Orangebee: contribuição do food design para a redução de desperdícios alimentares da cultura gastronómica portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Cláudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vitoriano, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34902
Resumo: O artigo apresenta a marca OrangeBee que resultou de uma investigação que explorou os possíveis contributos do Design no combate ao desperdício alimentar. É uma marca sensível ao desperdício produzido em Portugal, o doméstico e o industrial, que atua no setor alimentar através da criação de produtos inovadores, sustentáveis e nutritivos para um público diversificado e um mercado emergente. As metodologias utilizadas na investigação na investigação, para além da revisão da literatura sobre as temáticas abordadas, implicaram a criação de uma atividade sensorial e a elaboração de um “laboratório- cozinha”. A investigação teve uma abordagem qualitativa, descritiva, interpretativa e exploratória, utilizando como método principal a investigação-ação, com base na experimentação e análise de resultados. A criação da marca originou um preparado cremoso que se apresenta como uma alternativa vegetal ao iogurte, produto vencedor dos concursos Ecotrophelia Portugal 2020 e Ecotrophelia Europe 2020. O preparado vegetal promove, tal como a sua marca, a economia circular e o aproveitamento integral dos alimentos que são seguros e se encontram em condições para consumo humano, mas que normalmente são descartados, por vezes devido a motivos culturais. O projeto implicou a utilização do alimento como ferramenta de Design, e a sua pertinência para encontrar soluções para alimentar a população de um modo sustentável, refletindo sobre o passado, presente e futuro da alimentação, sem esquecer as memórias e hábitos alimentares da cultura gastronómica portuguesa. É um projeto de Design de natureza multidisciplinar com forte incidência cultural e de inovação social, em parceria com Adelaide Olim, ex-aluna do Mestrado de Biotecnologia Alimentar.
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