Autodeterminação e Transição para a Vida Pós Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Raquel do Carmo Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4894
Resumo: Tendo em conta os temas debatidos na atualidade sobre a qualidade de vida de pessoas com deficiência/incapacidade surgiu o interesse de investigar uma das suas dimensões, a Autodeterminação. Este estudo tem como objetivo primordial conhecer as perceções de autodeterminação (e respetivas dimensões) dos jovens envolvidos em programas de Transição para a Vida Pós Escolar (TVPE) e, em que medida existem diferenças significativas na autodeterminação, em função do género, idade, participação em PIT e do envolvimento em atividades de tempo livre. Trata-se de um estudo que se insere no quadro da abordagem quantitativa, especificamente de caráter exploratório. Na presente investigação foi utilizada uma amostragem não probabilística, por conveniência, composta por 32 alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), de carácter permanente, dos quais 12 dos alunos beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual (CEI), integrando, assim, programas de TVPE, contemplados nos Planos Individuais de Transição (PIT), e 20 alunos integram outras medidas do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro. O instrumento de recolha de dados foi a Escala de Avaliação de Autodeterminação (EAA), traduzida e adaptada da Escala ARC-INICO de Evaluación de la Autodeterminación (Verdugo, Gómez-Vela, Badia, González-Gil, & Calvo, 2009). A sua tradução e adaptação são também parte integrante do estudo preliminar desta investigação. Os resultados obtidos indicam que, no que respeita às variáveis sociodemográficas, apenas se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas atividades de tempo livre; nas dimensões da Autodeterminação apenas na subescala de Autoconhecimento os alunos com PIT (integrados em programas de TVPE) mostram resultados superiores aos alunos sem PIT. As análises apresentadas levam-nos a concluir que é necessário prosseguir com estudos mais refinados de adaptação do instrumento EAA, com amostras maiores, de forma a corresponder à realidade nacional. Na mesma linha é importante continuar esta linha de investigação, permitindo conhecer o perfil dos alunos com NEE quanto à sua Autodeterminação e traçar estratégias e programas de promoção da mesma.
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Na presente investigação foi utilizada uma amostragem não probabilística, por conveniência, composta por 32 alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), de carácter permanente, dos quais 12 dos alunos beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual (CEI), integrando, assim, programas de TVPE, contemplados nos Planos Individuais de Transição (PIT), e 20 alunos integram outras medidas do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro. O instrumento de recolha de dados foi a Escala de Avaliação de Autodeterminação (EAA), traduzida e adaptada da Escala ARC-INICO de Evaluación de la Autodeterminación (Verdugo, Gómez-Vela, Badia, González-Gil, & Calvo, 2009). A sua tradução e adaptação são também parte integrante do estudo preliminar desta investigação. Os resultados obtidos indicam que, no que respeita às variáveis sociodemográficas, apenas se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas atividades de tempo livre; nas dimensões da Autodeterminação apenas na subescala de Autoconhecimento os alunos com PIT (integrados em programas de TVPE) mostram resultados superiores aos alunos sem PIT. As análises apresentadas levam-nos a concluir que é necessário prosseguir com estudos mais refinados de adaptação do instrumento EAA, com amostras maiores, de forma a corresponder à realidade nacional. Na mesma linha é importante continuar esta linha de investigação, permitindo conhecer o perfil dos alunos com NEE quanto à sua Autodeterminação e traçar estratégias e programas de promoção da mesma.Taking into account the current issues on the quality of life of people with disabilities, there has been an interest in investigating one of its dimensions, Self-Determination. This study has as main objective to know the perceptions of self-determination (and respective dimensions) of the young people involved in Transition to Post-School Life (TVPE) programs, and to what extent there are significant differences in self-determination according to gender, age, participation In PIT and involvement in leisure activities. This is a study that is part of the quantitative approach, specifically of an exploratory nature. In the present research, a non-probabilistic sample was used, for convenience, composed of 32 students with Special Educational Needs (SEN), of a permanent nature, of which 12 of the students benefit from the Individual Specific Curriculum (CEI) educational measure, thus integrating programs Of TVPE, contemplated in the Individual Transition Plans (PIT), and 20 students integrate other measures of Decree-Law no. 3/2008, of January 7. The data collection instrument was the Self-Determination Rating Scale (EAA), translated and adapted from the ARC-INICO Scale for Self-Determination Assessment (Verdugo, Gómez-Vela, Badia, González-Gil, & Calvo, 2009). Their translation and adaptation are also an integral part of the preliminary study of this investigation. The results indicate that, with regard to sociodemographic variables, only statistically significant differences were found in free time activities; In the dimensions of Self-determination only in the Self-knowledge subscale, students with PIT (integrated in TVPE programs) show higher results than students without PIT. The analyzes presented lead us to conclude that it is necessary to continue with more refined studies of adaptation of the EAA instrument, with larger samples, to correspond to the national reality. In the same vein, it is important to continue this line of research, allowing students to know the profile of students with SEN in relation to their Self-determination and to outline strategies and programs to promote it.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFelizardo, SaraRamalho, HenriqueRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAntunes, Raquel do Carmo Pereira2018-05-02T09:39:43Z2016-11-112016-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4894TID:201906740pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:43Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:24.955362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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