Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858 |
Resumo: | Esse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade. expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. O artigo conclui fatores de natureza pessoal e destaca práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. |
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Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em PortugalNecessidades educativas especiais (NEE) -- integração escolar -- papel do professor -- papel dos paisRelações pais filhos -- necessidades educativas especiais (NEE)ParentalidadeEsse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade. expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. O artigo conclui fatores de natureza pessoal e destaca práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar.2020-01-08T15:35:13Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2858por2178-8820Barbosa, CarlaNeves, Ivoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:18Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:35.123957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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