Projeto de expansão de rede de postos de combustível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, José António Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23929
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o desafio lançado pela empresa COMBUSLOURES sobre a viabilidade de novos projetos de investimentos para a expansão da rede de postos de combustível, seu impacto na estrutura económica e financeira da empresa e contributo para o novo paradigma dos combustíveis limpos. A disrupção verificada no setor automóvel e energético pressupõe a análise de estratégias distintas: por um lado redefinir o papel do atual canal de distribuição, e redimensionar a rede de postos de combustível para um nível de cobertura mais alargado. Por outro lado, compatibilizar duas realidades distintas, a oferta tradicional assente nos combustíveis fósseis e a oferta de novas energias em linha com a realidade do setor automóvel. A forte concorrência no setor, impõe elevados níveis de eficiência, serviço de excelência e uma estratégia de crescimento com oferta diferenciada, onde as novas energias apresentam um crescimento exponencial e os combustíveis fósseis um decréscimo gradual. A incerteza sobre o novo modelo de negócio de retalho de combustíveis, certamente diferente do atual, implicou a análise de alguns estudos de investigação sobre a temática das novas energias, impacto nas preferências dos consumidores e na rentabilidade do negócio. Em suma podemos concluir que é primordial adotar as novas energias, e a oferta diferenciada nas lojas de conveniência, em linha com as alterações profundas que estão a ocorrer a nível global. Também é de notar que ambas as realidades são primordiais para os clientes nos anos mais próximos.
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