Utilizadores frequentes no serviço de urgência geral : caracterização e definição de estratégias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/32135 |
Resumo: | RESUMO - Introdução: O aumento significativo do número de episódios de urgência hospitalar a nível internacional, o reconhecimento do problema da utilização "evitável" ou "inapropriada" pelos utilizadores frequentes destes serviços, perante o cenário de crise económica vivenciado, torna imprescindível a sua caracterização e identificação de necessidades destes utilizadores. Permite-se assim a definição de estratégias para o desenvolvimento de respostas seguras e com qualidade que constituam alternativas a essa utilização. Metodologia: Realizou-se um estudo do tipo observacional descritivo, efetuado através da análise retrospetiva de dados referentes à utilização do Serviço de Urgência Geral do HGO em 2016. A população em estudo é composta por todos os utentes que recorreram ao SUG do HGO no período referido, dividida em 3 grupos, de acordo com o seu comportamento de utilização: utilizadores não frequentes (1-3 episódios/ano), utilizadores frequentes (4-10 episódios/ano) e utilizadores muito frequentes (> 10 episódios/ano). No caso dos utilizadores muito frequentes foi realizado um estudo mais pormenorizado com dados obtidos através da consulta dos seus processos clínicos. Resultados: O número de utilizadores frequentes e muito frequentes do SUG do HGO no ano de 2016 representou 5,63% do total de utilizadores desse serviço, responsáveis por 19,94% do total de episódios de urgência. Têm uma saúde pobre, com uma média de 4 patologias crónicas por utente e apresentam uma elevada taxa de mortalidade (136‰). Apesar de aproximadamente 40% dos episódios destes utilizadores serem triados como pouco ou não urgentes, também são eles que apresentam uma maior percentagem de episódios triados como muito urgentes e uma maior taxa de internamento. Têm médico de família atribuído e são utilizadores frequentes também nas unidades de CSP. Os problemas que podem influenciar o seu comportamento de utilização são problemas psiquiátricos, de alcoolismo, de consumo de drogas, incumprimento da terapêutica, falta frequente a consultas agendadas, dependência de fármacos e ter fome ou não ter abrigo. Conclusão: Além da criação de um circuito que permita a precoce identificação de um utente com comportamento de utilização frequente, o seu encaminhamento para o Grupo de Resolução dos High Users e o levantamento das suas necessidades, é crucial a atribuição de um GC com formação adequada, capaz de compreender essas necessidades e com conhecimentos que o permitam elaborar um plano de atuação personalizado e realmente eficaz. |
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Utilizadores frequentes no serviço de urgência geral : caracterização e definição de estratégiasServiço de urgênciaUtilizadores frequentes e muito frequentesCaracterizaçãoProblemasNecessidadesEstratégiaEmergency ServicesFrequent and Very Frequent PatientsDefinitionProblemsNeedsStrategyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisRESUMO - Introdução: O aumento significativo do número de episódios de urgência hospitalar a nível internacional, o reconhecimento do problema da utilização "evitável" ou "inapropriada" pelos utilizadores frequentes destes serviços, perante o cenário de crise económica vivenciado, torna imprescindível a sua caracterização e identificação de necessidades destes utilizadores. Permite-se assim a definição de estratégias para o desenvolvimento de respostas seguras e com qualidade que constituam alternativas a essa utilização. Metodologia: Realizou-se um estudo do tipo observacional descritivo, efetuado através da análise retrospetiva de dados referentes à utilização do Serviço de Urgência Geral do HGO em 2016. A população em estudo é composta por todos os utentes que recorreram ao SUG do HGO no período referido, dividida em 3 grupos, de acordo com o seu comportamento de utilização: utilizadores não frequentes (1-3 episódios/ano), utilizadores frequentes (4-10 episódios/ano) e utilizadores muito frequentes (> 10 episódios/ano). No caso dos utilizadores muito frequentes foi realizado um estudo mais pormenorizado com dados obtidos através da consulta dos seus processos clínicos. Resultados: O número de utilizadores frequentes e muito frequentes do SUG do HGO no ano de 2016 representou 5,63% do total de utilizadores desse serviço, responsáveis por 19,94% do total de episódios de urgência. Têm uma saúde pobre, com uma média de 4 patologias crónicas por utente e apresentam uma elevada taxa de mortalidade (136‰). Apesar de aproximadamente 40% dos episódios destes utilizadores serem triados como pouco ou não urgentes, também são eles que apresentam uma maior percentagem de episódios triados como muito urgentes e uma maior taxa de internamento. Têm médico de família atribuído e são utilizadores frequentes também nas unidades de CSP. Os problemas que podem influenciar o seu comportamento de utilização são problemas psiquiátricos, de alcoolismo, de consumo de drogas, incumprimento da terapêutica, falta frequente a consultas agendadas, dependência de fármacos e ter fome ou não ter abrigo. Conclusão: Além da criação de um circuito que permita a precoce identificação de um utente com comportamento de utilização frequente, o seu encaminhamento para o Grupo de Resolução dos High Users e o levantamento das suas necessidades, é crucial a atribuição de um GC com formação adequada, capaz de compreender essas necessidades e com conhecimentos que o permitam elaborar um plano de atuação personalizado e realmente eficaz.ABSTRACT - Introduction: The international significant increase of the emergency department visits and hospital admissions, the recognition of the problem of misusage of the emergency department in the context of the economic crisis, make it necessary to characterize the frequent users of this hospital services and identify their needs, allowing the definition of strategies for the development of safe and quality responses that constitute alternatives to this usage behavior. Methodology: The study was observational descriptive using retrospective data analysis about usage of hospital emergency service in the Hospital Garcia da Orta from January 1, 2016 to December 31, 2016. The study's population considered all patients that used the service during the mentioned time frame, divided in 3 groups, defined in accordance with the frequency of usage of the service: not frequent users (1-3visits per year), frequent users (4-10 visits per year) and very frequent users (more than 10 visits per year). For very frequent users, a deep dive study was performed using data of the individual record of the patients. Results: The number of frequent and very frequent users of the emergency service in the HGO in 2016 represented 5.63% of the total number of users of the service, representing 19.94% of the total urgent incidents. Those patients have a poor health, with an average of 4 chronic pathologies per patient and have a high mortality rate. Despite the fact that around 40% of the incidents with those patients are triage as low or no urgency, those are the users that represent higher percentage of very urgent incidents and higher rate of hospital admission. Those patients have a family doctor assigned and are frequent users of the primary care centers. The misusage behavior is influenced by several problems, psychiatric disorders, alcoholism and drug´s consumption, therapeutic failure, missing scheduled doctor appointments, dependency of pharmaceutical drugs and being hunger or homeless. Conclusion: In addition to the creation of a circuit that allows the early identification of a user with frequent use behavior, to refer them to the High Users Resolution Group and the survey of theirs needs, it is crucial to assign a properly trained GC capable of understand them and with the knowledge that allows the creation of a personalized and really effective actuation plan.Lopes, SílviaRUNAfonso, Sandra Catarina Cardoso2018-09-01T00:30:29Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/32135TID:201880350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:17:54Zoai:run.unl.pt:10362/32135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:49.473645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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