Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirinhos, Manuel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Osório, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14311
Resumo: Este trabalho tem como finalidade descrever o modelo de desenvolvimento de comunidades virtuais, com base na modalidade b-learning e visando alcançar a aprendizagem colaborativa, à medida que os utilizadores desenvolvem competências de interação a distância. Numa sociedade onde a cultura de aprendizagem permanente é cada vez mais uma necessidade, no desenvolvimento de comunidades virtuais entrecruzam-se conceitos de colaboração, de ambiente de aprendizagem e de b-learning, que nos permitem idealizar formas inovadoras de formação, de acordo com as necessidades que a nova sociedade exige.
id RCAP_f81a2a7118a0f9e94a31f91a627620b9
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professoresBuilding virtual collaborative learning communities for teacher professional developmentAprendizagem colaborativaParadigma colaborativob-LearningFormação de professoresEste trabalho tem como finalidade descrever o modelo de desenvolvimento de comunidades virtuais, com base na modalidade b-learning e visando alcançar a aprendizagem colaborativa, à medida que os utilizadores desenvolvem competências de interação a distância. Numa sociedade onde a cultura de aprendizagem permanente é cada vez mais uma necessidade, no desenvolvimento de comunidades virtuais entrecruzam-se conceitos de colaboração, de ambiente de aprendizagem e de b-learning, que nos permitem idealizar formas inovadoras de formação, de acordo com as necessidades que a nova sociedade exige.Global Knowledge AcademicsBiblioteca Digital do IPBMeirinhos, ManuelOsório, António2022-12-31T01:30:14Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14311porMeirinhos, Manuel; Osório, António (2017). Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores = Building virtual collaborative learning communities for teacher professional development. Revista Internacional de Tecnologías en la Educación. ISSN 2386-8384. 4:1, p. 49-562386-8384info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:11.882447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
Building virtual collaborative learning communities for teacher professional development
title Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
spellingShingle Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
Meirinhos, Manuel
Aprendizagem colaborativa
Paradigma colaborativo
b-Learning
Formação de professores
title_short Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
title_full Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
title_fullStr Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
title_full_unstemmed Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
title_sort Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores
author Meirinhos, Manuel
author_facet Meirinhos, Manuel
Osório, António
author_role author
author2 Osório, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirinhos, Manuel
Osório, António
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Paradigma colaborativo
b-Learning
Formação de professores
topic Aprendizagem colaborativa
Paradigma colaborativo
b-Learning
Formação de professores
description Este trabalho tem como finalidade descrever o modelo de desenvolvimento de comunidades virtuais, com base na modalidade b-learning e visando alcançar a aprendizagem colaborativa, à medida que os utilizadores desenvolvem competências de interação a distância. Numa sociedade onde a cultura de aprendizagem permanente é cada vez mais uma necessidade, no desenvolvimento de comunidades virtuais entrecruzam-se conceitos de colaboração, de ambiente de aprendizagem e de b-learning, que nos permitem idealizar formas inovadoras de formação, de acordo com as necessidades que a nova sociedade exige.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2022-12-31T01:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14311
url http://hdl.handle.net/10198/14311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Meirinhos, Manuel; Osório, António (2017). Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores = Building virtual collaborative learning communities for teacher professional development. Revista Internacional de Tecnologías en la Educación. ISSN 2386-8384. 4:1, p. 49-56
2386-8384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Global Knowledge Academics
publisher.none.fl_str_mv Global Knowledge Academics
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135288225693696