitivos. Isso revela mecanismos que podem preparar os empreendedores a enfrentar dificuldades e, por conseguinte, reconhecer que seus sentimentos são tão relevantes quanto as suas decisões, o que os torna seres completos, íntegros, para consolidar seus negócios e lograr o sucesso empreendedor.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-14T13:35:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-14T13:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARZOTTO, Luciano da Costa. A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2019. Disponível em: http://repositorio.uninove.br/xmlui/handle/123456789/1461. Acesso em: 14 set. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29596
identifier_str_mv BARZOTTO, Luciano da Costa. A influência dos aspectos afetivos e cognitivos em empreendedores causation e effectuation. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2019. Disponível em: http://repositorio.uninove.br/xmlui/handle/123456789/1461. Acesso em: 14 set. 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Programas de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNINOVE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/1/afetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/3/afetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29596/4/afetivoscognitivoscausationeffectuation.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
53217a62fb2eaab01432a053c40d380c
eed3e078c413c7bcef2537e48db489aa
8f06341494b34c807aa5e942ab449886
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043954780209152