Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se destacar o poder e a import?ncia da resolu??o de problemas no ensino da matem?tica, real?ando o potencial das (re)solu??es visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido come?a-se por apresentar uma vis?o global do que tem sido a abordagem em resolu??o de problemas, quer a n?vel da investiga??o realizada, quer a n?vel do curr?culo. De seguida s?o revistados v?rios aspetos associados ? resolu??o de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no ?mbito desta tem?tica. Posteriormente, e face a essa discuss?o, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolu??o de problemas no ensino e na forma??o de professores, que real?am a import?ncia da estrat?gia complementar procurar ver, e as liga??es da resolu??o de problemas com a criatividade. |
id |
RCAP_f7ab1e467d80d5b69c26a55a03319c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemasResolu??o de problemasEstrat?gias de resolu??o de problemasContextos visuaisFormula??o de problemasCriatividadeNeste artigo pretende-se destacar o poder e a import?ncia da resolu??o de problemas no ensino da matem?tica, real?ando o potencial das (re)solu??es visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido come?a-se por apresentar uma vis?o global do que tem sido a abordagem em resolu??o de problemas, quer a n?vel da investiga??o realizada, quer a n?vel do curr?culo. De seguida s?o revistados v?rios aspetos associados ? resolu??o de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no ?mbito desta tem?tica. Posteriormente, e face a essa discuss?o, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolu??o de problemas no ensino e na forma??o de professores, que real?am a import?ncia da estrat?gia complementar procurar ver, e as liga??es da resolu??o de problemas com a criatividade.APM - Associa??o de Professores de Matem?tica2024-01-19T13:54:46Z2015-01-01T00:00:00Z20152023-12-30T18:20:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3857porhttps://doi.org/10.48489/quadrante.22923Vale, IsabelPimentel, TeresaBarbosa, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T09:01:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:03.023520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas |
title |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas |
spellingShingle |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas Vale, Isabel Resolu??o de problemas Estrat?gias de resolu??o de problemas Contextos visuais Formula??o de problemas Criatividade |
title_short |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas |
title_full |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas |
title_fullStr |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas |
title_full_unstemmed |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas |
title_sort |
Ensinar matem?tica com resolu??o de problemas |
author |
Vale, Isabel |
author_facet |
Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Teresa Barbosa, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolu??o de problemas Estrat?gias de resolu??o de problemas Contextos visuais Formula??o de problemas Criatividade |
topic |
Resolu??o de problemas Estrat?gias de resolu??o de problemas Contextos visuais Formula??o de problemas Criatividade |
description |
Neste artigo pretende-se destacar o poder e a import?ncia da resolu??o de problemas no ensino da matem?tica, real?ando o potencial das (re)solu??es visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido come?a-se por apresentar uma vis?o global do que tem sido a abordagem em resolu??o de problemas, quer a n?vel da investiga??o realizada, quer a n?vel do curr?culo. De seguida s?o revistados v?rios aspetos associados ? resolu??o de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no ?mbito desta tem?tica. Posteriormente, e face a essa discuss?o, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolu??o de problemas no ensino e na forma??o de professores, que real?am a import?ncia da estrat?gia complementar procurar ver, e as liga??es da resolu??o de problemas com a criatividade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2023-12-30T18:20:33Z 2024-01-19T13:54:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associa??o de Professores de Matem?tica |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associa??o de Professores de Matem?tica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137057785774080 |