O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6820 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Supervisão em Educação |
id |
RCAP_f765b8b65e54a0200ce30bca48a49244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docenteFormação de professoresDesenvolvimento profissionalInserção profissionalEducador principianteInduçãoTeacher trainingTeacher professional developmentProfessional insertionNovice kindergarten teacherProfessional inductionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Supervisão em EducaçãoEste estudo, centrado na inserção profissional dos educadores de infância nos primeiros anos de carreira, tem como finalidade descrever e compreender o processo de entrada dos educadores de infância na profissão, através da caracterização dos seus percursos e da identificação de fatores que condicionem a inserção profissional. Tendo em conta esta finalidade identificaram-se as seguintes questões: 1- Quais as motivações que levaram à escolha da profissão por parte dos participantes?; 2- Quais os principais contributos da formação inicial para o desempenho profissional?; 3- Como caraterizam a entrada na profissão?; 4- Como se constrói o sentimento de pertença a um grupo profissional? ; 5- Quais os fatores que condicionam a inserção profissional? O quadro teórico de referência para este estudo assenta numa revisão de literatura centrada na formação inicial dos educadores de infância e no desenvolvimento profissional do educador, com especial enfoque nos educadores em início de carreira. No que respeita às opções metodológicas, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, centrado no paradigma interpretativo, tendo sido realizadas seis entrevistas semiestruturadas a educadoras principiantes. A análise dos resultados foi feita através da análise de conteúdo seguindo os passos recomendados para a análise de conteúdo numa investigação qualitativa em educação. Os resultados evidenciam a necessidade de refletir sobre os currículos dos cursos da formação inicial com o objetivo de melhorar a preparação dos docentes, de modo a facilitar a inserção profissional, bem como, aumentar e desenvolver novas formas de apoio a estes profissionais numa fase crucial da sua carreira, salientando-se a importância do papel da supervisão neste período crítico do desenvolvimento profissional.Abstract This study, centered in the process of insertion of the kindergarten teachers in the beginning years, has as main purpose, describe and understand the process of the entrance in the teaching career of the kindergarten novice teachers by characterising their paths and identifying the factors that can condition the process of insertion. Bearing in mind this purpose, the following questions were formulated: 1- What motivations lead to the choice of the teaching career by the participants?; 2- Which are the main contributes of the initial training for the professional performance?; 3- How is characterize the process of insertion?; 4- How do the novice teachers develop the feeling of belonging to the new professional group?; 5- Which are the factors that can condition the process of insertion? The theoretical framework of reference in this research resides mainly in the initial training of kindergarten teachers, as well, as the professional development of the teacher, with special focus on kindergarten teachers in the begging of their career. In what concerns the methodological options and taking into account the goal of the study, an interpretative approach was followed, based in the analysis of six semi structured interviews of novice teachers. Data treatment followed the recommended framework for content analysis in a qualitative investigation in education. The results of the study identify the need to reflect about the curriculum programs of the initial training with the purpose of improving the preparation of the kindergarten teachers to facilitate the professional insertion, as well, as increase and develop new ways to support these professionals in a crucial stage of their career, enlightening the importance of supervision in this critical stage of the professional development.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãoe de LisboaLino, DalilaRCIPLRosado, Mafalda Sofia Carvalho2017-02-20T10:49:59Z2016-12-152016-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6820TID:201609266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.904445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente |
title |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente |
spellingShingle |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente Rosado, Mafalda Sofia Carvalho Formação de professores Desenvolvimento profissional Inserção profissional Educador principiante Indução Teacher training Teacher professional development Professional insertion Novice kindergarten teacher Professional induction |
title_short |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente |
title_full |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente |
title_fullStr |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente |
title_sort |
O desenvolvimento profissional do educador de infância: a entrada na profissão docente |
author |
Rosado, Mafalda Sofia Carvalho |
author_facet |
Rosado, Mafalda Sofia Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosado, Mafalda Sofia Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Desenvolvimento profissional Inserção profissional Educador principiante Indução Teacher training Teacher professional development Professional insertion Novice kindergarten teacher Professional induction |
topic |
Formação de professores Desenvolvimento profissional Inserção profissional Educador principiante Indução Teacher training Teacher professional development Professional insertion Novice kindergarten teacher Professional induction |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Supervisão em Educação |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 2016-12-15T00:00:00Z 2017-02-20T10:49:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6820 TID:201609266 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6820 |
identifier_str_mv |
TID:201609266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãoe de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãoe de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133418123952128 |