Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Melanie Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2648
Resumo: O sistema estomatognático caracteriza-se por um conjunto de estruturas que são fundamentais para funções como a mastigação, fonação, deglutição entre outras. Apesar das características que lhe são próprias, como todos os outros sistemas do corpo humano, existe a possibilidade, de alguma forma, estar relacionado com os sistemas de controlo postural. Sendo assim, e desde cedo, existiu a necessidade de tentar estudar uma possível integração/relação entre os diferentes sistemas. O presente estudo de investigação consistiu em suspender numa barra, utilizando botas de inversão, uma amostra de indivíduos, usuários do ginásio 2You. Estudou-se a possível variação relativa, existente entre pontos fixos marcados na face interna dos pulsos, causadas pela alteração da posição articular da ATM/Oclusão - As variáveis a testar foram: a dimensão vertical em repouso (sem contacto dentário), máxima intercuspidação e máxima intercuspidação estabilizada por rolos de algodão no sector posterior. Com o corpo em suspensão, posicionado à frente de uma grelha calibrada (5 em 5 mm) e pontos marcados na pele- na projecção dos maléolos radiais, foram tiradas fotografias padronizadas que permitiram a medição fidedigna dos resultados entre as diferentes variáveis. O estudo não revelou significância estatística, embora haja resultados clínicos interessantes que merecem uma análise mais detalhada.
id RCAP_f7698e79de21afd39b43e031eca77229
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.Temporomandibular disordersDental occlusion; PostureO sistema estomatognático caracteriza-se por um conjunto de estruturas que são fundamentais para funções como a mastigação, fonação, deglutição entre outras. Apesar das características que lhe são próprias, como todos os outros sistemas do corpo humano, existe a possibilidade, de alguma forma, estar relacionado com os sistemas de controlo postural. Sendo assim, e desde cedo, existiu a necessidade de tentar estudar uma possível integração/relação entre os diferentes sistemas. O presente estudo de investigação consistiu em suspender numa barra, utilizando botas de inversão, uma amostra de indivíduos, usuários do ginásio 2You. Estudou-se a possível variação relativa, existente entre pontos fixos marcados na face interna dos pulsos, causadas pela alteração da posição articular da ATM/Oclusão - As variáveis a testar foram: a dimensão vertical em repouso (sem contacto dentário), máxima intercuspidação e máxima intercuspidação estabilizada por rolos de algodão no sector posterior. Com o corpo em suspensão, posicionado à frente de uma grelha calibrada (5 em 5 mm) e pontos marcados na pele- na projecção dos maléolos radiais, foram tiradas fotografias padronizadas que permitiram a medição fidedigna dos resultados entre as diferentes variáveis. O estudo não revelou significância estatística, embora haja resultados clínicos interessantes que merecem uma análise mais detalhada.2017-01-26T11:26:50Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/2648TID:201388340pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Melanie Oliveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:01:58Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:57:58.132345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
title Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
spellingShingle Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
Domingues, Melanie Oliveira
Temporomandibular disorders
Dental occlusion; Posture
title_short Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
title_full Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
title_fullStr Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
title_full_unstemmed Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
title_sort Avaliação da influência da posição articular da ATM no alinhamento postural de um corpo invertido em suspensão - estudo piloto.
author Domingues, Melanie Oliveira
author_facet Domingues, Melanie Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Melanie Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Temporomandibular disorders
Dental occlusion; Posture
topic Temporomandibular disorders
Dental occlusion; Posture
description O sistema estomatognático caracteriza-se por um conjunto de estruturas que são fundamentais para funções como a mastigação, fonação, deglutição entre outras. Apesar das características que lhe são próprias, como todos os outros sistemas do corpo humano, existe a possibilidade, de alguma forma, estar relacionado com os sistemas de controlo postural. Sendo assim, e desde cedo, existiu a necessidade de tentar estudar uma possível integração/relação entre os diferentes sistemas. O presente estudo de investigação consistiu em suspender numa barra, utilizando botas de inversão, uma amostra de indivíduos, usuários do ginásio 2You. Estudou-se a possível variação relativa, existente entre pontos fixos marcados na face interna dos pulsos, causadas pela alteração da posição articular da ATM/Oclusão - As variáveis a testar foram: a dimensão vertical em repouso (sem contacto dentário), máxima intercuspidação e máxima intercuspidação estabilizada por rolos de algodão no sector posterior. Com o corpo em suspensão, posicionado à frente de uma grelha calibrada (5 em 5 mm) e pontos marcados na pele- na projecção dos maléolos radiais, foram tiradas fotografias padronizadas que permitiram a medição fidedigna dos resultados entre as diferentes variáveis. O estudo não revelou significância estatística, embora haja resultados clínicos interessantes que merecem uma análise mais detalhada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-01-26T11:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/2648
TID:201388340
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/2648
identifier_str_mv TID:201388340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131651524001792