Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Alexandra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Faísca, Luís, Castro, S. L., Petersson, Karl Magnus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/4879
Resumo: A aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e fluentemente. Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico, nomeação rápida, conhecimento letra - s om e vocabulário. Verificámos que apesar de a consciência fonológica ser o preditor mais importante da exactidão e fluência da leitura, o seu peso decresce à medida que a escolaridade aumenta; simultaneamente, dá - se o aumento do contributo de variáveis ass ociadas ao automatismo e reconhecimento lexical. Concluímos que ao longo da aprendizagem se dá uma alteração dinâmica dos processos cognitivos subjacentes à leitura, em que a criança passa de uma leitura assente em processos sub - lexicais para uma leitura r ecorrendo maciçamente ao reconhecimento ortográfico das palavras.
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