Transição para a Vida Pós-Escolar: Participação de um aluno com Síndrome de X-Frágil em atividades escolares, sociais e laborais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11081 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Especial |
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Transição para a Vida Pós-Escolar: Participação de um aluno com Síndrome de X-Frágil em atividades escolares, sociais e laboraisSíndrome de X-FrágilAutodeterminaçãoQualidade de vidaTransição para a vida pós-escolarPlano individual de transiçãoX-fragile syndromeSelf-determinationQuality of lifeTransition to post-school lifeIndividual transition planProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação EspecialA participação na comunidade dos indivíduos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, designadamente com Síndrome de X- Frágil, manifesta-se comprometida no que se relaciona com os domínios conceptual, social e do funcionamento prático. Assim, o processo educativo deve promover oportunidades de aprendizagem nesses domínios tão complexos e fundamentais, tais como a autonomia pessoal e social, a autodeterminação, o bem-estar e a qualidade de vida. Este Projeto de Intervenção, fundamentado na metodologia de Investigação Ação, realiza-se no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Especial, ramo Problemas de Cognição e de Multideficiência, inserido na linha de investigação Transição para a Vida Pós-Escolar, com o título “Transição para a Vida Pós-Escolar: Participação de um aluno com Síndrome de X-Frágil em atividades escolares, sociais e laborais.“ O estudo procurou compreender as evoluções, decorrentes da implementação de um Plano Individual de Transição, no que respeita às competências, auto gestão de comportamentos e expectativas face ao futuro pós escolar de um jovem, com Síndrome de X-Frágil, a partir das percepções do próprio jovem e dos profissionais empenhados no desenvolvimento do Plano Individual de Transição. Procurou-se ainda, identificar as percepções sobre a qualidade de vida do jovem, recorrendo ao próprio e à mãe. Para tal, o ponto de partida constituiu-se numa abordagem inicial, a qual integrou as percepções do jovem, da mãe e dos profissionais que o apoiavam à data, relativas aos temas em estudo, designadamente a identificação das competências, comportamentos desadequados aos contextos e expectativas face ao futuro pós escolar do jovem. Quanto ao método, a recolha e a análise dos dados fundamentaram-se numa metodologia mista (qualitativa e quantitativa), por integrar como instrumento de recolha de dados, um questionário de respostas mistas. O procedimento de análise dos dados foi realizado através de abordagens indutiva e dedutiva (respostas de tipo aberto e fechado), de modo a integrar toda a riqueza de informação recolhida, tal como prevê o desenvolvimento de uma Investigação Ação similar (Coutinho, 2011). A relação com os participantes do estudo insere-se no paradigma sócio crítico, pela participação da investigadora no estudo. A recolha dos dados, também se insere no mesmo paradigma, por incluir a devolução dos resultados da avaliação diagnóstica inicial, para a construção e a avaliação do Plano Individual de Transição. Dos resultados apurados no estudo empírico, identificaram-se evoluções consistentes e fundamentadas em todas as vertentes em análise. Especificando, foram identificadas evoluções nas competências pessoais e sociais do jovem, evidenciadas por ele e percecionadas pelos profissionais; foram identificadas evoluções no autocontrole comportamental, pelo aumento de confiança no desenvolvimento de competências pessoas e sociais, manifestadas pelo jovem e observadas pelos profissionais; foram também identificadas mudanças nas expectativas, no que respeita ao futuro pós escolar, pelo jovem, ao ponderar com seriedade o assunto e pelos profissionais envolvidos, no que respeita à atitude de reflexão manifestada. Foram ainda identificadas as percepções, no que respeita à qualidade de vida do jovem, tendo sido analisados itens, pelo jovem e a mãe, integrando informação pouco abordada anteriormente. Foi considerado, tanto pelo jovem, como pela mãe, um menor agrado na dimensão Relações interpessoais e maior satisfação na dimensão Bem estar material.ABSTRACT Participation in the community of individuals with Intellectual Development Disorder, namely X-Fragile Syndrome, is compromised in relation to the conceptual, social and practical functioning domains. Thus, the educational process must be a promoter of learning opportunities in such complex and fundamental domains, such as personal and social autonomy, self-determination, well-being and quality of life. This Intervention Project, based on the Action Research methodology, is carried out within the scope of the Master's Degree in Special Education, branch of Cognition and Multi-deficiency Problems, inserted in the research line Transition to Post-School Life, with the title “Transition to Post-School Life: Participation of a student with X-Fragile Syndrome in school, social and work activities”. The study sought to understand the evolution, taking into consideration the results from the implementation of an Individual Transition Plan, regarding skills, self-management of behaviors and expectations on the the post-school future of a young person with X-Fragile Syndrome, based on the youth’s perceptions and the professionals engaged in the development of the ITP. It was also sought to identify the perceptions about the quality of the young’s life, using his own and his mother’s perception. To this end, the starting point is an initial approach, integrating the perceptions of the youth, the mother and the professionals who supported him at the time, regarding the subjects under study, namely the identification of skills, inappropriate behaviors to the contexts and expectations regarding the youth's post-school future. Regarding the method, the data collection and the analysis were based on a mixed methodology (qualitative and quantitative), as it integrated as a data collection instrument, a mixed response questionnaire. The data analysis procedure was performed through the inductive and deductive approach (open and closed type answers), in order to integrate all the richness of information collected, as foresees the development of a similar Action Research (Coutinho, 2011). The relationship with the study participants is of the type socio-critical paradigm, as it includes the researcher participation in the study. Data collection is also part of the same paradigm, as it includes the return of the results of the initial diagnostic evaluation, to the construction and evaluation of the Individual Transition Plan. From the results found in the empirical study, consistent and grounded evolutions were identified in all aspects under analysis. Specifically, changes in the personal and social competences of the young were identified, evidenced by him and perceived by the professionals; Developments in behavioral self-control were identified through increased confidence in the development of personal and social skills, manifested by the youth and observed by professionals; Regarding the future post-school, changes in expectations were also identified by the youth, when he seriously consider the subject, and the professionals, by the attitude of reflection expressed. The perceptions regarding the quality of life of the young were also identified, in which items were analyzed integrating information, which was little addressed previously. It was considered, by both the young and the mother, a lower pleasure in the dimension Interpersonal Relations and a greater satisfaction in the dimension Material Wellbeing.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaMadureira, IsabelRCIPLVigário, Paula Cristina Nicolau Vitorino Gonçalves2020-02-07T10:11:48Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11081TID:202360520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:24.417951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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