O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37644 |
Resumo: | A escolha de uma carreira é sempre um desafio para os jovens universitários, uma decisão que tem vindo a ser dificultada devido às constantes alterações que caracterizam o atual mercado de trabalho e ao aumento da oferta de cursos superiores. Deste modo, é importante identificar os fatores que promovem uma melhor adaptação ao contexto universitário e/ou profissional. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar em que medida a personalidade e as competências têm impacto no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior. A amostra é constituída por 551 estudantes que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo do Ensino Superior, e cujas idades variam entre os 18 e os 45 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo que assenta em três modelos teóricos: o Big Five (personalidade), o RIASEC (competências) e o modelo das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira. Os dados foram recolhidos através do Big Five Inventory -10, do Self-Directed Search, do Career Development Self-Efficacy Inventory e de um conjunto de questões de natureza sociodemográfica. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a personalidade e as competências se correlacionam positivamente e que ambas têm um impacto significativo no desenvolvimento de carreira. Constatou-se, ainda, que a Conscienciosidade, do modelo Big Five, e o perfil Social de competências, do modelo RIASEC, são as dimensões que mais influenciam o desenvolvimento de carreira dos alunos do Ensino Superior. |
id |
RCAP_f805af4401ffd5663ff035c912ac045a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino SuperiorPersonalidadeCompetênciasAutoeficáciaDesenvolvimento de CarreiraA escolha de uma carreira é sempre um desafio para os jovens universitários, uma decisão que tem vindo a ser dificultada devido às constantes alterações que caracterizam o atual mercado de trabalho e ao aumento da oferta de cursos superiores. Deste modo, é importante identificar os fatores que promovem uma melhor adaptação ao contexto universitário e/ou profissional. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar em que medida a personalidade e as competências têm impacto no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior. A amostra é constituída por 551 estudantes que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo do Ensino Superior, e cujas idades variam entre os 18 e os 45 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo que assenta em três modelos teóricos: o Big Five (personalidade), o RIASEC (competências) e o modelo das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira. Os dados foram recolhidos através do Big Five Inventory -10, do Self-Directed Search, do Career Development Self-Efficacy Inventory e de um conjunto de questões de natureza sociodemográfica. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a personalidade e as competências se correlacionam positivamente e que ambas têm um impacto significativo no desenvolvimento de carreira. Constatou-se, ainda, que a Conscienciosidade, do modelo Big Five, e o perfil Social de competências, do modelo RIASEC, são as dimensões que mais influenciam o desenvolvimento de carreira dos alunos do Ensino Superior.Rodrigues, RosaRepositório ComumFonseca Nunes, Mariana Antunes2021-10-07T11:04:54Z2021-07-132021-07-27T00:00:00Z2021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37644202771180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:10.634629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior |
title |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior |
spellingShingle |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior Fonseca Nunes, Mariana Antunes Personalidade Competências Autoeficácia Desenvolvimento de Carreira |
title_short |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior |
title_full |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior |
title_fullStr |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior |
title_sort |
O impacto da personalidade e das competências no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior |
author |
Fonseca Nunes, Mariana Antunes |
author_facet |
Fonseca Nunes, Mariana Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Rosa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca Nunes, Mariana Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Personalidade Competências Autoeficácia Desenvolvimento de Carreira |
topic |
Personalidade Competências Autoeficácia Desenvolvimento de Carreira |
description |
A escolha de uma carreira é sempre um desafio para os jovens universitários, uma decisão que tem vindo a ser dificultada devido às constantes alterações que caracterizam o atual mercado de trabalho e ao aumento da oferta de cursos superiores. Deste modo, é importante identificar os fatores que promovem uma melhor adaptação ao contexto universitário e/ou profissional. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar em que medida a personalidade e as competências têm impacto no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior. A amostra é constituída por 551 estudantes que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo do Ensino Superior, e cujas idades variam entre os 18 e os 45 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo que assenta em três modelos teóricos: o Big Five (personalidade), o RIASEC (competências) e o modelo das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira. Os dados foram recolhidos através do Big Five Inventory -10, do Self-Directed Search, do Career Development Self-Efficacy Inventory e de um conjunto de questões de natureza sociodemográfica. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a personalidade e as competências se correlacionam positivamente e que ambas têm um impacto significativo no desenvolvimento de carreira. Constatou-se, ainda, que a Conscienciosidade, do modelo Big Five, e o perfil Social de competências, do modelo RIASEC, são as dimensões que mais influenciam o desenvolvimento de carreira dos alunos do Ensino Superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07T11:04:54Z 2021-07-13 2021-07-27T00:00:00Z 2021-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37644 202771180 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37644 |
identifier_str_mv |
202771180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550174858248192 |