Abordagem individualizada do disléxico em equipa interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexandre Frey Pinto de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2875
Resumo: O presente estudo contextualiza e revê a casuística de maus leitores da Clínica Médica de Serralves em 2005-2006, enunciando os princípios a respeitar no diagnóstico de dislexia e evidenciando a necessidade da sua abordagem individualizada, tanto ao nível da avaliação como da intervenção. Discute-se nomeadamente a sua frequente associação com disortografia, disgrafia, défice de atenção, alterações da motilidade ocular, perturbações da fala e do desenvolvimento da linguagem oral, alterações subtis da psicomotricidade, alterações posturais ou síndrome escotópico, e sublinha-se a especificidade do perfil de cada caso individual em concreto. No tocante à intervenção, apresentam-se os critérios que foram seguidos, com sucesso, na escolha de diferentes meios ópticos de correcção (prismas Vs. filtros) e de diversas outras terapias (intervenção psicopedagógica, psicoterapia, terapia da fala, medicação psicotrópica…). Retoma-se a pesquisa pioneira do autor sobre dislexia e síndrome de deficiência postural (Pinto de Almeida, 1993) e refutam-se os pontos de vista limitados que pretendem reduzir a problemática da dislexia a uma apenas das diferentes dimensões implicadas. Desenvolve-se um modelo fisiopatológico no qual as perturbações do input sensorial, do processamento psicolinguístico e do output postural e motor são susceptíveis de agir entre si por meio de diferentes ansas de feedback. Conclui-se estabelecendo um quadro no qual a fisiopatologia serve de guia à abordagem do disléxico: tanto a avaliação como a intervenção obrigam a uma coordenação de esforços numa ampla equipa interdisciplinar, com vista a que se vá ao encontro da especificidade de cada caso. This study contextualizes and reviews the casuistics of bad readers from the Medical Clinic of Serralves in 2005-2006, setting out the principles to be observed in the diagnosis of dyslexia and demonstrating the need for its individualized approach, including both the evaluation and intervention. One discusses in particular its frequent association with dysortographia, dysgraphia, attention deficit disorder, changes in ocular motility, speech and oral language developmental disorders, subtle psychomor deficits, postural deviations or scotopic syndrome, and the specific profile of each concrete individual case is underlined. In what concerns the intervention, successful criteria are presented with regard to the choice of different means of optical correction (prisms Vs filters) and various other therapies (psychopedagogic intervention, psychotherapy, speech therapy, psychotropic medication ...). The author’s pioneering research on dyslexia and postural deficiency syndrome (Pinto de Almeida, 1993) is recovered and one refutes the limited points of view of those who want to reduce the problems of dyslexia to only one of the various dimensions involved. A physiopathological model is developped in which the disturbances of sensory input, of psycholinguistic processing and of postural and motor output are likely to act with each other through different feedback loops. One concludes by establishing a framework within which physiopathology can serve as a guide to dyslexics approach: both the evaluation and intervention require a coordination of efforts within a broad interdisciplinary team, in order to fit the specific needs of each case.
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