Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Juliana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Daniela
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3239
Resumo: Na atualidade, impera a necessidade de aplicar novas metodologias de trabalho que valorizem a liberdade dos alunos, a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico, de forma a aproximá-los do conhecimento, aumentando a sua autonomia e consequente motivação. O presente artigo insere-se na temática de aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas, tendo como principal finalidade compreender de que forma as metodologias ativas fomentam o trabalho cooperativo entre os alunos, através do trabalho de projeto, tendo em conta uma prática educativa interdisciplinar.
id RCAP_f7ae6050ce8cbb8d01283bfaed615e85
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEBInterdisciplinaridadeMetodologias ativasTrabalho cooperativoNa atualidade, impera a necessidade de aplicar novas metodologias de trabalho que valorizem a liberdade dos alunos, a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico, de forma a aproximá-los do conhecimento, aumentando a sua autonomia e consequente motivação. O presente artigo insere-se na temática de aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas, tendo como principal finalidade compreender de que forma as metodologias ativas fomentam o trabalho cooperativo entre os alunos, através do trabalho de projeto, tendo em conta uma prática educativa interdisciplinar.2023-09-13T10:39:12Z2023-01-01T00:00:00Z2023book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3239por978-989-704-544-8Andrade, JulianaGonçalves, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:59:26Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:59:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
title Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
spellingShingle Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
Andrade, Juliana
Interdisciplinaridade
Metodologias ativas
Trabalho cooperativo
title_short Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
title_full Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
title_fullStr Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
title_full_unstemmed Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
title_sort Aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas no 1.º CEB
author Andrade, Juliana
author_facet Andrade, Juliana
Gonçalves, Daniela
author_role author
author2 Gonçalves, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Juliana
Gonçalves, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Metodologias ativas
Trabalho cooperativo
topic Interdisciplinaridade
Metodologias ativas
Trabalho cooperativo
description Na atualidade, impera a necessidade de aplicar novas metodologias de trabalho que valorizem a liberdade dos alunos, a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico, de forma a aproximá-los do conhecimento, aumentando a sua autonomia e consequente motivação. O presente artigo insere-se na temática de aprender a partir de projetos e situações de aprendizagens ativas, tendo como principal finalidade compreender de que forma as metodologias ativas fomentam o trabalho cooperativo entre os alunos, através do trabalho de projeto, tendo em conta uma prática educativa interdisciplinar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13T10:39:12Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3239
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-704-544-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543310918549504