À descoberta da rítmica de Dalcroze num contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Anaïs Isabelle Lages
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2457
Resumo: O presente estudo foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este projeto envolveu vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de uma sala de um Jardim de Infância pertencente ao distrito de Viana do Castelo. Aborda uma temática pouco explorada no pré-escolar e contexto português que é a rítmica de Dalcroze. A problemática do estudo sustenta a escolha desta temática, uma vez que se observou escassez de atividades sobre o subdomínio da música na sala de atividades e, para além disso, foram observados alguns aspetos por parte das crianças que incentivaram à exploração deste método, nomeadamente dificuldades de concentração em determinadas atividades e dificuldades em gerir as emoções em algumas situações do dia a dia. A partir das problemáticas delinearam-se as questões do estudo que incidem no impacto da abordagem da rítmica de Dalcroze no pré-escolar e no contributo que esta proporciona no desenvolvimento integral das crianças. O estudo foi desenvolvido através da metodologia de trabalho de projeto e a recolha de dados foi sustentada por uma entrevista semiestruturada, observações estruturadas e não estruturadas e por registos audiovisuais. Durante o projeto, foram estudados temas que mostraram ser fundamentais para a compreensão das bases teóricas para este estudo, tais como a importância da música no contexto pré-escolar, a ação do educador e a música, o envolvimento/implicação no contexto musical, a metodologia Jaques-Dalcroze e o movimento corporal e ritmo: rítmica de Dalcroze. Neste projeto implementou-se cinco atividades que decorreram durante a PES II e, para as quais foram tidas em conta as necessidades das crianças e todos os objetivos delineados para a realização deste estudo. O trabalho desenvolvido, permitiu verificar que o impacto da rítmica de Dalcroze é significativo neste contexto, uma vez que se observou que ao exercitar o sentido rítmico das crianças também se proporciona o desenvolvimento da capacidade de concentração. Com os exercícios realizados proporcionou-se um desenvolvimento a nível motor, no sentido em que as crianças desenvolveram capacidades no controlo dos movimentos e capacidades de se expressarem através do corpo e das suas ações.
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A partir das problemáticas delinearam-se as questões do estudo que incidem no impacto da abordagem da rítmica de Dalcroze no pré-escolar e no contributo que esta proporciona no desenvolvimento integral das crianças. O estudo foi desenvolvido através da metodologia de trabalho de projeto e a recolha de dados foi sustentada por uma entrevista semiestruturada, observações estruturadas e não estruturadas e por registos audiovisuais. Durante o projeto, foram estudados temas que mostraram ser fundamentais para a compreensão das bases teóricas para este estudo, tais como a importância da música no contexto pré-escolar, a ação do educador e a música, o envolvimento/implicação no contexto musical, a metodologia Jaques-Dalcroze e o movimento corporal e ritmo: rítmica de Dalcroze. Neste projeto implementou-se cinco atividades que decorreram durante a PES II e, para as quais foram tidas em conta as necessidades das crianças e todos os objetivos delineados para a realização deste estudo. O trabalho desenvolvido, permitiu verificar que o impacto da rítmica de Dalcroze é significativo neste contexto, uma vez que se observou que ao exercitar o sentido rítmico das crianças também se proporciona o desenvolvimento da capacidade de concentração. Com os exercícios realizados proporcionou-se um desenvolvimento a nível motor, no sentido em que as crianças desenvolveram capacidades no controlo dos movimentos e capacidades de se expressarem através do corpo e das suas ações.The present study was performed under the subject Supervised Teaching Practice II, integrated in the Master of Preschool Education. In this project were involved twenty-four children with ages between three and five years old which were part of a kindergarten room, located in Viana do Castelo district. This study focuses a theme that is not significantly explored in preschool and in the Portuguese context, which is the Dalcroze rhythm. The study’s problem supports the choice of this theme, since there was a lack of activities on the subdomain of music in the classroom, and, in addition, some behaviors were observed by the children that encouraged the exploration of this method. From the problems, the study questions were outlined that focus on the impact of the Dalcroze rhythmic approach in preschoolers and the contribution it makes to the integral development of children. The study was developed using the project work methodology and the data collection was supported by semi-structured interview, structured and unstructured observations, and audiovisual records. During the project, themes were studied that proved to be fundamental for the understanding of the theorical bases for this study, such as the relevance of music in the preschool context, action of kindergarten teacher and the music, involvement in the musical context, Jaques-Dalcroze methodology and body movement and rhythm: Dalcroze rhythmic. This project was divided into five activities that took place during the Supervised Teaching Practice and, during the planning and implementation of these, the needs of children were taken into account and all the objectives outlined for carrying out this study were taken into account too. The work developed, allows us to verify that the impact of the Dalcroze rhythm is significant in this context, since there was observed that when exercising the children’s rhythmic sense, the development of the ability to concentrate is also provided. With the exercises performed, a development was offered at the motor level, in the sense that children have developed skills in controlling movements and the ability to express themselves through the body and its actions.2020-12-04T11:41:53Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2457TID:202545504porCerqueira, Anaïs Isabelle Lagesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:15Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:11.286747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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