As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/201 |
Resumo: | Este trabalho pretende ser uma abordagem cognitiva-processual das pinturas rupestres do sítio arqueológico Lapa da Dança, localizado na Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil. Esta região é muito privilegiada para este tipo de investigação, uma vez que foram registrados, até o momento, noventa e oito sítios arqueológicos com pinturas, poucos apresentando outros vestígios humanos além deste. Optou-se pela escolha de um sítio que fosse singular entre os demais, a fim de procurar possíveis padrões para uma posterior classificação de sítios quanto a aspectos funcionais de acordo com os diferentes contextos que ocupam. Lapa da Dança é importante por apresentar as pinturas rupestres em seu contexto arqueológico. Para a contextualização desta arte, optou-se por uma analogia com os sítios de arte rupestre do Paleolítico europeu, devido a algumas semelhanças na temática e no tratamento das pinturas, principalmente no tocante à grande ocorrência de representações zoomórficas (embora, neste caso, trate-se de fauna atual) com tendência ao realismo e à pouca ocorrência de antropomorfos que, quando ocorrem, são muito esquematizados. Além destes fatores, temos a grande ocorrência de signos abstratos e a escassez de cenas. Porém, uma vez que os sítios com pinturas rupestres da Serra do Cabral tratam-se, na sua quase totalidade, de abrigos e não de grutas, portanto interferindo na paisagem, fez-se necessário o emprego de conceitos da Arqueologia da Paisagem e/ou Arqueologia Espacial na tentativa de interpretação da arte rupestre local, partindo do pressuposto que estes sítios funcionam como “locais de memória”. |
id |
RCAP_f76d6bc5554387d027dcccd7bc61c5eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - BrasilLapa da Dança (Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil)Arte RupestrePinturasEste trabalho pretende ser uma abordagem cognitiva-processual das pinturas rupestres do sítio arqueológico Lapa da Dança, localizado na Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil. Esta região é muito privilegiada para este tipo de investigação, uma vez que foram registrados, até o momento, noventa e oito sítios arqueológicos com pinturas, poucos apresentando outros vestígios humanos além deste. Optou-se pela escolha de um sítio que fosse singular entre os demais, a fim de procurar possíveis padrões para uma posterior classificação de sítios quanto a aspectos funcionais de acordo com os diferentes contextos que ocupam. Lapa da Dança é importante por apresentar as pinturas rupestres em seu contexto arqueológico. Para a contextualização desta arte, optou-se por uma analogia com os sítios de arte rupestre do Paleolítico europeu, devido a algumas semelhanças na temática e no tratamento das pinturas, principalmente no tocante à grande ocorrência de representações zoomórficas (embora, neste caso, trate-se de fauna atual) com tendência ao realismo e à pouca ocorrência de antropomorfos que, quando ocorrem, são muito esquematizados. Além destes fatores, temos a grande ocorrência de signos abstratos e a escassez de cenas. Porém, uma vez que os sítios com pinturas rupestres da Serra do Cabral tratam-se, na sua quase totalidade, de abrigos e não de grutas, portanto interferindo na paisagem, fez-se necessário o emprego de conceitos da Arqueologia da Paisagem e/ou Arqueologia Espacial na tentativa de interpretação da arte rupestre local, partindo do pressuposto que estes sítios funcionam como “locais de memória”.This work presents a cognitive-processual approach to the rock art paintings in the archaeological site of Lapa da Dança located in Serra do Cabral, Minas Gerais, Brazil. This is a highly favourable site for this kind of approach since so far ninety eight archaeological sites bearing paintings have been registered in it, few of which present other kinds of human records besides the art. A singular site within the cluster of sites was chosen so that possible patterns for future classification parameters could be identified. These patterns refer to functional aspects according to the different contexts they are located in. Lapa da Dança is important since it presents the rock art paintings within its archaeological context. In order to contextualize this art, an analogy with European Paleolithic rock art is proposed based on the similarities in the themes and treatment of the paintings, particularly in what it concerns the occurrence of zoomorphic motifs presenting a tendency to realistic depictions – although locally the fauna depicted is modern. Another similarity is the low occurrence of anthropomorphic motifs, being the rare examples very schematic. Besides that a number of abstract symbols can be observed while scenes are scarce. Once the rock art sites in Serra do Cabral are almost all located in shelters instead of caves hence interacting with the landscape, concepts of Landscape Archaeology and/or Spatial Archaeology were employed in the attempted interpretation of the local rock art, bearing in mind that these sites have worked as “locations of memory”.2010-08-19T16:15:51Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/201porCavalcante, Munique Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:01.698291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil |
title |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil |
spellingShingle |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil Cavalcante, Munique Cardoso Lapa da Dança (Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil) Arte Rupestre Pinturas |
title_short |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil |
title_full |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil |
title_fullStr |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil |
title_full_unstemmed |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil |
title_sort |
As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil |
author |
Cavalcante, Munique Cardoso |
author_facet |
Cavalcante, Munique Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Munique Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lapa da Dança (Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil) Arte Rupestre Pinturas |
topic |
Lapa da Dança (Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil) Arte Rupestre Pinturas |
description |
Este trabalho pretende ser uma abordagem cognitiva-processual das pinturas rupestres do sítio arqueológico Lapa da Dança, localizado na Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil. Esta região é muito privilegiada para este tipo de investigação, uma vez que foram registrados, até o momento, noventa e oito sítios arqueológicos com pinturas, poucos apresentando outros vestígios humanos além deste. Optou-se pela escolha de um sítio que fosse singular entre os demais, a fim de procurar possíveis padrões para uma posterior classificação de sítios quanto a aspectos funcionais de acordo com os diferentes contextos que ocupam. Lapa da Dança é importante por apresentar as pinturas rupestres em seu contexto arqueológico. Para a contextualização desta arte, optou-se por uma analogia com os sítios de arte rupestre do Paleolítico europeu, devido a algumas semelhanças na temática e no tratamento das pinturas, principalmente no tocante à grande ocorrência de representações zoomórficas (embora, neste caso, trate-se de fauna atual) com tendência ao realismo e à pouca ocorrência de antropomorfos que, quando ocorrem, são muito esquematizados. Além destes fatores, temos a grande ocorrência de signos abstratos e a escassez de cenas. Porém, uma vez que os sítios com pinturas rupestres da Serra do Cabral tratam-se, na sua quase totalidade, de abrigos e não de grutas, portanto interferindo na paisagem, fez-se necessário o emprego de conceitos da Arqueologia da Paisagem e/ou Arqueologia Espacial na tentativa de interpretação da arte rupestre local, partindo do pressuposto que estes sítios funcionam como “locais de memória”. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2010-08-19T16:15:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/201 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137147782955008 |