Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Patrícia Alexandra Mourato
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2285
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_553fc716f1c38f15cc1b84e90036b8ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridadeEnvolvimento parentalTrabalhos para casaEscola-famíliaParental involvementHomeworkFamily-schoolDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO envolvimento parental tem sido associado positivamente ao sucesso académico das crianças, melhorando a relação entre pais e filhos e pais e comunidade. O objetivo deste estudo é o de analisar as perceções do envolvimento parental e apoio dos pais nos trabalhos para casa dos seus filhos, em função de diversas variáveis. Participaram neste estudo 91 alunos, a frequentar o 4º e 5º ano de escolaridade e respetivos pais. O presente estudo é descritivo e correlacional, e os dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos alunos e pais. Os resultados apontam para uma opinião positiva quer de pais quer de alunos face aos tpc’s, reportando a realização dos mesmos com muita frequência. Foram encontradas diferenças significativas na intersecção do género com as opiniões dos alunos e a frequência na realização das tarefas, beneficiando em ambas, as raparigas. Essas diferenças persistem, quando analisada a variável relacionada com a escolaridade dos alunos, favorecendo os mais novos. O desempenho académico dos alunos é um preditor de opiniões positivas face aos tpc’s, dando vantagem aos alunos com melhor desempenho. Por outro lado este desempenho é influenciado positivamente pela frequência de realização dos tpc’s. Relativamente às perceções de pais e alunos face ao envolvimento parental, os dados obtidos não identificaram diferenças significativas entre o envolvimento dos pais nos tpc’s e o sucesso académico. ------- ABSTRACT ------- Parental involvement has been positively linked to academic success of children, improving the relationship between parents and children and parents and community. The objective of this study is to analyze the perceptions of parental involvement and parental support with homework of their children, according to several variables. Participated in this study, 91 students, attend the 4th and 5th grade and respective parents. This study is descriptive and correlational, and data were collected through questionnaires given to students and parents. The results shows a positive view of either parents or students related to homework, reporting to achieve them very often. Significant differences were found at the intersection of gender with the opinions of students and the frequency in the tasks, benefiting girls. These differences persist when analyzing the variable related to the education of students by favoring younger. The students' academic performance is a predictor of positive reviews related to homework gives advantage to students with better performance. Moreover this performance is positively influenced by the frequency of achievement of homework. Regarding the perceptions of parents and students related to parental involvement, the data did not identify significant differences between parental involvement in homework and the academic success. Keywords: ParentalISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da VidaRepositório do ISPAAugusto, Patrícia Alexandra Mourato2013-07-05T18:51:03Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:14Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:16.934645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
title Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
spellingShingle Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
Augusto, Patrícia Alexandra Mourato
Envolvimento parental
Trabalhos para casa
Escola-família
Parental involvement
Homework
Family-school
title_short Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
title_full Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
title_fullStr Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
title_sort Perceções no envolvimento parental nos trabalhos de casa em pais e alunos do 4º e 5º ano de escolaridade
author Augusto, Patrícia Alexandra Mourato
author_facet Augusto, Patrícia Alexandra Mourato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Patrícia Alexandra Mourato
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental
Trabalhos para casa
Escola-família
Parental involvement
Homework
Family-school
topic Envolvimento parental
Trabalhos para casa
Escola-família
Parental involvement
Homework
Family-school
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-05T18:51:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2285
url http://hdl.handle.net/10400.12/2285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130063391686656