Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Jeferson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nascimento, Verônica Salgueiro do, Queiroz, Zuleide Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88792
Resumo: As reflexões contemporâneas sobre os processos educativos relacionam a necessidade de mudança didática através da educação crítica, contextualizada e significativa, onde as metodologias ativas têm contribuído na discussão. Como se dão estas práticas? Quais seus limites e possibilidades? Quais outras aproximações teóricas podem nos ajudar a melhor compreender as possibilidades do uso destas metodologias? O presente estudo tem por objetivo descrever as metodologias de aprendizagem baseada em projetos e em problemas. Seus demais objetivos são apresentamos as diferenças entre as duas metodologias e realizamos uma análise de aproximação teórica entre os métodos e a aprendizagem cooperativa. A partir dos estudos utilizando o método bibliográfico entendemos que os métodos escolhidos se apresentam como vantajosos para os educadores que desejam fomentar a autonomia, a colaboração e a contextualização dos conteúdos a serem explorados com forte imbricação através da abordagem cooperativa.
id UFRGS-7_eeb65deacd4f838e92b4089763f3f019
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88792
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativaMetodologias ativasaprendizagem baseada em problemasaprendizagem baseada em projetosAprendizagem cooperativaMetodologias ativasAs reflexões contemporâneas sobre os processos educativos relacionam a necessidade de mudança didática através da educação crítica, contextualizada e significativa, onde as metodologias ativas têm contribuído na discussão. Como se dão estas práticas? Quais seus limites e possibilidades? Quais outras aproximações teóricas podem nos ajudar a melhor compreender as possibilidades do uso destas metodologias? O presente estudo tem por objetivo descrever as metodologias de aprendizagem baseada em projetos e em problemas. Seus demais objetivos são apresentamos as diferenças entre as duas metodologias e realizamos uma análise de aproximação teórica entre os métodos e a aprendizagem cooperativa. A partir dos estudos utilizando o método bibliográfico entendemos que os métodos escolhidos se apresentam como vantajosos para os educadores que desejam fomentar a autonomia, a colaboração e a contextualização dos conteúdos a serem explorados com forte imbricação através da abordagem cooperativa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8879210.22456/1982-1654.88792Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88792/52877Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, JefersonNascimento, Verônica Salgueiro doQueiroz, Zuleide Fernandes de2019-05-30T15:59:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/88792Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-30T15:59:03Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
title Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
spellingShingle Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
Antunes, Jeferson
Metodologias ativas
aprendizagem baseada em problemas
aprendizagem baseada em projetos
Aprendizagem cooperativa
Metodologias ativas
title_short Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
title_full Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
title_fullStr Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
title_full_unstemmed Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
title_sort Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa
author Antunes, Jeferson
author_facet Antunes, Jeferson
Nascimento, Verônica Salgueiro do
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author_role author
author2 Nascimento, Verônica Salgueiro do
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Jeferson
Nascimento, Verônica Salgueiro do
Queiroz, Zuleide Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
aprendizagem baseada em problemas
aprendizagem baseada em projetos
Aprendizagem cooperativa
Metodologias ativas
topic Metodologias ativas
aprendizagem baseada em problemas
aprendizagem baseada em projetos
Aprendizagem cooperativa
Metodologias ativas
description As reflexões contemporâneas sobre os processos educativos relacionam a necessidade de mudança didática através da educação crítica, contextualizada e significativa, onde as metodologias ativas têm contribuído na discussão. Como se dão estas práticas? Quais seus limites e possibilidades? Quais outras aproximações teóricas podem nos ajudar a melhor compreender as possibilidades do uso destas metodologias? O presente estudo tem por objetivo descrever as metodologias de aprendizagem baseada em projetos e em problemas. Seus demais objetivos são apresentamos as diferenças entre as duas metodologias e realizamos uma análise de aproximação teórica entre os métodos e a aprendizagem cooperativa. A partir dos estudos utilizando o método bibliográfico entendemos que os métodos escolhidos se apresentam como vantajosos para os educadores que desejam fomentar a autonomia, a colaboração e a contextualização dos conteúdos a serem explorados com forte imbricação através da abordagem cooperativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88792
10.22456/1982-1654.88792
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88792
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.88792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88792/52877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183674642432