Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14311 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade descrever o modelo de desenvolvimento de comunidades virtuais, com base na modalidade b-learning e visando alcançar a aprendizagem colaborativa, à medida que os utilizadores desenvolvem competências de interação a distância. Numa sociedade onde a cultura de aprendizagem permanente é cada vez mais uma necessidade, no desenvolvimento de comunidades virtuais entrecruzam-se conceitos de colaboração, de ambiente de aprendizagem e de b-learning, que nos permitem idealizar formas inovadoras de formação, de acordo com as necessidades que a nova sociedade exige. |
id |
RCAP_f81a2a7118a0f9e94a31f91a627620b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professoresBuilding virtual collaborative learning communities for teacher professional developmentAprendizagem colaborativaParadigma colaborativob-LearningFormação de professoresEste trabalho tem como finalidade descrever o modelo de desenvolvimento de comunidades virtuais, com base na modalidade b-learning e visando alcançar a aprendizagem colaborativa, à medida que os utilizadores desenvolvem competências de interação a distância. Numa sociedade onde a cultura de aprendizagem permanente é cada vez mais uma necessidade, no desenvolvimento de comunidades virtuais entrecruzam-se conceitos de colaboração, de ambiente de aprendizagem e de b-learning, que nos permitem idealizar formas inovadoras de formação, de acordo com as necessidades que a nova sociedade exige.Global Knowledge AcademicsBiblioteca Digital do IPBMeirinhos, ManuelOsório, António2022-12-31T01:30:14Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14311porMeirinhos, Manuel; Osório, António (2017). Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores = Building virtual collaborative learning communities for teacher professional development. Revista Internacional de Tecnologías en la Educación. ISSN 2386-8384. 4:1, p. 49-562386-8384info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:11.882447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores Building virtual collaborative learning communities for teacher professional development |
title |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores |
spellingShingle |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores Meirinhos, Manuel Aprendizagem colaborativa Paradigma colaborativo b-Learning Formação de professores |
title_short |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores |
title_full |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores |
title_fullStr |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores |
title_full_unstemmed |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores |
title_sort |
Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores |
author |
Meirinhos, Manuel |
author_facet |
Meirinhos, Manuel Osório, António |
author_role |
author |
author2 |
Osório, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meirinhos, Manuel Osório, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Paradigma colaborativo b-Learning Formação de professores |
topic |
Aprendizagem colaborativa Paradigma colaborativo b-Learning Formação de professores |
description |
Este trabalho tem como finalidade descrever o modelo de desenvolvimento de comunidades virtuais, com base na modalidade b-learning e visando alcançar a aprendizagem colaborativa, à medida que os utilizadores desenvolvem competências de interação a distância. Numa sociedade onde a cultura de aprendizagem permanente é cada vez mais uma necessidade, no desenvolvimento de comunidades virtuais entrecruzam-se conceitos de colaboração, de ambiente de aprendizagem e de b-learning, que nos permitem idealizar formas inovadoras de formação, de acordo com as necessidades que a nova sociedade exige. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2022-12-31T01:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14311 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Meirinhos, Manuel; Osório, António (2017). Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores = Building virtual collaborative learning communities for teacher professional development. Revista Internacional de Tecnologías en la Educación. ISSN 2386-8384. 4:1, p. 49-56 2386-8384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Global Knowledge Academics |
publisher.none.fl_str_mv |
Global Knowledge Academics |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135288225693696 |