Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.2012.2750 |
Resumo: | Introdução: Temas sobre saúde estão presentes diariamente na comunicação social, a maioria das vezes veiculados por pessoas sem formação específica. Sendo a Pediatria uma especialidade que mantém contacto prolongado no tempo com as famílias, é essencial aproveitar este laço e educar sobre temas de saúde. Por estas razões, a nossa equipa de Pediatria propôs-se organizar acções formativas gratuitas junto de pais, educadores e professores, as quais denominámos Conversas com o Pediatra. Objectivos: Decorridos dois anos de Conversas com o Pediatra, decidimos avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes na iniciativa. Métodos: Um questionário para avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes foi elaborado e distribuído a uma amostra de conveniência recrutada entre os participantes durante as sessões (questionário em papel) e por correio electrónico (questionário online). As opiniões foram apuradas através de afirmações com respostas cotadas numa escala de um a dez, sendo positivas cotações acima de seis. Resultados: Foram preenchidos 161 questionários (taxa de resposta 90%). Os respondentes eram, na sua maioria, jovens do sexo feminino profissionalmente ligados à criança, muitos dos quais assistiram a mais de uma sessão. Oitenta e um por cento das pessoas consideraram as Conversas com o Pediatra uma iniciativa inovadora e 78% consideraram importante o investimento da Clínica em formação na área da saúde infantil. Os palestrantes foram considerados bem preparados, tendo 88% dos respondentes atribuído cotação máxima. Sobre a utilidade das Conversas com o Pediatra para a vida profissional e pessoal, respectivamente 90% e 92% das pessoas assinalaram cotação de oito a dez, reflectindo o elevado número de participantes com profissões ligadas à criança. Globalmente, todos os inquiridos recomendariam as Conversas com o Pediatra a outras pessoas. Conclusão: Comunicou-se com cuidadores de crianças de modo inovador e cientificamente credível, pelo que admitimos ter criado valor para a comunidade local. |
id |
RCAP_f75456ee5b5e28f4e2802bc3eec260bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra”Original articlesIntrodução: Temas sobre saúde estão presentes diariamente na comunicação social, a maioria das vezes veiculados por pessoas sem formação específica. Sendo a Pediatria uma especialidade que mantém contacto prolongado no tempo com as famílias, é essencial aproveitar este laço e educar sobre temas de saúde. Por estas razões, a nossa equipa de Pediatria propôs-se organizar acções formativas gratuitas junto de pais, educadores e professores, as quais denominámos Conversas com o Pediatra. Objectivos: Decorridos dois anos de Conversas com o Pediatra, decidimos avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes na iniciativa. Métodos: Um questionário para avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes foi elaborado e distribuído a uma amostra de conveniência recrutada entre os participantes durante as sessões (questionário em papel) e por correio electrónico (questionário online). As opiniões foram apuradas através de afirmações com respostas cotadas numa escala de um a dez, sendo positivas cotações acima de seis. Resultados: Foram preenchidos 161 questionários (taxa de resposta 90%). Os respondentes eram, na sua maioria, jovens do sexo feminino profissionalmente ligados à criança, muitos dos quais assistiram a mais de uma sessão. Oitenta e um por cento das pessoas consideraram as Conversas com o Pediatra uma iniciativa inovadora e 78% consideraram importante o investimento da Clínica em formação na área da saúde infantil. Os palestrantes foram considerados bem preparados, tendo 88% dos respondentes atribuído cotação máxima. Sobre a utilidade das Conversas com o Pediatra para a vida profissional e pessoal, respectivamente 90% e 92% das pessoas assinalaram cotação de oito a dez, reflectindo o elevado número de participantes com profissões ligadas à criança. Globalmente, todos os inquiridos recomendariam as Conversas com o Pediatra a outras pessoas. Conclusão: Comunicou-se com cuidadores de crianças de modo inovador e cientificamente credível, pelo que admitimos ter criado valor para a comunidade local.Sociedade Portuguesa de Pediatria2013-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2012.2750por2184-44532184-3333Neto, Ana SerrãoGlória e Silva, Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:53:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:01.933097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” |
title |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” |
spellingShingle |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” Neto, Ana Serrão Original articles |
title_short |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” |
title_full |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” |
title_fullStr |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” |
title_full_unstemmed |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” |
title_sort |
Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra” |
author |
Neto, Ana Serrão |
author_facet |
Neto, Ana Serrão Glória e Silva, Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Glória e Silva, Filipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Ana Serrão Glória e Silva, Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original articles |
topic |
Original articles |
description |
Introdução: Temas sobre saúde estão presentes diariamente na comunicação social, a maioria das vezes veiculados por pessoas sem formação específica. Sendo a Pediatria uma especialidade que mantém contacto prolongado no tempo com as famílias, é essencial aproveitar este laço e educar sobre temas de saúde. Por estas razões, a nossa equipa de Pediatria propôs-se organizar acções formativas gratuitas junto de pais, educadores e professores, as quais denominámos Conversas com o Pediatra. Objectivos: Decorridos dois anos de Conversas com o Pediatra, decidimos avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes na iniciativa. Métodos: Um questionário para avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes foi elaborado e distribuído a uma amostra de conveniência recrutada entre os participantes durante as sessões (questionário em papel) e por correio electrónico (questionário online). As opiniões foram apuradas através de afirmações com respostas cotadas numa escala de um a dez, sendo positivas cotações acima de seis. Resultados: Foram preenchidos 161 questionários (taxa de resposta 90%). Os respondentes eram, na sua maioria, jovens do sexo feminino profissionalmente ligados à criança, muitos dos quais assistiram a mais de uma sessão. Oitenta e um por cento das pessoas consideraram as Conversas com o Pediatra uma iniciativa inovadora e 78% consideraram importante o investimento da Clínica em formação na área da saúde infantil. Os palestrantes foram considerados bem preparados, tendo 88% dos respondentes atribuído cotação máxima. Sobre a utilidade das Conversas com o Pediatra para a vida profissional e pessoal, respectivamente 90% e 92% das pessoas assinalaram cotação de oito a dez, reflectindo o elevado número de participantes com profissões ligadas à criança. Globalmente, todos os inquiridos recomendariam as Conversas com o Pediatra a outras pessoas. Conclusão: Comunicou-se com cuidadores de crianças de modo inovador e cientificamente credível, pelo que admitimos ter criado valor para a comunidade local. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25754/pjp.2012.2750 |
url |
https://doi.org/10.25754/pjp.2012.2750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-4453 2184-3333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133512764227584 |