Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rui
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32171
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a perceção das finalidades educativas da Educação Física de professores envolvidos em diferentes modelos de docência da área no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes foram 7 professores de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal). De natureza qualitativa, o estudo utilizou análise documental, entrevistas semi-estruturadas e um questionário, que foram analisados em termos de conteúdo. Os principais resultados, apontam a falta de clareza conceptual dos docentes, independente do modelo de docência, que evidencia a baixa valorização da EF no desenvolvimento curricular do 1º CEB.
id RCAP_f741440bf3c4bc5a511537126bc5c7c3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primáriaEducação físicaEscola 1º cebFinalidades educativasProfessoresO presente artigo tem como objetivo analisar a perceção das finalidades educativas da Educação Física de professores envolvidos em diferentes modelos de docência da área no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes foram 7 professores de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal). De natureza qualitativa, o estudo utilizou análise documental, entrevistas semi-estruturadas e um questionário, que foram analisados em termos de conteúdo. Os principais resultados, apontam a falta de clareza conceptual dos docentes, independente do modelo de docência, que evidencia a baixa valorização da EF no desenvolvimento curricular do 1º CEB.El presente artículo tiene como objetivo analizar la percepción de las finalidades educativas de la Educación Física de profesores involucrados en diferentes modelos de docencia del área en ensinanza primaria. Los participantes fueron siete maestros de un grupo de escuelas del distrito de Aveiro (Portugal). De carácter cualitativo, el estudio utilizó análisis documental, entrevistas semiestructuradas y un cuestionario, que fueron analizados en términos de contenido. Los principales resultados, apuntan la falta de claridad conceptual de los docentes, independiente del modelo de docencia, que evidencia la baja valoración de la EF en el desarrollo curricular en la primária.This article aims to analyze the perception of the educational purposes of the Physical Education of teachers involved in different models of teaching in the area in the elementary school. The participants were 7 teachers from a Grouping of Schools of the District of Aveiro (Portugal). Of qualitative nature, the study used documentary analysis, semi-structured interviews and a questionnaire, which were analyzed in terms of content. The main results point to the lack of conceptual clarity of teachers, regardless of the teaching model, which shows the low value of PE in the curricular development of the elementary school.Asociación Canaria de Psicología del Deporte2021-09-22T14:58:58Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32171por1886-8576Neves, RuiRodrigues, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:40Zoai:ria.ua.pt:10773/32171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:45.147534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
title Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
spellingShingle Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
Neves, Rui
Educação física
Escola 1º ceb
Finalidades educativas
Professores
title_short Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
title_full Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
title_fullStr Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
title_full_unstemmed Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
title_sort Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
author Neves, Rui
author_facet Neves, Rui
Rodrigues, Juliana
author_role author
author2 Rodrigues, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rui
Rodrigues, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola 1º ceb
Finalidades educativas
Professores
topic Educação física
Escola 1º ceb
Finalidades educativas
Professores
description O presente artigo tem como objetivo analisar a perceção das finalidades educativas da Educação Física de professores envolvidos em diferentes modelos de docência da área no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes foram 7 professores de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal). De natureza qualitativa, o estudo utilizou análise documental, entrevistas semi-estruturadas e um questionário, que foram analisados em termos de conteúdo. Os principais resultados, apontam a falta de clareza conceptual dos docentes, independente do modelo de docência, que evidencia a baixa valorização da EF no desenvolvimento curricular do 1º CEB.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-09-22T14:58:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32171
url http://hdl.handle.net/10773/32171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1886-8576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Canaria de Psicología del Deporte
publisher.none.fl_str_mv Asociación Canaria de Psicología del Deporte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137692688056320