Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Renato Pessoa dos, Francisco, Rita, Almeida, Sandra Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38927
Resumo: A entrada no ensino superior militar conduz a novos desafios e exigências, tanto pelo regime militar, como pelo regime de internato. A qualidade de vida dos universitários tem sido uma preocupação para as instituições, sendo o objetivo deste estudo compreender as relações entre estratégias de coping, bem-estar global e qualidade de vida associada a um evento potenciador de stress, a Prova de Aptidão Militar (PAM). Participaram no estudo todos os candidatos à PAM no ano letivo 2019/2020 (N = 166), para os vários cursos da Academia Militar (AM), com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos (M = 18.78; DP = 1.53). Os participantes preencheram instrumentos de autorrelato para avaliação de bem-estar global (Escala de Florescimento), estratégias de coping (Incope-2R) e qualidade de vida (EUROHIS- QOL-8). Os resultados mostraram correlações entre diversas estratégias de coping (e.g., ruminação, resolução de problemas), o bem-estar global e a qualidade de vida. Através de uma regressão linear múltipla hierárquica, foram identificados como preditores do bem-estar global o sexo dos participantes (feminino), a perceção de qualidade de vida e a reduzida utilização do evitamento como estratégia de coping. Em conjunto, estas variáveis explicam 36.8% da variância do bem-estar dos candidatos à AM. A utilização e promoção de estratégias de coping adequadas permitirão uma adaptação positiva à PAM e consequentemente um impacto positivo no bem-estar e saúde mental dos estudantes de ensino superior militar, podendo ser foco de intervenções preventivas nesta fase de vida.
id RCAP_f80879675233dbe33e813eafa014c57d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior MilitarEnsino superior militarProva de aptidão militarQualidade de vidaBem-estarEstratégias de copingMilitary higher educationMilitary aptitude testQuality of lifeWell- beingCoping strategiesA entrada no ensino superior militar conduz a novos desafios e exigências, tanto pelo regime militar, como pelo regime de internato. A qualidade de vida dos universitários tem sido uma preocupação para as instituições, sendo o objetivo deste estudo compreender as relações entre estratégias de coping, bem-estar global e qualidade de vida associada a um evento potenciador de stress, a Prova de Aptidão Militar (PAM). Participaram no estudo todos os candidatos à PAM no ano letivo 2019/2020 (N = 166), para os vários cursos da Academia Militar (AM), com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos (M = 18.78; DP = 1.53). Os participantes preencheram instrumentos de autorrelato para avaliação de bem-estar global (Escala de Florescimento), estratégias de coping (Incope-2R) e qualidade de vida (EUROHIS- QOL-8). Os resultados mostraram correlações entre diversas estratégias de coping (e.g., ruminação, resolução de problemas), o bem-estar global e a qualidade de vida. Através de uma regressão linear múltipla hierárquica, foram identificados como preditores do bem-estar global o sexo dos participantes (feminino), a perceção de qualidade de vida e a reduzida utilização do evitamento como estratégia de coping. Em conjunto, estas variáveis explicam 36.8% da variância do bem-estar dos candidatos à AM. A utilização e promoção de estratégias de coping adequadas permitirão uma adaptação positiva à PAM e consequentemente um impacto positivo no bem-estar e saúde mental dos estudantes de ensino superior militar, podendo ser foco de intervenções preventivas nesta fase de vida.Entry into military higher education poses new challenges and demands, both due to its military regime and internship. The quality of life of university students has been a concern for institutions, and the objective of this study is to understand the relationships between coping strategies, global well-being and quality of life associated with a stress-potentiating event, the Military Aptitude Test (MAT). Participated in the study all candidates for Military Academy (MA) in the academic year 2019/2020 (N = 166), between 17 and 24 years old (M = 18.78; SD = 1.53), mostly male (82.5%) and candidates for Military Science courses (63.2%). Participants filled out self-report instruments to assess global wellbeing (Flourishing scale), coping strategies (Incope-2R) and quality of life (EUROHIS-QOL-8). The results showed correlations between several coping strategies (e.g., rumination, problem solving), global wellbeing, and quality of life. Through a hierarchical multiple linear regression, the gender of the participants (female), the perception of quality of life and the reduced use of avoidance as a coping strategy were identified as predictors of global well-being. Taken together, these variables explain 36.8% of the variance in well-being of candidates for MA. The use and promotion of appropriate coping strategies will allow a positive adaptation to MAT and, consequently, a positive impact on the well-being and mental health of students in military higher education, and may be the focus of preventive interventions in this phase of life.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMatos, BeatrizSantos, Renato Pessoa dosFrancisco, RitaAlmeida, Sandra Oliveira2022-09-19T14:56:38Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38927por1645-8826info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:47.986812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
title Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
spellingShingle Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
Matos, Beatriz
Ensino superior militar
Prova de aptidão militar
Qualidade de vida
Bem-estar
Estratégias de coping
Military higher education
Military aptitude test
Quality of life
Well- being
Coping strategies
title_short Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
title_full Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
title_fullStr Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
title_full_unstemmed Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
title_sort Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
author Matos, Beatriz
author_facet Matos, Beatriz
Santos, Renato Pessoa dos
Francisco, Rita
Almeida, Sandra Oliveira
author_role author
author2 Santos, Renato Pessoa dos
Francisco, Rita
Almeida, Sandra Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Beatriz
Santos, Renato Pessoa dos
Francisco, Rita
Almeida, Sandra Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior militar
Prova de aptidão militar
Qualidade de vida
Bem-estar
Estratégias de coping
Military higher education
Military aptitude test
Quality of life
Well- being
Coping strategies
topic Ensino superior militar
Prova de aptidão militar
Qualidade de vida
Bem-estar
Estratégias de coping
Military higher education
Military aptitude test
Quality of life
Well- being
Coping strategies
description A entrada no ensino superior militar conduz a novos desafios e exigências, tanto pelo regime militar, como pelo regime de internato. A qualidade de vida dos universitários tem sido uma preocupação para as instituições, sendo o objetivo deste estudo compreender as relações entre estratégias de coping, bem-estar global e qualidade de vida associada a um evento potenciador de stress, a Prova de Aptidão Militar (PAM). Participaram no estudo todos os candidatos à PAM no ano letivo 2019/2020 (N = 166), para os vários cursos da Academia Militar (AM), com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos (M = 18.78; DP = 1.53). Os participantes preencheram instrumentos de autorrelato para avaliação de bem-estar global (Escala de Florescimento), estratégias de coping (Incope-2R) e qualidade de vida (EUROHIS- QOL-8). Os resultados mostraram correlações entre diversas estratégias de coping (e.g., ruminação, resolução de problemas), o bem-estar global e a qualidade de vida. Através de uma regressão linear múltipla hierárquica, foram identificados como preditores do bem-estar global o sexo dos participantes (feminino), a perceção de qualidade de vida e a reduzida utilização do evitamento como estratégia de coping. Em conjunto, estas variáveis explicam 36.8% da variância do bem-estar dos candidatos à AM. A utilização e promoção de estratégias de coping adequadas permitirão uma adaptação positiva à PAM e consequentemente um impacto positivo no bem-estar e saúde mental dos estudantes de ensino superior militar, podendo ser foco de intervenções preventivas nesta fase de vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19T14:56:38Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/38927
url http://hdl.handle.net/10400.14/38927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-8826
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132041601613824