Projeto de expansão de rede de postos de combustível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23929 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o desafio lançado pela empresa COMBUSLOURES sobre a viabilidade de novos projetos de investimentos para a expansão da rede de postos de combustível, seu impacto na estrutura económica e financeira da empresa e contributo para o novo paradigma dos combustíveis limpos. A disrupção verificada no setor automóvel e energético pressupõe a análise de estratégias distintas: por um lado redefinir o papel do atual canal de distribuição, e redimensionar a rede de postos de combustível para um nível de cobertura mais alargado. Por outro lado, compatibilizar duas realidades distintas, a oferta tradicional assente nos combustíveis fósseis e a oferta de novas energias em linha com a realidade do setor automóvel. A forte concorrência no setor, impõe elevados níveis de eficiência, serviço de excelência e uma estratégia de crescimento com oferta diferenciada, onde as novas energias apresentam um crescimento exponencial e os combustíveis fósseis um decréscimo gradual. A incerteza sobre o novo modelo de negócio de retalho de combustíveis, certamente diferente do atual, implicou a análise de alguns estudos de investigação sobre a temática das novas energias, impacto nas preferências dos consumidores e na rentabilidade do negócio. Em suma podemos concluir que é primordial adotar as novas energias, e a oferta diferenciada nas lojas de conveniência, em linha com as alterações profundas que estão a ocorrer a nível global. Também é de notar que ambas as realidades são primordiais para os clientes nos anos mais próximos. |
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Projeto de expansão de rede de postos de combustívelCombustíveisElétricoHdrogénioProjetos de investimentoAvaliações de projetosDecisões de investimentoFuelsElectricHydrogenBP and combuslouresEste trabalho tem como objetivo analisar o desafio lançado pela empresa COMBUSLOURES sobre a viabilidade de novos projetos de investimentos para a expansão da rede de postos de combustível, seu impacto na estrutura económica e financeira da empresa e contributo para o novo paradigma dos combustíveis limpos. A disrupção verificada no setor automóvel e energético pressupõe a análise de estratégias distintas: por um lado redefinir o papel do atual canal de distribuição, e redimensionar a rede de postos de combustível para um nível de cobertura mais alargado. Por outro lado, compatibilizar duas realidades distintas, a oferta tradicional assente nos combustíveis fósseis e a oferta de novas energias em linha com a realidade do setor automóvel. A forte concorrência no setor, impõe elevados níveis de eficiência, serviço de excelência e uma estratégia de crescimento com oferta diferenciada, onde as novas energias apresentam um crescimento exponencial e os combustíveis fósseis um decréscimo gradual. A incerteza sobre o novo modelo de negócio de retalho de combustíveis, certamente diferente do atual, implicou a análise de alguns estudos de investigação sobre a temática das novas energias, impacto nas preferências dos consumidores e na rentabilidade do negócio. Em suma podemos concluir que é primordial adotar as novas energias, e a oferta diferenciada nas lojas de conveniência, em linha com as alterações profundas que estão a ocorrer a nível global. Também é de notar que ambas as realidades são primordiais para os clientes nos anos mais próximos.This work aims to analyze the challenge launched by the company COMBUSLOURES on the feasibility of new investment projects for the expansion of the network of gas stations, their impact on the company's economic and financial structure and contribution to the new paradigm of clean fuels. The disruption seen in the automotive and energy sector presupposes the analysis of different strategies: On the one hand, redefining the role of the current distribution channel, and re-dimensioning the network of gas stations for a broader level of coverage. On the other hand, to reconcile two distinct realities, the traditional offer based on fossil fuels and the offer of new energies in line with the reality of the automotive sector. The strong competition in the sector imposes high levels of efficiency, excellent service and a growth strategy with a differentiated offer, where new energies present an exponential growth and fossil fuels a gradual decrease. Uncertainty about the new fuel retail business model, which is certainly different from the current one, implied the analysis of some research studies on the topic of new energies, impact on consumers´ preferences and business profitability. In short, we can conclude that it is essential to adopt new energies, and the differentiated offer in convenience stores, in line with the profound changes that are taking place at a global level. It is also worth noting that both realities are paramount for customers for years to come.2022-01-05T22:19:07Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-172021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23929TID:202829723porTeixeira, José António Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:26Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:25.610088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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