A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Almeida, Alessandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858
Resumo: Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas contribui na formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise narrativa dos textos colaborativos foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes do grupo, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada participante coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos. 
id UFG-3_fd38f8d28d43d7d0270e637881101edf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41858
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAEducação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos ColaborativosNeste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas contribui na formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise narrativa dos textos colaborativos foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes do grupo, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada participante coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos. Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4185810.5216/ia.v42i1.41858Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-1931981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858/23213Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Almeida, AlessandraBueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora2017-06-12T17:35:42Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41858Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:43.092996Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
spellingShingle A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Rodrigues Almeida, Alessandra
Educação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos Colaborativos
title_short A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_fullStr A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_sort A ESCRITA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
author Rodrigues Almeida, Alessandra
author_facet Rodrigues Almeida, Alessandra
Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Almeida, Alessandra
Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos Colaborativos
topic Educação Matemática. Formação de Professores. Narrativas Colaborativas. Grupos Colaborativos
description Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas contribui na formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise narrativa dos textos colaborativos foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes do grupo, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada participante coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858
10.5216/ia.v42i1.41858
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i1.41858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41858/23213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 176-193
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763017945088