Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves, Ivone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858
Resumo: Esse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade. expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. O artigo conclui fatores de natureza pessoal e destaca práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar.
id RCAP_f7841cb928ea9474f18075ebeaa1efde
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em PortugalNecessidades educativas especiais (NEE) -- integração escolar -- papel do professor -- papel dos paisRelações pais filhos -- necessidades educativas especiais (NEE)ParentalidadeEsse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade. expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. O artigo conclui fatores de natureza pessoal e destaca práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar.2020-01-08T15:35:13Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2858por2178-8820Barbosa, CarlaNeves, Ivoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:18Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:35.123957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
title Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
spellingShingle Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
Barbosa, Carla
Necessidades educativas especiais (NEE) -- integração escolar -- papel do professor -- papel dos pais
Relações pais filhos -- necessidades educativas especiais (NEE)
Parentalidade
title_short Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
title_full Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
title_fullStr Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
title_full_unstemmed Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
title_sort Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
author Barbosa, Carla
author_facet Barbosa, Carla
Neves, Ivone
author_role author
author2 Neves, Ivone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Carla
Neves, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais (NEE) -- integração escolar -- papel do professor -- papel dos pais
Relações pais filhos -- necessidades educativas especiais (NEE)
Parentalidade
topic Necessidades educativas especiais (NEE) -- integração escolar -- papel do professor -- papel dos pais
Relações pais filhos -- necessidades educativas especiais (NEE)
Parentalidade
description Esse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade. expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. O artigo conclui fatores de natureza pessoal e destaca práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-01-08T15:35:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2178-8820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630977155072