A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas contribui na formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise narrativa dos textos colaborativos foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes do grupo, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada participante coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos. |
id |
UFG-3_fd38f8d28d43d7d0270e637881101edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41858 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAEducação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos ColaborativosNeste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas contribui na formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise narrativa dos textos colaborativos foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes do grupo, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada participante coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos. Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4185810.5216/ia.v42i1.41858Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-1931981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858/23213Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Almeida, AlessandraBueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora2017-06-12T17:35:42Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41858Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.092996Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Rodrigues Almeida, Alessandra Educação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos Colaborativos |
title_short |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_sort |
A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
author |
Rodrigues Almeida, Alessandra |
author_facet |
Rodrigues Almeida, Alessandra Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Almeida, Alessandra Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos Colaborativos |
topic |
Educação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos Colaborativos |
description |
Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas contribui na formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise narrativa dos textos colaborativos foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes do grupo, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada participante coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858 10.5216/ia.v42i1.41858 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i1.41858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858/23213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763017945088 |