A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Marta Brísio Pires Gião
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42618
Resumo: O presente documento é um relatório de investigação desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), realizado ao longo da unidade curricular Estágio IV. A investigação teve como título “ A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico.” e ocorreu numa turma do 4.ºano do EB. Atualmente os espaços públicos têm sido negligenciados e as crianças cada vez passam menos tempo no exterior, passando o seu tempo em espaços fechados. No entanto, as cidades têm um grande potencial educativo, que pode ser conjugado com o currículo. Assim, a investigação teve como principal objetivo compreender se, ao utilizar o espaço exterior como extensão à sala de aula, os alunos se envolvem mais nas atividades, ficam mais interessados e participativos, aderindo como mais facilidade às mesmas, criando assim um ambiente propício à aprendizagem. Na realização do estudo selecionou-se a metodologia investigação sobre a prática de carácter qualitativo.. Ao longo do estudo foram utilizadas, como técnicas de recolha de dados, a observação participante, a pesquisa documental, as entrevistas de grupo e semiestruturada. Para o tratamento dos dados optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Foi possível concluir que ao realizar atividades antes e depois da visita de estudo, na sala de aula, e conciliando o trabalho nos dois locais as aprendizagens tornam-se mais significativas e o aluno torna-se mais motivado e participativo ao longo do processo de aprendizagem.
id RCAP_f7eaa8a02732e60532dd1f9d0adb0f5a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino BásicoEspaços exterioresEspaço público de educaçãoEducação nas cidadesEducação ao longo da vidaOutdoor spacesPublic education spaceEducation in citiesÇifelong educationO presente documento é um relatório de investigação desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), realizado ao longo da unidade curricular Estágio IV. A investigação teve como título “ A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico.” e ocorreu numa turma do 4.ºano do EB. Atualmente os espaços públicos têm sido negligenciados e as crianças cada vez passam menos tempo no exterior, passando o seu tempo em espaços fechados. No entanto, as cidades têm um grande potencial educativo, que pode ser conjugado com o currículo. Assim, a investigação teve como principal objetivo compreender se, ao utilizar o espaço exterior como extensão à sala de aula, os alunos se envolvem mais nas atividades, ficam mais interessados e participativos, aderindo como mais facilidade às mesmas, criando assim um ambiente propício à aprendizagem. Na realização do estudo selecionou-se a metodologia investigação sobre a prática de carácter qualitativo.. Ao longo do estudo foram utilizadas, como técnicas de recolha de dados, a observação participante, a pesquisa documental, as entrevistas de grupo e semiestruturada. Para o tratamento dos dados optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Foi possível concluir que ao realizar atividades antes e depois da visita de estudo, na sala de aula, e conciliando o trabalho nos dois locais as aprendizagens tornam-se mais significativas e o aluno torna-se mais motivado e participativo ao longo do processo de aprendizagem.This document is a research report developed within the scope of the Master's course in Pre-school and Elementary Education, carried out over the course of the Stage IV course. The research was titled “The exploration of spaces outside the school as a way to promote learning in the 1st cycle of Basic Education.” and it took place in a 4th year class. Currently, public spaces have been neglected and children are spending less and less time outdoors, spending their time indoors. However, cities have great educational potential, which can be combined with the curriculum. Thus, the main objective of the investigation was to understand if, when using the outdoor space as an extension to the classroom, students get more involved in the activities, become more interested and participatory, adhering to them more easily, thus creating an environment conducive to learning. learning. In carrying out the study, the qualitative research methodology was selected. Throughout the study, participant observation, documental research, group and semi-structured interviews were used as data collection techniques. For data processing, the content analysis technique was chosen. It was possible to conclude that when carrying out activities before and after the study visit, in the classroom, and reconciling work in both places, learning becomes more meaningful and the student becomes more motivated and participatory throughout the learning process.Pires, Ana Luísa OliveiraRepositório ComumLeitão, Marta Brísio Pires Gião2022-12-14T11:27:03Z2022-112022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42618TID:203109740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:42.971604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
title A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
Leitão, Marta Brísio Pires Gião
Espaços exteriores
Espaço público de educação
Educação nas cidades
Educação ao longo da vida
Outdoor spaces
Public education space
Education in cities
Çifelong education
title_short A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Leitão, Marta Brísio Pires Gião
author_facet Leitão, Marta Brísio Pires Gião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Marta Brísio Pires Gião
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços exteriores
Espaço público de educação
Educação nas cidades
Educação ao longo da vida
Outdoor spaces
Public education space
Education in cities
Çifelong education
topic Espaços exteriores
Espaço público de educação
Educação nas cidades
Educação ao longo da vida
Outdoor spaces
Public education space
Education in cities
Çifelong education
description O presente documento é um relatório de investigação desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), realizado ao longo da unidade curricular Estágio IV. A investigação teve como título “ A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico.” e ocorreu numa turma do 4.ºano do EB. Atualmente os espaços públicos têm sido negligenciados e as crianças cada vez passam menos tempo no exterior, passando o seu tempo em espaços fechados. No entanto, as cidades têm um grande potencial educativo, que pode ser conjugado com o currículo. Assim, a investigação teve como principal objetivo compreender se, ao utilizar o espaço exterior como extensão à sala de aula, os alunos se envolvem mais nas atividades, ficam mais interessados e participativos, aderindo como mais facilidade às mesmas, criando assim um ambiente propício à aprendizagem. Na realização do estudo selecionou-se a metodologia investigação sobre a prática de carácter qualitativo.. Ao longo do estudo foram utilizadas, como técnicas de recolha de dados, a observação participante, a pesquisa documental, as entrevistas de grupo e semiestruturada. Para o tratamento dos dados optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Foi possível concluir que ao realizar atividades antes e depois da visita de estudo, na sala de aula, e conciliando o trabalho nos dois locais as aprendizagens tornam-se mais significativas e o aluno torna-se mais motivado e participativo ao longo do processo de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T11:27:03Z
2022-11
2022-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42618
TID:203109740
url http://hdl.handle.net/10400.26/42618
identifier_str_mv TID:203109740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135400432762880