Envolvimento dos pais no TPC de matemática: desenvolvimento da comunicação matemática dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Marta Maria Morais
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1613
Resumo: A aprendizagem da Matemática necessita que os alunos trabalhem de diversas formas tanto na escola como em casa. O TPC pode ser entendido como um meio de ajudar os alunos a reforçar e a desenvolver uma atitude positiva face à aprendizagem realizada (Cooper, 2001) e de aumentar o envolvimento da família nas aprendizagens escolares das suas crianças (Epstein, 2001; Paiva & Gaspar, 2005). A presente dissertação centra-se no estudo do envolvimento dos pais no TPC de matemática e no seu contributo para o desenvolvimento da comunicação matemática dos alunos. Para orientar o estudo definiram-se várias questões: a) como se carateriza o envolvimento dos pais participantes no TPC de matemática?, b) como se descreve e como evolui a comunicação matemática de alunos no início da escolaridade?, c) como se carateriza a motivação dos alunos quanto ao TPC de matemática proposto?, d) que dificuldades manifestam os alunos na resolução de tarefas matemáticas (TPC) e como é que se podem superar?, e) que apreciações fazem estes pais do seu envolvimento no TPC de matemática e que conceções manifestam sobre o ensino e aprendizagem da Matemática? O estudo realizado situa-se no paradigma de investigação qualitativa, optando-se pelo formato de estudo de caso longitudinal, tendo sido realizados três estudos de caso. Os participantes foram três alunas e as respetivas mães. Os dados foram recolhidos durante a frequência do 1º ano e 2º anos de escolaridade com recurso a tarefas, entrevistas semiestruturadas, observação participante, gravação áudio e análise documental. A análise dos dados permitiu evidenciar uma associação positiva entre o envolvimento parental e o desempenho académico das crianças. Registaram-se evoluções na qualidade da comunicação matemática de todas as alunas. As mães mostraram interesse e vontade em motivar as filhas para a resolução de tarefas matemáticas (TPC) e as alunas sentiram-se mais motivadas para o realizar com a contribuição do envolvimento das mães. As alunas manifestaram dificuldades na resolução dessas tarefas mas, ao longo do tempo, foram sendo superadas. Com este tipo de envolvimento, as mães reconheceram que construíram possibilidades das suas filhas aumentarem os seus saberes e competências matemáticas e admitiram que contribuíram e podem continuar a contribuir para o desenvolvimento da comunicação matemática das alunas, pretendendo continuar a envolver-se no TPC das suas filhas.
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Para orientar o estudo definiram-se várias questões: a) como se carateriza o envolvimento dos pais participantes no TPC de matemática?, b) como se descreve e como evolui a comunicação matemática de alunos no início da escolaridade?, c) como se carateriza a motivação dos alunos quanto ao TPC de matemática proposto?, d) que dificuldades manifestam os alunos na resolução de tarefas matemáticas (TPC) e como é que se podem superar?, e) que apreciações fazem estes pais do seu envolvimento no TPC de matemática e que conceções manifestam sobre o ensino e aprendizagem da Matemática? O estudo realizado situa-se no paradigma de investigação qualitativa, optando-se pelo formato de estudo de caso longitudinal, tendo sido realizados três estudos de caso. Os participantes foram três alunas e as respetivas mães. Os dados foram recolhidos durante a frequência do 1º ano e 2º anos de escolaridade com recurso a tarefas, entrevistas semiestruturadas, observação participante, gravação áudio e análise documental. A análise dos dados permitiu evidenciar uma associação positiva entre o envolvimento parental e o desempenho académico das crianças. Registaram-se evoluções na qualidade da comunicação matemática de todas as alunas. As mães mostraram interesse e vontade em motivar as filhas para a resolução de tarefas matemáticas (TPC) e as alunas sentiram-se mais motivadas para o realizar com a contribuição do envolvimento das mães. As alunas manifestaram dificuldades na resolução dessas tarefas mas, ao longo do tempo, foram sendo superadas. Com este tipo de envolvimento, as mães reconheceram que construíram possibilidades das suas filhas aumentarem os seus saberes e competências matemáticas e admitiram que contribuíram e podem continuar a contribuir para o desenvolvimento da comunicação matemática das alunas, pretendendo continuar a envolver-se no TPC das suas filhas.Learning mathematics requires that students work in different ways both at school and at home. Homework can be understood as a means of helping students to strengthen and develop a positive attitude towards learning (Cooper, 2001) and to increase family involvement in their childrens’ school learning (Epstein, 2001; Paiva & Gaspar, 2005). This dissertation focuses on the study of parental involvement in math homework and its contribution to the development of students' mathematical communication. The following research questions were defined: a) how can be characterized the involvement of parents in the math homework?, b) how can be described and how evolves the mathematical communication of students at the beginning of school?, c) how can be characterized student’s motivation at the assigned math homework?, d) how did students overcome difficulties in solving mathematical tasks (homework)?, e) how did parents assessed their involvement in math homework and what are their perceptions about teaching and learning mathematics? Within a qualitative approach, the present study adopted a longitudinal case study methodology, having conducted three case studies. Participants were three students and their mothers. Data were collected during the 1st year and 2nd year of schooling, using tasks, interviews, participant observation, audio recording and document analysis. Data analysis evidenced a positive association between parental involvement and childrens’ academic performance. It was evidenced a positive evolution in the quality of mathematical communication for all students. The mothers expressed interest and willingness to motivate their children in solving mathematical tasks at homework, and students felt more motivated to perform with the contribution of their mothers’ involvement. Students expressed difficulties in solving these tasks, but they were overcome. Mothers recognized that this type of involvement enlarged the possibilities for their daughters to increase their mathematical knowledge and skills. They also admitted that they may have contributed and will continue to contribute to the development of students' mathematical communication, and were intending to continue engaging in their daughters’ homework.2016-07-18T15:08:43Z2011-11-10T00:00:00Z2011-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1613porMoreno, Marta Maria Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:29Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:13.561245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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