O caminho da mudança: do projeto piloto de inovação pedagógica ao plano de inovação: estudo caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/22322 |
Resumo: | No âmbito do mestrado em Administração Escolar, propus-me analisar a execução do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), tendo como questões de partida “Quais as medidas inovadoras do PPIP?”, “Qual a perspetiva dos agentes educativos sobre a mudança?” e “Quais os impactos/resultados da implementação do PPIP?”. Mediante a crise do sistema tradicional com resultados de abandono e retenção escolar elevados, o quadro das políticas públicas tem apostado na autonomia das escolas permitindo, entre outras medidas, a diferenciação pedagógica e a gestão flexível do currículo. “O caminho da mudança: Do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica ao Plano de Inovação”, teve como objetivos identificar as medidas adotadas nos domínios curricular, pedagógico e organizacional, auscultar o posicionamento do pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação face às mudanças e, por fim analisar os resultados das avaliações dos anos letivos 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020 dos alunos da mesma escola e comparar o trajeto escolar e perfil familiar de três turmas em modelo convencional com duas turmas PPIP. Da análise dos resultados foi possivel relacionar as taxas de retenção de acordo com as variáveis Género, Participação no PPIP, Apoio Social Escolar e Escolaridade Familiar e verificar um decréscimo nos alunos que participaram na experiência. A opinião dos agentes educativos destacou como vantagem a motivação dos alunos na adaptação às práticas inovadoras do projeto, que fornece mais oportunidades de aprendizagem e desperta para a mudança urgente no paradigma da educação. |
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