Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23218 |
Resumo: | O presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical. |
id |
RCAP_f803749457f6320a51a0d75c4fe5007c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolarEducação musicalPrática de ensino supervisionadaPerceção e execução rítmicasCompetência rítmicaMusic educationSupervised teaching practiceRhythmic perception and performanceRhythmic competenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical.This training report is divided into 3 parts. ln the first part, I discuss the importance of observation and reflect on the observation of musical practice in the S1 and 61 years of basic education. ln the second part I focus on the pedagogical practice that I developed within the scope of Supervised Teaching Practice. The third partis dedicated to the research project, which focuses on the rhythmic performance of children from disadvantaged backgrounds, emphasizing the importance of using valid assessment instruments to objectively assess children bearing in mind the development of their musical abilities.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes2023-07-12T14:08:48Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23218TID:203330420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:38.520008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar |
title |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar |
spellingShingle |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes Educação musical Prática de ensino supervisionada Perceção e execução rítmicas Competência rítmica Music education Supervised teaching practice Rhythmic perception and performance Rhythmic competence Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar |
title_full |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar |
title_fullStr |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar |
title_full_unstemmed |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar |
title_sort |
Desempenho rítmico de crianças em idade escolar |
author |
Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes |
author_facet |
Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boal-Palheiros, Graça Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Prática de ensino supervisionada Perceção e execução rítmicas Competência rítmica Music education Supervised teaching practice Rhythmic perception and performance Rhythmic competence Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação musical Prática de ensino supervisionada Perceção e execução rítmicas Competência rítmica Music education Supervised teaching practice Rhythmic perception and performance Rhythmic competence Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-07-12T14:08:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23218 TID:203330420 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23218 |
identifier_str_mv |
TID:203330420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133344311541760 |