Fleet Management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mirra, Pedro Alexandre Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11120
Resumo: O mercado de sistemas de gestão de veículos automóveis tem vindo a crescer substancialmente, bem como a implementação e diversificação das suas funcionalidades. O mercado começa cada vez mais a evoluir para as pequenas e médias empresas, que a cada dia que passa sentem mais a necessidade de controlar os custos com a sua frota. Os custos são de fato importantes para qualquer empresa e seu respetivo gestor de frota, no entanto vários outros aspetos entram em conta. A segurança e responsabilidade civil por eventuais danos causados são também fatores importantes na balança, assim cada vez mais as empresas deverão efetuar o controlo de acesso aos seus veículos, nomeadamente, o controlo da sua licença de condução ou até o controlo de alcoolemia. O sistema proposto neste trabalho baseia-se não somente na parte administrativa da gestão da frota, mas também na parte de cumprimento da lei por parte da empresa, ou seja, a empresa deve garantir que o colaborador apenas conduza os veículos aos quais está habilitado e que as suas faculdades no momento da condução, são as ideais para a prática. O sistema terá então que combinar a teoria com a prática, efetuando não só a gestão de informação de veículos, mas também, o controlo de acesso a recursos, neste caso veículos validando assim esse acesso. Deste modo, após o bom desenvolvimento ou implementação de uma já existente solução, o acesso a veículos poderá ser feito de forma automatizada sem ação por parte do gestor da frota, bem como, grande parte do processo administrativo. Uma primeira abordagem ao mercado será feita, no sentido de apurar se é possível combinar a parte administrativa com o controlo de acessos numa só solução existente, caso contrário é necessário efetuar a montagem de um puzzle. Puzzle esse que deverá assentar sobre a autenticação de utilizadores, verificação de documentos, identificação de chaves e repatriamento de informação automática, de modo a facilitar o trabalho administrativo da gestão da frota.
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A segurança e responsabilidade civil por eventuais danos causados são também fatores importantes na balança, assim cada vez mais as empresas deverão efetuar o controlo de acesso aos seus veículos, nomeadamente, o controlo da sua licença de condução ou até o controlo de alcoolemia. O sistema proposto neste trabalho baseia-se não somente na parte administrativa da gestão da frota, mas também na parte de cumprimento da lei por parte da empresa, ou seja, a empresa deve garantir que o colaborador apenas conduza os veículos aos quais está habilitado e que as suas faculdades no momento da condução, são as ideais para a prática. O sistema terá então que combinar a teoria com a prática, efetuando não só a gestão de informação de veículos, mas também, o controlo de acesso a recursos, neste caso veículos validando assim esse acesso. Deste modo, após o bom desenvolvimento ou implementação de uma já existente solução, o acesso a veículos poderá ser feito de forma automatizada sem ação por parte do gestor da frota, bem como, grande parte do processo administrativo. Uma primeira abordagem ao mercado será feita, no sentido de apurar se é possível combinar a parte administrativa com o controlo de acessos numa só solução existente, caso contrário é necessário efetuar a montagem de um puzzle. Puzzle esse que deverá assentar sobre a autenticação de utilizadores, verificação de documentos, identificação de chaves e repatriamento de informação automática, de modo a facilitar o trabalho administrativo da gestão da frota.The Fleet Management Systems market has grown substantially as well as the implementation and diversification of its features. The market starts to be more oriented to small and mediumsized enterprises that need have cost controls within their fleet. Indeed costs are important for any company and its fleet manager, however several other aspects need to be taken into account. Safety and liability for damage caused by company vehicles are also part of the equation. This means that, more and more companies should make the access control to their vehicles, in particular, the control of employee’s driving license or alchool tests. The proposed system in this thesis is based not only on the administrative part of fleet management, but also on the fulfillment of the law by the company, ie the company must ensure that the employee only leads the vehicles to which it is entitled and that his faculties at the time of driving are ideal for the practice. The system will then have to combine the theorical aspect with the practice, providing not only the administrative informations of veihcles as well as the control of access to resources, in this case vehicles and also validate the access to them. Thus, after the successful development or implementation of an existing solution, access to vehicles will be a automated process without need of intervention by the fleet manager, as well as much of the administrative process will be automated. A first approach to the market will be made in order to figure out if it is possible to combine the administrative part of fleet management with the access control in one existing Solutions. Otherwise it is necessary to make like a a puzzle that should be based on user authentication , verification of documents, keys identification and automatic load of veihcle’s information to the system, in order to make easier the task of the fleet manager.Sousa, Paulo Manuel Baltarejo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMirra, Pedro Alexandre Ferreira2019-11-25T01:30:31Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11120TID:201750589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T01:46:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:30.104667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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