A física da areia no ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2585 |
Resumo: | A areia constitui uma parte deslumbrante do nosso mundo. A Natureza premeia-nos com um espectáculo fascinante de padrões de areia realizado pela acção do vento ou da água. A interpretação física de fenómenos associados ao movimento ou transporte de areias tem fascinado o Homem. Até as crianças gostam de brincar com o movimento de areias, e estas, são instrumentos valiosos para serem usados em contexto de sala de aula e em particular em actividades experimentais para a dinamização no ensino / aprendizagem. Nesta investigação é proposta uma abordagem da areia no ensino das Ciências, tendo como objectivo primordial cativar o maior interesse dos alunos para o estudo da Física. Nesta dissertação são apresentadas algumas actividades que consideramos serem interessantes como instrumento pedagógico no ensino das ciências, por permitem um ensino por pesquisa através da experimentação, da observação e da explicação dos dados registados. As actividades experimentais são de fácil implementação em sala de aula e podem contribuir para uma melhor eficácia no ensino / aprendizagem. Recorrendo a fenómenos físicos que ocorrem na natureza, os exemplos experimentais permitem abordar conceitos básicos da Física, nomeadamente peso, massa, massa volúmica, massa volúmica aparente, pressão, impulsão, viscosidade dinâmica, força de arrasto e outros. Espera-se que este estudo possa contribuir para a implementação em contexto de sala de aula de actividades experimentais simples que usam areia tornando o ensino da Física mais atraente. ABSTRACT: Sand constitutes an astonishing part of our world. Nature presents us with a fascinating spectacle of patterns of sand primed by wind or waters action. The physical interpretation of phenomenon associated to the motion or transport of sands have fascinated Men. Even children love playing with the motion of sands, and these, are valuable instruments to be used in class context and particularly in experimental activities for the improvement of teaching/ learning. In this investigation a new approach on the teaching of sands in Sciences context is proposed, having as prime objective captivate the best interest of students to the study of Physics. In this dissertation some activities which we consider to be interesting as pedagogical instrument in science teaching are presented, by allowing a teaching by research trough experimentation, observation and explanation of the recorded data. The experimental activities are of easy implementation in the classroom and may contribute to a better efficiency in teaching / learning. Recurring to physical phenomenon which occurs in nature, experimental examples allow to explain basic physic concepts, namely weight, mass, density, apparent density, pressure, impulsion, dynamic viscosity, drag force, between others. We hope that this study may contribute to the implementation of experimental activities which use sand in classroom activities, becoming Physics teaching more appealing. |
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