O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosado, Mafalda Sofia Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6820
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Supervisão em Educação
id RCAP_f765b8b65e54a0200ce30bca48a49244
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docenteFormação de professoresDesenvolvimento profissionalInserção profissionalEducador principianteInduçãoTeacher trainingTeacher professional developmentProfessional insertionNovice kindergarten teacherProfessional inductionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Supervisão em EducaçãoEste estudo, centrado na inserção profissional dos educadores de infância nos primeiros anos de carreira, tem como finalidade descrever e compreender o processo de entrada dos educadores de infância na profissão, através da caracterização dos seus percursos e da identificação de fatores que condicionem a inserção profissional. Tendo em conta esta finalidade identificaram-se as seguintes questões: 1- Quais as motivações que levaram à escolha da profissão por parte dos participantes?; 2- Quais os principais contributos da formação inicial para o desempenho profissional?; 3- Como caraterizam a entrada na profissão?; 4- Como se constrói o sentimento de pertença a um grupo profissional? ; 5- Quais os fatores que condicionam a inserção profissional? O quadro teórico de referência para este estudo assenta numa revisão de literatura centrada na formação inicial dos educadores de infância e no desenvolvimento profissional do educador, com especial enfoque nos educadores em início de carreira. No que respeita às opções metodológicas, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, centrado no paradigma interpretativo, tendo sido realizadas seis entrevistas semiestruturadas a educadoras principiantes. A análise dos resultados foi feita através da análise de conteúdo seguindo os passos recomendados para a análise de conteúdo numa investigação qualitativa em educação. Os resultados evidenciam a necessidade de refletir sobre os currículos dos cursos da formação inicial com o objetivo de melhorar a preparação dos docentes, de modo a facilitar a inserção profissional, bem como, aumentar e desenvolver novas formas de apoio a estes profissionais numa fase crucial da sua carreira, salientando-se a importância do papel da supervisão neste período crítico do desenvolvimento profissional.Abstract This study, centered in the process of insertion of the kindergarten teachers in the beginning years, has as main purpose, describe and understand the process of the entrance in the teaching career of the kindergarten novice teachers by characterising their paths and identifying the factors that can condition the process of insertion. Bearing in mind this purpose, the following questions were formulated: 1- What motivations lead to the choice of the teaching career by the participants?; 2- Which are the main contributes of the initial training for the professional performance?; 3- How is characterize the process of insertion?; 4- How do the novice teachers develop the feeling of belonging to the new professional group?; 5- Which are the factors that can condition the process of insertion? The theoretical framework of reference in this research resides mainly in the initial training of kindergarten teachers, as well, as the professional development of the teacher, with special focus on kindergarten teachers in the begging of their career. In what concerns the methodological options and taking into account the goal of the study, an interpretative approach was followed, based in the analysis of six semi structured interviews of novice teachers. Data treatment followed the recommended framework for content analysis in a qualitative investigation in education. The results of the study identify the need to reflect about the curriculum programs of the initial training with the purpose of improving the preparation of the kindergarten teachers to facilitate the professional insertion, as well, as increase and develop new ways to support these professionals in a crucial stage of their career, enlightening the importance of supervision in this critical stage of the professional development.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãoe de LisboaLino, DalilaRCIPLRosado, Mafalda Sofia Carvalho2017-02-20T10:49:59Z2016-12-152016-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6820TID:201609266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.904445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
title O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
spellingShingle O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
Rosado, Mafalda Sofia Carvalho
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Inserção profissional
Educador principiante
Indução
Teacher training
Teacher professional development
Professional insertion
Novice kindergarten teacher
Professional induction
title_short O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
title_full O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
title_fullStr O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
title_sort O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
author Rosado, Mafalda Sofia Carvalho
author_facet Rosado, Mafalda Sofia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosado, Mafalda Sofia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Inserção profissional
Educador principiante
Indução
Teacher training
Teacher professional development
Professional insertion
Novice kindergarten teacher
Professional induction
topic Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Inserção profissional
Educador principiante
Indução
Teacher training
Teacher professional development
Professional insertion
Novice kindergarten teacher
Professional induction
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Supervisão em Educação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2016-12-15T00:00:00Z
2017-02-20T10:49:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6820
TID:201609266
url http://hdl.handle.net/10400.21/6820
identifier_str_mv TID:201609266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãoe de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãoe de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418123952128