Multiculturalismo nas escolas do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/9201 |
Resumo: | Em pleno século XXI, num país ciente da sua diversidade cultural, continuam a existir constrangimentos no que diz respeito à integração de crianças de diferentes nacionalidades no setor educacional. Tendo esta problemática em mente, foi realizado o presente relatório no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), que tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades aí realizadas, expondo-se e refletindo-se, em seguida, acerca de um estudo realizado na PES II, em torno do currículo educativo das escolas públicas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; e Capítulo III, O Multiculturalismo nas Escolas do Século XXI, onde é retratado o tema em estudo. Com a realização deste estudo, pretende-se, como primeiro objetivo, perceber se as escolas têm condições para garantir a integração e inclusão escolar dos alunos cuja língua não materna é o português e, como segundo objetivo, procura-se analisar se os docentes têm formação para lidar com esta realidade ao lecionar um plano de estudos que dê ênfase a uma educação multicultural. De modo a salientar esta problemática e dar resposta às questões aqui estipuladas, foi elaborado um questionário destinado a professores de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, implementado em diversos agrupamentos de escolas dos vinte distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados obtidos comprovaram que o sistema educativo não está a oferecer uma resposta adequada faces às necessidades do ensino num ambiente de aprendizagem culturalmente diverso. |
id |
RCAP_f70209b5a8d8a001469c79ef4ff9aeee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/9201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Multiculturalismo nas escolas do século XXIdiversidade culturalintegraçãomulticulturalismoinclusãoeducação multiculturalEm pleno século XXI, num país ciente da sua diversidade cultural, continuam a existir constrangimentos no que diz respeito à integração de crianças de diferentes nacionalidades no setor educacional. Tendo esta problemática em mente, foi realizado o presente relatório no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), que tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades aí realizadas, expondo-se e refletindo-se, em seguida, acerca de um estudo realizado na PES II, em torno do currículo educativo das escolas públicas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; e Capítulo III, O Multiculturalismo nas Escolas do Século XXI, onde é retratado o tema em estudo. Com a realização deste estudo, pretende-se, como primeiro objetivo, perceber se as escolas têm condições para garantir a integração e inclusão escolar dos alunos cuja língua não materna é o português e, como segundo objetivo, procura-se analisar se os docentes têm formação para lidar com esta realidade ao lecionar um plano de estudos que dê ênfase a uma educação multicultural. De modo a salientar esta problemática e dar resposta às questões aqui estipuladas, foi elaborado um questionário destinado a professores de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, implementado em diversos agrupamentos de escolas dos vinte distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados obtidos comprovaram que o sistema educativo não está a oferecer uma resposta adequada faces às necessidades do ensino num ambiente de aprendizagem culturalmente diverso.Instituto Politécnico da Guarda2024-02-15T09:47:56Z2024-02-152023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/9201http://hdl.handle.net/10314/9201TID:203518470porCairrão, Verónica Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T02:45:18Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/9201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:48.390451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
title |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
spellingShingle |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI Cairrão, Verónica S diversidade cultural integração multiculturalismo inclusão educação multicultural |
title_short |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
title_full |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
title_fullStr |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
title_sort |
Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
author |
Cairrão, Verónica S |
author_facet |
Cairrão, Verónica S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cairrão, Verónica S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diversidade cultural integração multiculturalismo inclusão educação multicultural |
topic |
diversidade cultural integração multiculturalismo inclusão educação multicultural |
description |
Em pleno século XXI, num país ciente da sua diversidade cultural, continuam a existir constrangimentos no que diz respeito à integração de crianças de diferentes nacionalidades no setor educacional. Tendo esta problemática em mente, foi realizado o presente relatório no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), que tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades aí realizadas, expondo-se e refletindo-se, em seguida, acerca de um estudo realizado na PES II, em torno do currículo educativo das escolas públicas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; e Capítulo III, O Multiculturalismo nas Escolas do Século XXI, onde é retratado o tema em estudo. Com a realização deste estudo, pretende-se, como primeiro objetivo, perceber se as escolas têm condições para garantir a integração e inclusão escolar dos alunos cuja língua não materna é o português e, como segundo objetivo, procura-se analisar se os docentes têm formação para lidar com esta realidade ao lecionar um plano de estudos que dê ênfase a uma educação multicultural. De modo a salientar esta problemática e dar resposta às questões aqui estipuladas, foi elaborado um questionário destinado a professores de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, implementado em diversos agrupamentos de escolas dos vinte distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados obtidos comprovaram que o sistema educativo não está a oferecer uma resposta adequada faces às necessidades do ensino num ambiente de aprendizagem culturalmente diverso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20T00:00:00Z 2024-02-15T09:47:56Z 2024-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/9201 http://hdl.handle.net/10314/9201 TID:203518470 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/9201 |
identifier_str_mv |
TID:203518470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137438474436608 |