Desempenho rítmico de crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23218
Resumo: O presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical.
id RCAP_f803749457f6320a51a0d75c4fe5007c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desempenho rítmico de crianças em idade escolarEducação musicalPrática de ensino supervisionadaPerceção e execução rítmicasCompetência rítmicaMusic educationSupervised teaching practiceRhythmic perception and performanceRhythmic competenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical.This training report is divided into 3 parts. ln the first part, I discuss the importance of observation and reflect on the observation of musical practice in the S1 and 61 years of basic education. ln the second part I focus on the pedagogical practice that I developed within the scope of Supervised Teaching Practice. The third partis dedicated to the research project, which focuses on the rhythmic performance of children from disadvantaged backgrounds, emphasizing the importance of using valid assessment instruments to objectively assess children bearing in mind the development of their musical abilities.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes2023-07-12T14:08:48Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23218TID:203330420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:38.520008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
title Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
spellingShingle Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes
Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Perceção e execução rítmicas
Competência rítmica
Music education
Supervised teaching practice
Rhythmic perception and performance
Rhythmic competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
title_full Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
title_fullStr Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
title_full_unstemmed Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
title_sort Desempenho rítmico de crianças em idade escolar
author Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes
author_facet Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boal-Palheiros, Graça
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Perceção e execução rítmicas
Competência rítmica
Music education
Supervised teaching practice
Rhythmic perception and performance
Rhythmic competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Perceção e execução rítmicas
Competência rítmica
Music education
Supervised teaching practice
Rhythmic perception and performance
Rhythmic competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-07-12T14:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23218
TID:203330420
url http://hdl.handle.net/10400.22/23218
identifier_str_mv TID:203330420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133344311541760