The effects of physical activity on cognition in young and old adults, and age-related differences
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89283 |
Resumo: | Dissertação de mestrado Interuniversitário em Neuropsicologia Clínica e Experimental |
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The effects of physical activity on cognition in young and old adults, and age-related differencesExercício físicoComportamento sedentárioEstilo de vida sedentárioCogniçãoEnvelhecimentoEstilo de vida saudávelEnvelhecimento saudávelQualidade de vidaPhysical exerciseSedentary behaviorSedentary lifestyleCognitionAgingHealthy lifestyleHealthy agingQuality of lifeCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado Interuniversitário em Neuropsicologia Clínica e ExperimentalPara trabalhar para um desenvolvimento cognitivo saudável, é importante compreender a cognição, que é referida como o processo consciente ou inconsciente onde o conhecimento é recolhido através de experiências diárias e está em mudança e adaptação porque encontramos novas informações e experiências todos os dias. Os desafios relacionados com a idade e os défices cognitivos podem levar a um declínio gradual da capacidade física e mental, bem como à ansiedade e à depressão, impactando tanto os indivíduos como os seus cuidadores. No grupo mais jovem, níveis mais elevados de atividade física foram associados a um melhor desempenho, alinhando-se com a investigação existente sobre os efeitos positivos de um estilo de vida ativo. Entre os idosos, apesar dos resultados positivos relatados na literatura quanto à relação entre atividade física e desempenho cognitivo, constatou-se que o aumento da atividade física levou a pior desempenho cognitivo em tarefas de função executiva, contrariando o esperado. A comparação de correlações significativas revelou diferenças significativas nos coeficientes de correlação para diversas variáveis CANTAB entre faixas etárias, indicando que as associações entre atividade física e desempenho cognitivo variam nas diferentes faixas etárias. As descobertas refletem a natureza mista e inconsistente da pesquisa sobre a relação entre atividade física e função cognitiva. Combinar os participantes com base em vários fatores e explorar os exercícios, intensidade e frequência mais eficazes pode ajudar a promover o desenvolvimento cognitivo saudável e o envelhecimento.To work for healthy cognitive development, it’s important to understand cognition, which is referred to as the conscious or unconscious process where knowledge is collected through daily experiences and is in current change and adaptation because we encounter new information and experiences every day. Age-related challenges and cognitive deficits can lead to a gradual decline in physical and mental capacity as well as anxiety and depression, impacting both individuals and their caregivers. It is important to understand how we can improve or maintain these functions to have a better quality of life. In the younger group, higher levels of physical activity were associated with better performance, aligning with existing research on the positive effects of an active lifestyle. Among the older adults, despite the positive results reported in the literature regarding the relationship between physical activity and cognitive performance, it was found that increased physical activity led to worse cognitive performance in executive function tasks, contrary to expectations. Comparison of significant correlations revealed significant differences in the correlation coefficients for several CANTAB variables between age groups, indicating that the associations between physical activity and cognitive performance vary across different age ranges. The findings reflect the mixed and inconsistent nature of research on the relationship between physical activity and cognitive function. Matching participants based on various factors and exploring the most effective exercises, intensity, and frequency can help promote healthy cognitive development and aging.Sampaio, AdrianaFernandez, Diego PinalUniversidade do MinhoMartins, Adriana José Fernandes2024-01-292024-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89283eng203542410info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:20:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:04.012171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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