A satisfação profissional e o engagement nos profissionais de saúde do ACES Oeste Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipa Maria Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4175
Resumo: Os cuidados de saúde primários são a base do Sistema Nacional de Saúde visto que são o primeiro contacto que os cidadãos têm com o sistema de saúde. Com o Decreto-Lei nº 28/2008, de 22 de Fevereiro, estabeleceu-se o enquadramento legal necessário à criação dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, abreviadamente designados por ACES que prestam os cuidados de saúde primários. Com esta nova estrutura, pensamos ser importante avaliar a satisfação profissional dos colaboradores dos ACES, assim como o seu nível de burnout/engagement, para contribuirmos para a sua adaptação à mudança. Estando desde 2009 em curso a implementação do ACES Oeste Sul, com base numa amostra de 206 colaboradores desta organização de saúde, o presente estudo tem como objectivo principal avaliar o nível de satisfação profissional e o engagement dos profissionais de saúde que aí desempenham as suas funções. Para avaliar estes factores foram utilizados a Escala de Satisfação Profissional, de Luís Graça (1999) e a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) de Schaufeli e Bakker (2003) adaptada para a população portuguesa por Alexandra Marques Pinto. Os resultados obtidos permitiram verificar que no geral os profissionais se encontram satisfeitos, embora surjam alguns indicadores de não satisfação ao nível das dimensões: condições de trabalho e saúde; remuneração e segurança no emprego; e que nas três dimensões do engagement: vigor, dedicação e absorção, os profissionais se encontram na sua maioria vinculados com o trabalho.
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