Os retornos salariais à educação nas áreas Stem e não-Stem para estudantes graduados na Universidade de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23098 |
Resumo: | O presente estudo visa explorar e analisar os retornos salariais das áreas STEM e Não-STEM dos estudantes graduados pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Recorrendo a dados dos graduados (1º e 2º ciclo de estudos) no triénio de 2008 a 2011 através de um inquérito previamente realizado pelo Observatório do Percurso Socioprofissional dos Diplomados da Universidade de Aveiro, os retornos salariais às diferentes áreas são estimados para a amostra total de graduados que se encontram a trabalhar, separando-os então por STEM e Não-STEM, área específica de estudo e género. Na procura dos nossos resultados, é utilizado o Método OLS para o controlo de diversas características dos indivíduos, por forma a obter o retorno líquido salarial das diferentes áreas de estudo, tais como a experiência potencial, dimensão da empresa, contrato de trabalho e o grau de relação das funções que desempenha com a área de graduação, entre outros. Recorremos também ao Método da Regressão por Quartis por forma a controlar e analisar o potencial efeito de ability bias, um dos pontos de maior análise e discussão na literatura. Os resultados obtidos neste trabalho indicam que não existe um prémio salarial significativo associado aos licenciados nas áreas STEM, revelando, contudo, prémios relevantes para o segundo ciclo de estudos e para as combinações deste com determinadas áreas de estudo. |
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Os retornos salariais à educação nas áreas Stem e não-Stem para estudantes graduados na Universidade de AveiroSaláriosDiplomados - Universidade de AveiroCapital humanoO presente estudo visa explorar e analisar os retornos salariais das áreas STEM e Não-STEM dos estudantes graduados pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Recorrendo a dados dos graduados (1º e 2º ciclo de estudos) no triénio de 2008 a 2011 através de um inquérito previamente realizado pelo Observatório do Percurso Socioprofissional dos Diplomados da Universidade de Aveiro, os retornos salariais às diferentes áreas são estimados para a amostra total de graduados que se encontram a trabalhar, separando-os então por STEM e Não-STEM, área específica de estudo e género. Na procura dos nossos resultados, é utilizado o Método OLS para o controlo de diversas características dos indivíduos, por forma a obter o retorno líquido salarial das diferentes áreas de estudo, tais como a experiência potencial, dimensão da empresa, contrato de trabalho e o grau de relação das funções que desempenha com a área de graduação, entre outros. Recorremos também ao Método da Regressão por Quartis por forma a controlar e analisar o potencial efeito de ability bias, um dos pontos de maior análise e discussão na literatura. Os resultados obtidos neste trabalho indicam que não existe um prémio salarial significativo associado aos licenciados nas áreas STEM, revelando, contudo, prémios relevantes para o segundo ciclo de estudos e para as combinações deste com determinadas áreas de estudo.The present investigation aims to explore and analyse the wage returns of STEM and Non-STEM fields of study graduates from University of Aveiro, in Portugal. Using data from 2008-2011 triennium graduates (1st and 2nd degree cycle) through a survey previously carried out by the University of Aveiro Graduated Socioprofessional Career Observatory, the wage returns to the different fields of study were estimated for the total sample of individuals who were currently working, separating them by STEM and Non-STEM areas, field of study and gender. In the pursuit of our results, we use OLS Method controlling for diferent aspects of the individuals in order to obtain the wage pure return to the different fields of study, such as the potential experience, firm size, work contract type and the relatedness degree between the graduation field of the individual and the professional role performed, among others. We also resort to Quantile Regression Method in order to control and analyse the effect of the potential ability bias, one of the major concerns in the literature. The obtained results in this work do not point to the existence of significant wage premia for the individuals graduated in STEM fields, however, they do reveal the existence of important wage premia for the Master’s degree and its combinations with certain fields of study.Universidade de Aveiro2018-05-10T12:39:00Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23098TID:201944146porSouta, André Augusto Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:03Zoai:ria.ua.pt:10773/23098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:00.066503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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