Fotografia como souvenir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33747 |
Resumo: | A fotografia mostrou ter um papel importante no âmbito do turismo, nomeadamente das viagens dos visitantes, podendo ser guardada como um souvenir e partilhada com outros. O desenvolvimento tecnológico dos equipamentos fotográficos (as câmaras digitais, telemóveis, tablets, entre outros), contribui para se fazer este registo das viagens através da fotografia, assim como para a sua partilha nos media. No entanto, apesar da considerável pesquisa anterior sobre souvenirs, existem poucas pesquisas que investiguem o papel da fotografia como souvenir, as motivações dos visitantes para tirar fotografias ou os elementos de fotografias que são mais fotografados. Além disso, não se conhece nenhuma investigação sobre o impacto da experiência de viagem do visitante nos processos de tirar e partilhar fotografias. A presente investigação pretende suprir as lacunas de investigação anteriormente referidas e identificar o tipo de fotografias que os visitantes mais tiram nas suas viagens turísticas, e se partilham muitas fotografias nas redes sociais. Pretende-se também analisar os fatores que influenciam as fotografias que os visitantes tiram e partilham. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com recolha de dados primários através de um inquérito por questionário, que foi aplicado a residentes em Portugal e na Roménia no sentido de garantir uma diversidade ao nível da amostra global. Depois de caracterizar a amostra através de análises univariadas, foram feitas várias analises fatoriais de carater exploratório para reduzir as variáveis a fatores representativos. Por fim, foram realizadas análises de regressão multivariada para analisar a influência de vários fatores no comportamento dos visitantes de tirar e partilhar fotografias. Os resultados sugerem que os visitantes tendem mais a tirar fotografias de atrações, sejam estas elementos de património cultural, de natureza ou equipamentos de apoio ao turismo, do que a pessoas. Quanto às pessoas é preferido fotografar o grupo de amigos/pessoas com qual o inquirido viaja. Os resultados mostram ainda, entre outros aspetos, que as pessoas com uma experiência de viagem cultural tiram e partilham mais fotografias nas redes sociais. A motivação de partilha nas redes sociais para visibilidade foi a variável que mais se destacou como influenciadora na partilha de fotografias. A informação relativa às fotografias que os visitantes tiram e partilham, assim como aos fatores que influenciam os visitantes no processo de tirar e partilhar fotografias, pode ajudar numa melhor gestão e marketing dos destinos, possibilitando analisar os locais visitados e a experiência dos visitantes através dos seus próprios “olhos”, uma vez que são eles que escolhem o que querem fotografar e depois partilhar. Importa saber se a imagem do destino promovida pelas entidades de turismo é a mesma que está a ser percebida, vivida e partilhada pelos próprios visitantes. |
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A presente investigação pretende suprir as lacunas de investigação anteriormente referidas e identificar o tipo de fotografias que os visitantes mais tiram nas suas viagens turísticas, e se partilham muitas fotografias nas redes sociais. Pretende-se também analisar os fatores que influenciam as fotografias que os visitantes tiram e partilham. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com recolha de dados primários através de um inquérito por questionário, que foi aplicado a residentes em Portugal e na Roménia no sentido de garantir uma diversidade ao nível da amostra global. Depois de caracterizar a amostra através de análises univariadas, foram feitas várias analises fatoriais de carater exploratório para reduzir as variáveis a fatores representativos. Por fim, foram realizadas análises de regressão multivariada para analisar a influência de vários fatores no comportamento dos visitantes de tirar e partilhar fotografias. 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A informação relativa às fotografias que os visitantes tiram e partilham, assim como aos fatores que influenciam os visitantes no processo de tirar e partilhar fotografias, pode ajudar numa melhor gestão e marketing dos destinos, possibilitando analisar os locais visitados e a experiência dos visitantes através dos seus próprios “olhos”, uma vez que são eles que escolhem o que querem fotografar e depois partilhar. Importa saber se a imagem do destino promovida pelas entidades de turismo é a mesma que está a ser percebida, vivida e partilhada pelos próprios visitantes.Photography has shown to have an important role in tourism, namely in visitors'trips, being able to be kept as a souvenir and shared with others. The technological development of photographic equipment (the digital cameras, mobile phones, tablets, among others), contributes to making this record of travel through photography, as well as to its sharing in the media. However, despite considerable previous research on souvenirs, there is little research that investigates the role of photography as a souvenir, visitors' motivations for taking photographs or the elements of photographs that are most commonly photographed. Furthermore, there is no known research on the impact of the visitor's travel experience on the processes of taking and sharing photographs. The present research aims to fill the previously mentioned research gaps and to identify the type of photographs that visitors take most during their tourist trips, and whether they share many photographs on social networks. It is also intended to analyze the factors that influence the photographs that visitors take and share. A quantitative methodology was used, with primary data collection through a questionnaire survey, which was applied to residents in Portugal and Romania in order to ensure a diversity at the global sample level. After characterizing the sample through univariate analyses, several exploratory factor analyses were performed to reduce the variables to representative factors. Finally, multivariate regression analyses were conducted to analyze the influence of several factors on visitors' photo-taking and sharing behaviour. The results also suggest that visitors are more likely to take pictures of the attractions (cultural heritage, nature or tourism support facilities) than of people. Regarding the photographs of people are showing more the group of people that travels with the visitor. As for people, it is preferred to photograph the group of friends/people with whom the respondent travels. The results further show, among other features, that people with a cultural travel experience take and share more photographs of attractions. The motivation for sharing photographs on social media for visibility, was the variable that most stood out, as influencing the sharing of photographs. The information about the photographs that visitors take and share, as well as about the factors that influence visitors in the process of taking and sharing photographs, can help in a better management and marketing of the destinations, making possible to analyse the visited places and the visitors' experience through their own "eyes", since they are the ones who choose what they want to photograph and then share. It is important to know if the image of the destination promoted by the tourism entities is the same that is being perceived, experienced and shared by the visitors themselves.2022-04-27T14:14:21Z2021-12-06T00:00:00Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33747porSerra, Madalina Mereuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:55Zoai:ria.ua.pt:10773/33747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:05.788661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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