Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, José Luís Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83230
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
id RCAP_f79c2755fc4a8ef823364c861465f664
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketingComércio eletrónicoMarketingAprendizagem automáticaCiência de dadosData miningE-CommerceMarketing automationMachine learningData scienceEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado integrado em Engenharia InformáticaO comércio eletrónico, vulgo E-Commerce, encontra-se numa crescente expansão, propulsionada por uma sociedade cada vez mais tecnológica e, mais recentemente, pela pandemia estabelecida a nível mundial. Neste paradigma está implícita uma grande competitividade, pelo que uma estratégia de marketing pode ser a chave do sucesso de uma empresa. Para esta tese, propõe-se o desenvolvimento do estudo comportamental de utilizadores de websites de ECommerce, concretamente da Delta Portugal, de maneira a ser possível criar uma segmentação de utilizadores relativamente às suas semelhanças e, a partir delas, gerar uma série de ações de marketing automatizadas, tais como o envio de correio eletrónico contendo produtos recomendados para o cliente. Neste contexto, será desenvolvido um sistema de recomendações assente num processo de Data Mining, capaz de abstrair dados de plataformas de comércio eletrónico, manipulá-los e desenvolver algoritmos de Machine Learning capazes de gerar recomendações baseadas nos gostos e preferências de cada cliente. Estes casos mencionados destacam-se numa visão de recompromisso do consumidor para com os produtos, seja pelo facto das unidades de consumo previamente adquiridas terminarem ou pela atividade do mesmo na plataforma ser reduzida, podendo então ser maximizada. Esta dissertação será, também, desenvolvida a partir de dados reais utilizados no mercado e onde será repartido o ambiente teórico com o prático, associado a empresas líderes de mercado.E-Commerce is a well-known growing area, propelled by the amount of technology surrounding our society that gets better day by day. This growth in E-Commerce solutions is also explainable with the recent worldwide pandemic situation we live in. This thesis proposal will rely on the development of a recommender engine capable of fetching data from any kind of e-commerce platform, prepare and modify all the data available in order to infer patterns and connections between them and, at last, build a set of Machine Learning algorithms with the purpose of generating accurate and customized recommendations to every customer through marketing actions, such as mailing and messaging. The cases mentioned above are relevant in a customer re-engagement sequence point of view, that could be accomplished with orders meant to replace consumable items or through a increase of a customer interest to the products. Also, this thesis is going to be fueled with real sets of data by the fact that it will be applied in a market case study. It is also mentionable the partitioning of the thesis between a theoretical and a practical environemnt.Analide, CesarUniversidade do MinhoCosta, José Luís Sousa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83230por203231325info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:12.639258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
title Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
spellingShingle Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
Costa, José Luís Sousa
Comércio eletrónico
Marketing
Aprendizagem automática
Ciência de dados
Data mining
E-Commerce
Marketing automation
Machine learning
Data science
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
title_full Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
title_fullStr Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
title_full_unstemmed Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
title_sort Data mining: modelação de algoritmos para automação de marketing
author Costa, José Luís Sousa
author_facet Costa, José Luís Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Analide, Cesar
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, José Luís Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Marketing
Aprendizagem automática
Ciência de dados
Data mining
E-Commerce
Marketing automation
Machine learning
Data science
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Comércio eletrónico
Marketing
Aprendizagem automática
Ciência de dados
Data mining
E-Commerce
Marketing automation
Machine learning
Data science
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83230
url https://hdl.handle.net/1822/83230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203231325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132973866418176