O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2491
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
id RCAP_f7d70896312af7f8590f39eacd7ef856
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básicoFlauta - Instrução e estudoFlauta - MétodosFlauta - Estudos e exercíciosDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015Exame público realizado em 20 de Junho de 2016O propósito deste estudo foi examinar o papel da audição de gravações de música na aula de instrumento, no processo de aprendizagem da flauta transversal, em três estudos de caso, enquadrados no segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico Articulado de duas escolas situadas, uma em Lisboa e outra em Torres Vedras. Considerando a falta de exposição musical significativa uma das principais causas de insucesso na aprendizagem musical, propus a integração de exercícios de escuta musical na aula de flauta de três alunas. Com uma selecção de 13 pequenas peças de música erudita reproduzidas em formato áudio, acompanhadas de uma ficha de trabalho a ser preenchida aquando da audição, a elaboração da ficha de trabalho visou guiar a atenção do aluno ouvinte para diversos parâmetros musicais, de forma a promover consciencialização e familiaridade com os mesmos. O objectivo deste exercício foi a sensibilização e discriminação auditivas para uma posterior integração na performance musical, como auxílio de interpretação da notação musical. Através de um método qualitativo, a prestação das três alunas nas fichas de trabalho e na execução musical no decorrer das aulas foi monitorizada e registada durante seis meses. Com a informação suplementar de entrevistas e questionários no início, no meio e após a finalização do estudo, pôde-se observar que o parâmetro percepcionado por estas alunas nos exercícios de audição dos trechos musicais que teve maior expressão na performance das três alunas foram as dinâmicas, seguido de um aumento de capacidade de percepção e de reacção a uma segunda voz na performance em duo. Foi também observada uma atitude de maior abertura e predisposição às sugestões musicais e recomendações da professora na aula. e todas as alunas afirmaram ter enriquecido, de alguma forma, a sua percepção musical.2016-06-23T14:09:23Z2016-06-232016-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2491http://hdl.handle.net/11067/2491TID:201201038porMacedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:24Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:15.311972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
spellingShingle O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Macedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-
Flauta - Instrução e estudo
Flauta - Métodos
Flauta - Estudos e exercícios
title_short O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_full O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_fullStr O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
title_sort O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
author Macedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-
author_facet Macedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta - Instrução e estudo
Flauta - Métodos
Flauta - Estudos e exercícios
topic Flauta - Instrução e estudo
Flauta - Métodos
Flauta - Estudos e exercícios
description Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23T14:09:23Z
2016-06-23
2016-06-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2491
http://hdl.handle.net/11067/2491
TID:201201038
url http://hdl.handle.net/11067/2491
identifier_str_mv TID:201201038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136734084071424