O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Nunes, Mariana Antunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37644
Resumo: A escolha de uma carreira é sempre um desafio para os jovens universitários, uma decisão que tem vindo a ser dificultada devido às constantes alterações que caracterizam o atual mercado de trabalho e ao aumento da oferta de cursos superiores. Deste modo, é importante identificar os fatores que promovem uma melhor adaptação ao contexto universitário e/ou profissional. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar em que medida a personalidade e as competências têm impacto no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior. A amostra é constituída por 551 estudantes que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo do Ensino Superior, e cujas idades variam entre os 18 e os 45 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo que assenta em três modelos teóricos: o Big Five (personalidade), o RIASEC (competências) e o modelo das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira. Os dados foram recolhidos através do Big Five Inventory -10, do Self-Directed Search, do Career Development Self-Efficacy Inventory e de um conjunto de questões de natureza sociodemográfica. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a personalidade e as competências se correlacionam positivamente e que ambas têm um impacto significativo no desenvolvimento de carreira. Constatou-se, ainda, que a Conscienciosidade, do modelo Big Five, e o perfil Social de competências, do modelo RIASEC, são as dimensões que mais influenciam o desenvolvimento de carreira dos alunos do Ensino Superior.
id RCAP_f805af4401ffd5663ff035c912ac045a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino SuperiorPersonalidadeCompetênciasAutoeficáciaDesenvolvimento de CarreiraA escolha de uma carreira é sempre um desafio para os jovens universitários, uma decisão que tem vindo a ser dificultada devido às constantes alterações que caracterizam o atual mercado de trabalho e ao aumento da oferta de cursos superiores. Deste modo, é importante identificar os fatores que promovem uma melhor adaptação ao contexto universitário e/ou profissional. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar em que medida a personalidade e as competências têm impacto no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior. A amostra é constituída por 551 estudantes que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo do Ensino Superior, e cujas idades variam entre os 18 e os 45 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo que assenta em três modelos teóricos: o Big Five (personalidade), o RIASEC (competências) e o modelo das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira. Os dados foram recolhidos através do Big Five Inventory -10, do Self-Directed Search, do Career Development Self-Efficacy Inventory e de um conjunto de questões de natureza sociodemográfica. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a personalidade e as competências se correlacionam positivamente e que ambas têm um impacto significativo no desenvolvimento de carreira. Constatou-se, ainda, que a Conscienciosidade, do modelo Big Five, e o perfil Social de competências, do modelo RIASEC, são as dimensões que mais influenciam o desenvolvimento de carreira dos alunos do Ensino Superior.Rodrigues, RosaRepositório ComumFonseca Nunes, Mariana Antunes2021-10-07T11:04:54Z2021-07-132021-07-27T00:00:00Z2021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37644202771180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:10.634629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
title O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
spellingShingle O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
Fonseca Nunes, Mariana Antunes
Personalidade
Competências
Autoeficácia
Desenvolvimento de Carreira
title_short O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
title_full O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
title_fullStr O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
title_sort O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
author Fonseca Nunes, Mariana Antunes
author_facet Fonseca Nunes, Mariana Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Rosa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Nunes, Mariana Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Competências
Autoeficácia
Desenvolvimento de Carreira
topic Personalidade
Competências
Autoeficácia
Desenvolvimento de Carreira
description A escolha de uma carreira é sempre um desafio para os jovens universitários, uma decisão que tem vindo a ser dificultada devido às constantes alterações que caracterizam o atual mercado de trabalho e ao aumento da oferta de cursos superiores. Deste modo, é importante identificar os fatores que promovem uma melhor adaptação ao contexto universitário e/ou profissional. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar em que medida a personalidade e as competências têm impacto no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior. A amostra é constituída por 551 estudantes que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo do Ensino Superior, e cujas idades variam entre os 18 e os 45 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo que assenta em três modelos teóricos: o Big Five (personalidade), o RIASEC (competências) e o modelo das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira. Os dados foram recolhidos através do Big Five Inventory -10, do Self-Directed Search, do Career Development Self-Efficacy Inventory e de um conjunto de questões de natureza sociodemográfica. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a personalidade e as competências se correlacionam positivamente e que ambas têm um impacto significativo no desenvolvimento de carreira. Constatou-se, ainda, que a Conscienciosidade, do modelo Big Five, e o perfil Social de competências, do modelo RIASEC, são as dimensões que mais influenciam o desenvolvimento de carreira dos alunos do Ensino Superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07T11:04:54Z
2021-07-13
2021-07-27T00:00:00Z
2021-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37644
202771180
url http://hdl.handle.net/10400.26/37644
identifier_str_mv 202771180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550174858248192