Qual a relação entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde de escolares da educação de jovens e adultos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Idelson Borges da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37281
Resumo: Introdução: A relação entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde de escolares da educação de jovens e adultos é um relevante tema de pesquisa, haja vista que o comportamento sedentário é um problema emergente de saúde pública, podendo ocasionar prejuízos à saúde, sobretudo de populações mais vulneráveis. A compreensão dessa relação pode ajudar a identificar os fatores que influenciam no comportamento sedentário e saúde desses estudantes, contribuindo assim para o desenvolvimento de estratégias efetivas de promoção da saúde. Objetivo: Investigar a relação potencial entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde de escolares da educação de jovens e adultos de duas escolas públicas de Salvador-Bahia, Brasil. Métodos: Utilizou-se um delineamento transversal descritivo com amostragem de conveniência. Os alunos foram solicitados a preencher questionários em 2021, que incluíram perguntas sobre suas características econômicas, fatores sociodemográficos, percepção de saúde e comportamento sedentário. A análise dos dados foi realizada pelo teste de correlação de Spearman, com nível de significância de p < 0,05. Resultados: O tempo médio encontrado em horas de comportamento sedentário em um dia da semana e final de semana foi de 3,42 ± 2,81 e 3,25 ± 2,91, respectivamente. Os achados mostraram correlação positiva moderada entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde em dia de semana (ρ =0,330; p = 0,04) e final de semana (ρ = 0,364; p = 0,01). Discussão: O principal achado do estudo corresponde a correlação direta de intensidade moderada entre comportamento sedentário e percepção de saúde nos dias de semana e finais de semana. Isto significa que, à medida que os estudantes se envolvem em comportamento sedentário, percebem sua saúde de forma mais positiva, contrariando a hipótese do estudo e a literatura científica existente. Conclusão: Os resultados deste estudo são significativos para a saúde pública, no entanto os autores alertam para a necessidade de análise dos dados dentro do contexto social em que os estudantes estão situados, sendo necessárias novas pesquisas para melhor entendimento da relação entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde no segmento da educação de jovens e adultos.
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Os alunos foram solicitados a preencher questionários em 2021, que incluíram perguntas sobre suas características econômicas, fatores sociodemográficos, percepção de saúde e comportamento sedentário. A análise dos dados foi realizada pelo teste de correlação de Spearman, com nível de significância de p < 0,05. Resultados: O tempo médio encontrado em horas de comportamento sedentário em um dia da semana e final de semana foi de 3,42 ± 2,81 e 3,25 ± 2,91, respectivamente. Os achados mostraram correlação positiva moderada entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde em dia de semana (ρ =0,330; p = 0,04) e final de semana (ρ = 0,364; p = 0,01). Discussão: O principal achado do estudo corresponde a correlação direta de intensidade moderada entre comportamento sedentário e percepção de saúde nos dias de semana e finais de semana. Isto significa que, à medida que os estudantes se envolvem em comportamento sedentário, percebem sua saúde de forma mais positiva, contrariando a hipótese do estudo e a literatura científica existente. Conclusão: Os resultados deste estudo são significativos para a saúde pública, no entanto os autores alertam para a necessidade de análise dos dados dentro do contexto social em que os estudantes estão situados, sendo necessárias novas pesquisas para melhor entendimento da relação entre o comportamento sedentário e a percepção de saúde no segmento da educação de jovens e adultos.Introduction: The relationship between sedentary behavior and health perception of schoolchildren in youth and adult education is a relevant research topic, given that sedentary behavior is an emerging public health problem, which can cause damage to health, especially of the most vulnerable populations. Understanding this relationship can help identify the factors that influence sedentary behavior and health of these students, thus contributing to the development of effective strategies for health promotion. Objective: To investigate the potential relationship between sedentary behavior and health perception of students of youth and adult education in two public schools in Salvador-Bahia, Brazil. Methods: A descriptive cross-sectional design with convenience sampling was used. Students were asked to complete questionnaires in 2021, which included questions about their economic characteristics, sociodemographic factors, health perception and sedentary behavior. Data analysis was performed by the Spearman correlation test, with a significance level of p < 0.05. Results: The mean time found in hours of sedentary behavior on one day of the week and weekend was 3.42 2.81 and 3.25 2.91, respectively. The findings showed moderate positive correlation between sedentary behavior and health perception on weekdays (ρ =0.330; p = 0.04) and weekends (ρ = 0.364; p = 0.01). Discussion: The main finding of the study corresponds to the direct correlation of moderate intensity between sedentary behavior and health perception on weekdays and weekends. This means that as students engage in sedentary behavior, they perceive their health more positively, contrary to the hypothesis of the study and the existing scientific literature. Conclusion: The results of this study are significant for public health, however the authors warn of the need for data analysis within the social context in which students are situated, new research is needed to better understand the relationship between sedentary behavior and health perception in the segment of youth and adult education.Submitted by Daniel Ferraz (ppgreab@ufba.br) on 2023-06-28T13:27:29Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PPGREAB2023_Dissertação_Idelson_Borges_da_Silva.pdf: 5765265 bytes, checksum: cd5638cd1b57b07ef43a90ea287da883 (MD5) Idelson_Termo_Assinado.pdf: 145380 bytes, checksum: ff9057c1a6d2fff7f5af6807f7af3529 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2023-06-30T12:54:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PPGREAB2023_Dissertação_Idelson_Borges_da_Silva.pdf: 5765265 bytes, checksum: cd5638cd1b57b07ef43a90ea287da883 (MD5) Idelson_Termo_Assinado.pdf: 145380 bytes, checksum: ff9057c1a6d2fff7f5af6807f7af3529 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-30T12:54:41Z (GMT). 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