Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2285 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_553fc716f1c38f15cc1b84e90036b8ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2285 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridadeEnvolvimento parentalTrabalhos para casaEscola-famíliaParental involvementHomeworkFamily-schoolDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO envolvimento parental tem sido associado positivamente ao sucesso académico das crianças, melhorando a relação entre pais e filhos e pais e comunidade. O objetivo deste estudo é o de analisar as perceções do envolvimento parental e apoio dos pais nos trabalhos para casa dos seus filhos, em função de diversas variáveis. Participaram neste estudo 91 alunos, a frequentar o 4º e 5º ano de escolaridade e respetivos pais. O presente estudo é descritivo e correlacional, e os dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos alunos e pais. Os resultados apontam para uma opinião positiva quer de pais quer de alunos face aos tpc’s, reportando a realização dos mesmos com muita frequência. Foram encontradas diferenças significativas na intersecção do género com as opiniões dos alunos e a frequência na realização das tarefas, beneficiando em ambas, as raparigas. Essas diferenças persistem, quando analisada a variável relacionada com a escolaridade dos alunos, favorecendo os mais novos. O desempenho académico dos alunos é um preditor de opiniões positivas face aos tpc’s, dando vantagem aos alunos com melhor desempenho. Por outro lado este desempenho é influenciado positivamente pela frequência de realização dos tpc’s. Relativamente às perceções de pais e alunos face ao envolvimento parental, os dados obtidos não identificaram diferenças significativas entre o envolvimento dos pais nos tpc’s e o sucesso académico. ------- ABSTRACT ------- Parental involvement has been positively linked to academic success of children, improving the relationship between parents and children and parents and community. The objective of this study is to analyze the perceptions of parental involvement and parental support with homework of their children, according to several variables. Participated in this study, 91 students, attend the 4th and 5th grade and respective parents. This study is descriptive and correlational, and data were collected through questionnaires given to students and parents. The results shows a positive view of either parents or students related to homework, reporting to achieve them very often. Significant differences were found at the intersection of gender with the opinions of students and the frequency in the tasks, benefiting girls. These differences persist when analyzing the variable related to the education of students by favoring younger. The students' academic performance is a predictor of positive reviews related to homework gives advantage to students with better performance. Moreover this performance is positively influenced by the frequency of achievement of homework. Regarding the perceptions of parents and students related to parental involvement, the data did not identify significant differences between parental involvement in homework and the academic success. Keywords: ParentalISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da VidaRepositório do ISPAAugusto, Patrícia Alexandra Mourato2013-07-05T18:51:03Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:14Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:16.934645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade |
title |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade Augusto, Patrícia Alexandra Mourato Envolvimento parental Trabalhos para casa Escola-família Parental involvement Homework Family-school |
title_short |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade |
title_full |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade |
title_sort |
Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade |
author |
Augusto, Patrícia Alexandra Mourato |
author_facet |
Augusto, Patrícia Alexandra Mourato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto, Patrícia Alexandra Mourato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento parental Trabalhos para casa Escola-família Parental involvement Homework Family-school |
topic |
Envolvimento parental Trabalhos para casa Escola-família Parental involvement Homework Family-school |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2013-07-05T18:51:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2285 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130063391686656 |