Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Emídio José Sequeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9844
Resumo: Ainda no seu início, o mercado dos tablets aberto com o lançamento do iPad está a influenciar e alterar o modo como muitas pessoas interagem com a informação digital. Neste contexto em que estudos apontam para um grande crescimento nos próximos anos deste mercado, torna-se vital aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre o fenómeno dos tablets, sobretudo tendo em conta os modos como podemos interagir, através destes dispositivos, tanto com o mundo digital como com o mundo real. Através de uma abordagem eminentemente projetual, este trabalho visa enquadrar os contributos do design neste contexto. Conciliando a reflexão teórica com a sua aplicação em casos práticos, desenvolveram-se e apresentam-se três projetos distintos para tablet. Neste processo alerta-se para os problemas mais significativos que se observam nos primeiros anos de maturação do mercado e, simultaneamente, para a importância de serem aplicadas metodologias centradas na experiência das pessoas. A vertente prática da pesquisa apresentada descreve um processo evolutivo em três momentos: no primeiro, o contacto inicial com a problemática da interação com tablets (adaptação de um web site para tablet); no segundo, a consolidação e aplicação do conhecimento adquirido (um programa que tira partido da mobilidade e georreferenciação); no terceiro, o estudo da utilização do tablet num contexto mais inovador, usando Realidade Aumentada, outra área também em grande expansão, sobretudo devido às possibilidades permitidas tanto pelos tablets como pelos smartphones. Visa-se que esta apresentação possa alertar para a nova realidade trazida com os tablets, de que forma afetam como interagimos com a informação e da importância de termos as pessoas como ponto central das experiências que criamos para o dispositivo.
id RCAP_f7521c438ed16eb942149250b39e28c3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentadaDesignComputadores pessoaisComputadores tabletAinda no seu início, o mercado dos tablets aberto com o lançamento do iPad está a influenciar e alterar o modo como muitas pessoas interagem com a informação digital. Neste contexto em que estudos apontam para um grande crescimento nos próximos anos deste mercado, torna-se vital aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre o fenómeno dos tablets, sobretudo tendo em conta os modos como podemos interagir, através destes dispositivos, tanto com o mundo digital como com o mundo real. Através de uma abordagem eminentemente projetual, este trabalho visa enquadrar os contributos do design neste contexto. Conciliando a reflexão teórica com a sua aplicação em casos práticos, desenvolveram-se e apresentam-se três projetos distintos para tablet. Neste processo alerta-se para os problemas mais significativos que se observam nos primeiros anos de maturação do mercado e, simultaneamente, para a importância de serem aplicadas metodologias centradas na experiência das pessoas. A vertente prática da pesquisa apresentada descreve um processo evolutivo em três momentos: no primeiro, o contacto inicial com a problemática da interação com tablets (adaptação de um web site para tablet); no segundo, a consolidação e aplicação do conhecimento adquirido (um programa que tira partido da mobilidade e georreferenciação); no terceiro, o estudo da utilização do tablet num contexto mais inovador, usando Realidade Aumentada, outra área também em grande expansão, sobretudo devido às possibilidades permitidas tanto pelos tablets como pelos smartphones. Visa-se que esta apresentação possa alertar para a nova realidade trazida com os tablets, de que forma afetam como interagimos com a informação e da importância de termos as pessoas como ponto central das experiências que criamos para o dispositivo.Still in its infancy, the tablet market opened with the launch of the iPad is affecting and changing the way that many people interact with digital information. In this context, where studies indicate a large growth in this market, in the coming years, it is vital to deepen the theoretical and practical knowledge about the phenomenon of tablets, especially taking into account the ways we can interact using these devices, both with the digital and the real world. Through a highly projective approach, this work seeks to frame the contributions of design in this context. Combining theory with its application in practical cases, has been developed and are presented three distinct projects to tablet. This process advises to the most significant problems observed in these first years and, simultaneously, to the importance of applying people-experience oriented methods. The practical part of this research describes an evolutionary process in three stages: first, the initial contact with the problem of interaction with tablets (adaptation of a web site for tablet) in the second, consolidation and application of the acquired knowledge (a program that takes advantage of mobility and geotagging), in the third, the study of using tablets in a more innovative context, using Augmented Reality, another area also booming, mainly due to the possibilities afforded by both the tablets and smartphones. It is hoped that this presentation can warn to the new reality brought by tablets, how they affect the way we interact with information and the importance of having people as the central point of the experiences created for the device.Universidade de Aveiro2013-03-07T10:05:56Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9844porVidal, Emídio José Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:04Zoai:ria.ua.pt:10773/9844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:35.444849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
title Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
spellingShingle Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
Vidal, Emídio José Sequeira
Design
Computadores pessoais
Computadores tablet
title_short Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
title_full Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
title_fullStr Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
title_full_unstemmed Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
title_sort Design para tablet: da adaptação ao toque e mobilidade à realidade aumentada
author Vidal, Emídio José Sequeira
author_facet Vidal, Emídio José Sequeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Emídio José Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Computadores pessoais
Computadores tablet
topic Design
Computadores pessoais
Computadores tablet
description Ainda no seu início, o mercado dos tablets aberto com o lançamento do iPad está a influenciar e alterar o modo como muitas pessoas interagem com a informação digital. Neste contexto em que estudos apontam para um grande crescimento nos próximos anos deste mercado, torna-se vital aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre o fenómeno dos tablets, sobretudo tendo em conta os modos como podemos interagir, através destes dispositivos, tanto com o mundo digital como com o mundo real. Através de uma abordagem eminentemente projetual, este trabalho visa enquadrar os contributos do design neste contexto. Conciliando a reflexão teórica com a sua aplicação em casos práticos, desenvolveram-se e apresentam-se três projetos distintos para tablet. Neste processo alerta-se para os problemas mais significativos que se observam nos primeiros anos de maturação do mercado e, simultaneamente, para a importância de serem aplicadas metodologias centradas na experiência das pessoas. A vertente prática da pesquisa apresentada descreve um processo evolutivo em três momentos: no primeiro, o contacto inicial com a problemática da interação com tablets (adaptação de um web site para tablet); no segundo, a consolidação e aplicação do conhecimento adquirido (um programa que tira partido da mobilidade e georreferenciação); no terceiro, o estudo da utilização do tablet num contexto mais inovador, usando Realidade Aumentada, outra área também em grande expansão, sobretudo devido às possibilidades permitidas tanto pelos tablets como pelos smartphones. Visa-se que esta apresentação possa alertar para a nova realidade trazida com os tablets, de que forma afetam como interagimos com a informação e da importância de termos as pessoas como ponto central das experiências que criamos para o dispositivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-07T10:05:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9844
url http://hdl.handle.net/10773/9844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137517542309888