Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Isabel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pimentel, Teresa, Barbosa, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
Resumo: Neste artigo pretende-se destacar o poder e a import?ncia da resolu??o de problemas no ensino da matem?tica, real?ando o potencial das (re)solu??es visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido come?a-se por apresentar uma vis?o global do que tem sido a abordagem em resolu??o de problemas, quer a n?vel da investiga??o realizada, quer a n?vel do curr?culo. De seguida s?o revistados v?rios aspetos associados ? resolu??o de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no ?mbito desta tem?tica. Posteriormente, e face a essa discuss?o, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolu??o de problemas no ensino e na forma??o de professores, que real?am a import?ncia da estrat?gia complementar procurar ver, e as liga??es da resolu??o de problemas com a criatividade.
id RCAP_f7ab1e467d80d5b69c26a55a03319c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar matem?tica com resolu??o de problemasResolu??o de problemasEstrat?gias de resolu??o de problemasContextos visuaisFormula??o de problemasCriatividadeNeste artigo pretende-se destacar o poder e a import?ncia da resolu??o de problemas no ensino da matem?tica, real?ando o potencial das (re)solu??es visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido come?a-se por apresentar uma vis?o global do que tem sido a abordagem em resolu??o de problemas, quer a n?vel da investiga??o realizada, quer a n?vel do curr?culo. De seguida s?o revistados v?rios aspetos associados ? resolu??o de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no ?mbito desta tem?tica. Posteriormente, e face a essa discuss?o, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolu??o de problemas no ensino e na forma??o de professores, que real?am a import?ncia da estrat?gia complementar procurar ver, e as liga??es da resolu??o de problemas com a criatividade.APM - Associa??o de Professores de Matem?tica2024-01-19T13:54:46Z2015-01-01T00:00:00Z20152023-12-30T18:20:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3857porhttps://doi.org/10.48489/quadrante.22923Vale, IsabelPimentel, TeresaBarbosa, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T09:01:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:03.023520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
title Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
spellingShingle Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
Vale, Isabel
Resolu??o de problemas
Estrat?gias de resolu??o de problemas
Contextos visuais
Formula??o de problemas
Criatividade
title_short Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
title_full Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
title_fullStr Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
title_full_unstemmed Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
title_sort Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
author Vale, Isabel
author_facet Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
author_role author
author2 Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Resolu??o de problemas
Estrat?gias de resolu??o de problemas
Contextos visuais
Formula??o de problemas
Criatividade
topic Resolu??o de problemas
Estrat?gias de resolu??o de problemas
Contextos visuais
Formula??o de problemas
Criatividade
description Neste artigo pretende-se destacar o poder e a import?ncia da resolu??o de problemas no ensino da matem?tica, real?ando o potencial das (re)solu??es visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido come?a-se por apresentar uma vis?o global do que tem sido a abordagem em resolu??o de problemas, quer a n?vel da investiga??o realizada, quer a n?vel do curr?culo. De seguida s?o revistados v?rios aspetos associados ? resolu??o de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no ?mbito desta tem?tica. Posteriormente, e face a essa discuss?o, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolu??o de problemas no ensino e na forma??o de professores, que real?am a import?ncia da estrat?gia complementar procurar ver, e as liga??es da resolu??o de problemas com a criatividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2023-12-30T18:20:33Z
2024-01-19T13:54:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associa??o de Professores de Matem?tica
publisher.none.fl_str_mv APM - Associa??o de Professores de Matem?tica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137057785774080