As pinturas da lapa da dança no contexto da arte rupestre da Serra do Cabral – Minas Gerais - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Munique Cardoso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/201
Resumo: Este trabalho pretende ser uma abordagem cognitiva-processual das pinturas rupestres do sítio arqueológico Lapa da Dança, localizado na Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil. Esta região é muito privilegiada para este tipo de investigação, uma vez que foram registrados, até o momento, noventa e oito sítios arqueológicos com pinturas, poucos apresentando outros vestígios humanos além deste. Optou-se pela escolha de um sítio que fosse singular entre os demais, a fim de procurar possíveis padrões para uma posterior classificação de sítios quanto a aspectos funcionais de acordo com os diferentes contextos que ocupam. Lapa da Dança é importante por apresentar as pinturas rupestres em seu contexto arqueológico. Para a contextualização desta arte, optou-se por uma analogia com os sítios de arte rupestre do Paleolítico europeu, devido a algumas semelhanças na temática e no tratamento das pinturas, principalmente no tocante à grande ocorrência de representações zoomórficas (embora, neste caso, trate-se de fauna atual) com tendência ao realismo e à pouca ocorrência de antropomorfos que, quando ocorrem, são muito esquematizados. Além destes fatores, temos a grande ocorrência de signos abstratos e a escassez de cenas. Porém, uma vez que os sítios com pinturas rupestres da Serra do Cabral tratam-se, na sua quase totalidade, de abrigos e não de grutas, portanto interferindo na paisagem, fez-se necessário o emprego de conceitos da Arqueologia da Paisagem e/ou Arqueologia Espacial na tentativa de interpretação da arte rupestre local, partindo do pressuposto que estes sítios funcionam como “locais de memória”.
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