Multiculturalismo nas escolas do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cairrão, Verónica S
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/9201
Resumo: Em pleno século XXI, num país ciente da sua diversidade cultural, continuam a existir constrangimentos no que diz respeito à integração de crianças de diferentes nacionalidades no setor educacional. Tendo esta problemática em mente, foi realizado o presente relatório no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), que tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades aí realizadas, expondo-se e refletindo-se, em seguida, acerca de um estudo realizado na PES II, em torno do currículo educativo das escolas públicas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; e Capítulo III, O Multiculturalismo nas Escolas do Século XXI, onde é retratado o tema em estudo. Com a realização deste estudo, pretende-se, como primeiro objetivo, perceber se as escolas têm condições para garantir a integração e inclusão escolar dos alunos cuja língua não materna é o português e, como segundo objetivo, procura-se analisar se os docentes têm formação para lidar com esta realidade ao lecionar um plano de estudos que dê ênfase a uma educação multicultural. De modo a salientar esta problemática e dar resposta às questões aqui estipuladas, foi elaborado um questionário destinado a professores de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, implementado em diversos agrupamentos de escolas dos vinte distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados obtidos comprovaram que o sistema educativo não está a oferecer uma resposta adequada faces às necessidades do ensino num ambiente de aprendizagem culturalmente diverso.
id RCAP_f70209b5a8d8a001469c79ef4ff9aeee
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/9201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multiculturalismo nas escolas do século XXIdiversidade culturalintegraçãomulticulturalismoinclusãoeducação multiculturalEm pleno século XXI, num país ciente da sua diversidade cultural, continuam a existir constrangimentos no que diz respeito à integração de crianças de diferentes nacionalidades no setor educacional. Tendo esta problemática em mente, foi realizado o presente relatório no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), que tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades aí realizadas, expondo-se e refletindo-se, em seguida, acerca de um estudo realizado na PES II, em torno do currículo educativo das escolas públicas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; e Capítulo III, O Multiculturalismo nas Escolas do Século XXI, onde é retratado o tema em estudo. Com a realização deste estudo, pretende-se, como primeiro objetivo, perceber se as escolas têm condições para garantir a integração e inclusão escolar dos alunos cuja língua não materna é o português e, como segundo objetivo, procura-se analisar se os docentes têm formação para lidar com esta realidade ao lecionar um plano de estudos que dê ênfase a uma educação multicultural. De modo a salientar esta problemática e dar resposta às questões aqui estipuladas, foi elaborado um questionário destinado a professores de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, implementado em diversos agrupamentos de escolas dos vinte distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados obtidos comprovaram que o sistema educativo não está a oferecer uma resposta adequada faces às necessidades do ensino num ambiente de aprendizagem culturalmente diverso.Instituto Politécnico da Guarda2024-02-15T09:47:56Z2024-02-152023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/9201http://hdl.handle.net/10314/9201TID:203518470porCairrão, Verónica Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T02:45:18Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/9201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:48.390451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo nas escolas do século XXI
title Multiculturalismo nas escolas do século XXI
spellingShingle Multiculturalismo nas escolas do século XXI
Cairrão, Verónica S
diversidade cultural
integração
multiculturalismo
inclusão
educação multicultural
title_short Multiculturalismo nas escolas do século XXI
title_full Multiculturalismo nas escolas do século XXI
title_fullStr Multiculturalismo nas escolas do século XXI
title_full_unstemmed Multiculturalismo nas escolas do século XXI
title_sort Multiculturalismo nas escolas do século XXI
author Cairrão, Verónica S
author_facet Cairrão, Verónica S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cairrão, Verónica S
dc.subject.por.fl_str_mv diversidade cultural
integração
multiculturalismo
inclusão
educação multicultural
topic diversidade cultural
integração
multiculturalismo
inclusão
educação multicultural
description Em pleno século XXI, num país ciente da sua diversidade cultural, continuam a existir constrangimentos no que diz respeito à integração de crianças de diferentes nacionalidades no setor educacional. Tendo esta problemática em mente, foi realizado o presente relatório no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), que tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência. Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades aí realizadas, expondo-se e refletindo-se, em seguida, acerca de um estudo realizado na PES II, em torno do currículo educativo das escolas públicas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; e Capítulo III, O Multiculturalismo nas Escolas do Século XXI, onde é retratado o tema em estudo. Com a realização deste estudo, pretende-se, como primeiro objetivo, perceber se as escolas têm condições para garantir a integração e inclusão escolar dos alunos cuja língua não materna é o português e, como segundo objetivo, procura-se analisar se os docentes têm formação para lidar com esta realidade ao lecionar um plano de estudos que dê ênfase a uma educação multicultural. De modo a salientar esta problemática e dar resposta às questões aqui estipuladas, foi elaborado um questionário destinado a professores de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, implementado em diversos agrupamentos de escolas dos vinte distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados obtidos comprovaram que o sistema educativo não está a oferecer uma resposta adequada faces às necessidades do ensino num ambiente de aprendizagem culturalmente diverso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T00:00:00Z
2024-02-15T09:47:56Z
2024-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/9201
http://hdl.handle.net/10314/9201
TID:203518470
url http://hdl.handle.net/10314/9201
identifier_str_mv TID:203518470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137438474436608