Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barardo, Solange Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28017
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_f72dbd322a19d998b5d8abdb314eb6d1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiárioEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraA prática pedagógica educativa exige aos novos professores uma adaptação dos seus conhecimentos à realidade escolar que confrontam, mais complexa e com inúmeras variáveis que condicionam a condução do processo educativo. Neste sentido, o estágio pedagógico surge como o colmatar de um ciclo de estudos, que visa proporcionar aos seus alunos a transferência dos conhecimentos teóricos para a prática educativa, adequada ao contexto onde se inserem. Esta prática pode ser dividida em várias dimensões, onde cada uma delas exige dos professores estagiários um trabalho crítico e reflexivo. Como resultado da nossa prática docente, este relatório de estágio surge para descrever as aprendizagens realizadas, provenientes da experiência pedagógica com a turma B do 9.ºano, na Escola Básica 2.º e 3.º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo de 2013/2014. O seu intuito surge na necessidade de interpretação e reflexão de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo. Inicialmente foi realizada a contextualização escolar da prática pedagógica desenvolvida, onde foram analisadas as características da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi realizado o estágio pedagógico, adequando o processo pedagógico às mesmas. Seguidamente foi realizada a descrição das atividades desenvolvidas, com a respetiva análise e justificação as decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas. No final deste relatório foi realizado o aprofundamento do tema selecionado, relativamente à caraterização pedagógica da prática docente do professor estagiário. The educational pedagogical practice requires new teachers to adapt their knowledge to the school reality that comes upon them, it’s a lot more complex and has numerous variables which determine the conduct of the educational process. In this sense, teaching practice emerges as the culmination of a course of study, which aims to provide its students the possibility to put in practice, the theoretical training, appropriate to the context in which they operate educational practice knowledge. This practice can be divided into several dimensions, where each requires a critical and reflective work from the trainee teachers. As a result of our teaching practice, this internship report appears to describe my learning achievements, from the pedagogical experience with the 9th B class, in 2.nd and 3.rd Cycle Primary School Dr. Maria Alice Gouveia in the 2013/2014 academic year. This work came up with the need for interpretation and reflection of all educational activities during the school year. Initially, the contextualization of the developed teaching practice was performed, in was described the school characteristics, the subject group and the class where the teaching stage performed, adapting the learning process to the same. Then the description of the developed activities, it was accomplished with the respective analysis and justification of the decisions taken at the different pedagogical dimensions. At the end of this report the deepening of the selected theme was performed, regarding the pedagogical characterization of the trainee teacher teaching practice.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28017http://hdl.handle.net/10316/28017TID:201341255porBarardo, S. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da Turma do 9.º B no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Barardo, Solange Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:14.750771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
Barardo, Solange Santos
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
author Barardo, Solange Santos
author_facet Barardo, Solange Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barardo, Solange Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28017
http://hdl.handle.net/10316/28017
TID:201341255
url http://hdl.handle.net/10316/28017
identifier_str_mv TID:201341255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barardo, S. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da Turma do 9.º B no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663940575232