Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32171 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a perceção das finalidades educativas da Educação Física de professores envolvidos em diferentes modelos de docência da área no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes foram 7 professores de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal). De natureza qualitativa, o estudo utilizou análise documental, entrevistas semi-estruturadas e um questionário, que foram analisados em termos de conteúdo. Os principais resultados, apontam a falta de clareza conceptual dos docentes, independente do modelo de docência, que evidencia a baixa valorização da EF no desenvolvimento curricular do 1º CEB. |
id |
RCAP_f741440bf3c4bc5a511537126bc5c7c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primáriaEducação físicaEscola 1º cebFinalidades educativasProfessoresO presente artigo tem como objetivo analisar a perceção das finalidades educativas da Educação Física de professores envolvidos em diferentes modelos de docência da área no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes foram 7 professores de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal). De natureza qualitativa, o estudo utilizou análise documental, entrevistas semi-estruturadas e um questionário, que foram analisados em termos de conteúdo. Os principais resultados, apontam a falta de clareza conceptual dos docentes, independente do modelo de docência, que evidencia a baixa valorização da EF no desenvolvimento curricular do 1º CEB.El presente artículo tiene como objetivo analizar la percepción de las finalidades educativas de la Educación Física de profesores involucrados en diferentes modelos de docencia del área en ensinanza primaria. Los participantes fueron siete maestros de un grupo de escuelas del distrito de Aveiro (Portugal). De carácter cualitativo, el estudio utilizó análisis documental, entrevistas semiestructuradas y un cuestionario, que fueron analizados en términos de contenido. Los principales resultados, apuntan la falta de claridad conceptual de los docentes, independiente del modelo de docencia, que evidencia la baja valoración de la EF en el desarrollo curricular en la primária.This article aims to analyze the perception of the educational purposes of the Physical Education of teachers involved in different models of teaching in the area in the elementary school. The participants were 7 teachers from a Grouping of Schools of the District of Aveiro (Portugal). Of qualitative nature, the study used documentary analysis, semi-structured interviews and a questionnaire, which were analyzed in terms of content. The main results point to the lack of conceptual clarity of teachers, regardless of the teaching model, which shows the low value of PE in the curricular development of the elementary school.Asociación Canaria de Psicología del Deporte2021-09-22T14:58:58Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32171por1886-8576Neves, RuiRodrigues, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:40Zoai:ria.ua.pt:10773/32171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:45.147534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária |
title |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária |
spellingShingle |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária Neves, Rui Educação física Escola 1º ceb Finalidades educativas Professores |
title_short |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária |
title_full |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária |
title_fullStr |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária |
title_full_unstemmed |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária |
title_sort |
Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária |
author |
Neves, Rui |
author_facet |
Neves, Rui Rodrigues, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Rui Rodrigues, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Escola 1º ceb Finalidades educativas Professores |
topic |
Educação física Escola 1º ceb Finalidades educativas Professores |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a perceção das finalidades educativas da Educação Física de professores envolvidos em diferentes modelos de docência da área no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes foram 7 professores de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal). De natureza qualitativa, o estudo utilizou análise documental, entrevistas semi-estruturadas e um questionário, que foram analisados em termos de conteúdo. Os principais resultados, apontam a falta de clareza conceptual dos docentes, independente do modelo de docência, que evidencia a baixa valorização da EF no desenvolvimento curricular do 1º CEB. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2021-09-22T14:58:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32171 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1886-8576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Canaria de Psicología del Deporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Canaria de Psicología del Deporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137692688056320 |