Interacção social e utilização do computador no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2564 |
Resumo: | A integração dos computadores no ensino e a sua utilização enquanto promotores de ambientes de aprendizagem colaborativa tem vindo a ser alvo de diversas investigações que partem do quadro teórico das perspectivas vigotskyanas que aqui se toma também como referência. Neste âmbito, discute-se o papel da interacção social na aprendizagem, designadamente da interacção verbal entre crianças e entre crianças e adultos no contexto de actividades desenvolvidas com recurso ao computador. Descreve-se a natureza de algumas interacções registadas entre crianças e entre estas e a educadora utilizando o computador, no contexto natural da sala de actividades, procuranso identificar as suas características e analisar a sua relevância educacional. Considera-se que as novas tecnologias se constituem como um meio especialmente propício ao desenvolvimento de aprendizagem colaborativa entre as crianças e salienta-se o papel do educador quer como mediador destas interacções quer como promotor de contextos de aprendizagem propícios a esta colaboração. |
id |
RCAP_f83b7e4894bbb95a8e52b36346b28108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2564 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolarNovas tecnologiasEducação pré-escolarInteração socialAprendizagem colaborativaSócio-construtivismoA integração dos computadores no ensino e a sua utilização enquanto promotores de ambientes de aprendizagem colaborativa tem vindo a ser alvo de diversas investigações que partem do quadro teórico das perspectivas vigotskyanas que aqui se toma também como referência. Neste âmbito, discute-se o papel da interacção social na aprendizagem, designadamente da interacção verbal entre crianças e entre crianças e adultos no contexto de actividades desenvolvidas com recurso ao computador. Descreve-se a natureza de algumas interacções registadas entre crianças e entre estas e a educadora utilizando o computador, no contexto natural da sala de actividades, procuranso identificar as suas características e analisar a sua relevância educacional. Considera-se que as novas tecnologias se constituem como um meio especialmente propício ao desenvolvimento de aprendizagem colaborativa entre as crianças e salienta-se o papel do educador quer como mediador destas interacções quer como promotor de contextos de aprendizagem propícios a esta colaboração.Repositório AbertoAmante, Lúcia2013-06-05T09:24:47Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2564porAmante, Lúcia - Interacção social e utilização do computador no pré-escolar [Em linha]. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418, Ano 38, Nº 1, 2, 3 (2004), p. 425-4500870-418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:55.240609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar |
title |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar |
spellingShingle |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar Amante, Lúcia Novas tecnologias Educação pré-escolar Interação social Aprendizagem colaborativa Sócio-construtivismo |
title_short |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar |
title_full |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar |
title_fullStr |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar |
title_sort |
Interacção social e utilização do computador no pré-escolar |
author |
Amante, Lúcia |
author_facet |
Amante, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias Educação pré-escolar Interação social Aprendizagem colaborativa Sócio-construtivismo |
topic |
Novas tecnologias Educação pré-escolar Interação social Aprendizagem colaborativa Sócio-construtivismo |
description |
A integração dos computadores no ensino e a sua utilização enquanto promotores de ambientes de aprendizagem colaborativa tem vindo a ser alvo de diversas investigações que partem do quadro teórico das perspectivas vigotskyanas que aqui se toma também como referência. Neste âmbito, discute-se o papel da interacção social na aprendizagem, designadamente da interacção verbal entre crianças e entre crianças e adultos no contexto de actividades desenvolvidas com recurso ao computador. Descreve-se a natureza de algumas interacções registadas entre crianças e entre estas e a educadora utilizando o computador, no contexto natural da sala de actividades, procuranso identificar as suas características e analisar a sua relevância educacional. Considera-se que as novas tecnologias se constituem como um meio especialmente propício ao desenvolvimento de aprendizagem colaborativa entre as crianças e salienta-se o papel do educador quer como mediador destas interacções quer como promotor de contextos de aprendizagem propícios a esta colaboração. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2013-06-05T09:24:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2564 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amante, Lúcia - Interacção social e utilização do computador no pré-escolar [Em linha]. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418, Ano 38, Nº 1, 2, 3 (2004), p. 425-450 0870-418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135007798722560 |