Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/484
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013.
id RCAP_767415584ae8cb698c179f9b527baccd
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de casoFlauta - Instrução e estudoFlauta - MétodosFlauta - Estudos e exercíciosDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013.Exame público realizado em 27 de Setembro de 2013.A presente dissertação tem como objectivo aprofundar o conhecimento existente sobre os alunos adultos de instrumentos musicais, sobre as suas características físicas, psicológicas e cognitivas, assim como as suas perspectivas, dificuldades e motivações em relação a esta aprendizagem. Pretende-se ainda analisar os métodos de iniciação à flauta utilizados em Portugal e confrontar o resultado dessa análise com os dados recolhidos sobre os alunos adultos, assim como o ponto de vista pessoal dos mesmos (recolhido através de entrevistas abertas), e chegar a uma conclusão sobre a adequação dos métodos utilizados com estes alunos. Na idade adulta, o corpo humano e a parte psicológica e cognitiva, sofrem alterações que influenciam directamente a aprendizagem de um instrumento e conferem a estes indivíduos características diferentes daquelas que têm os alunos em idades escolares. Deste modo, estes alunos não devem ser ensinados segundo as tradições e técnicas da pedagogia geral, mas sim as da andragogia, que visam dar poder ao aluno sobre a sua própria aprendizagem. O presente estudo concluiu que o adulto, graças à sua maior capacidade metacognitiva, experiência de vida e maior conhecimento da sua motivação interna, pode aprender melhor do que as crianças, trazendo-lhe esta aprendizagem grandes benefícios ao nível físico, psicológico e social. Apesar de apresentar algumas lacunas, o livro “Beginner’s book for the flute” de Trevor Wye, o qual os alunos afirmam apreciar, é aquele que parece ser mais eficaz e o que melhor se enquadra no ensino da flauta em idade adulta.2013-10-11T11:44:51Z2013-10-112013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/484http://hdl.handle.net/11067/484TID:201778505porCosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:34Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:51.690701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
title Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
spellingShingle Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
Cosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978-
Flauta - Instrução e estudo
Flauta - Métodos
Flauta - Estudos e exercícios
title_short Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
title_full Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
title_fullStr Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
title_full_unstemmed Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
title_sort Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso
author Cosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978-
author_facet Cosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosme, Sofia Ferreira da Silva, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta - Instrução e estudo
Flauta - Métodos
Flauta - Estudos e exercícios
topic Flauta - Instrução e estudo
Flauta - Métodos
Flauta - Estudos e exercícios
description Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11T11:44:51Z
2013-10-11
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/484
http://hdl.handle.net/11067/484
TID:201778505
url http://hdl.handle.net/11067/484
identifier_str_mv TID:201778505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136730503184385