Concepção de roubo em pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Raul Aragão [UNESP]
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S0101-73301997000200007
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301997000200007
http://hdl.handle.net/11449/21825
Resumo: Partindo do trabalho pioneiro de J. Piaget, O julgamento moral da criança, revisamos as contribuições para este estudo sobre a concepção de roubo em crianças. Usando uma história que envolve um pequeno roubo examinamos como pré-escolares respondem a questões sobre o roubo ser certo ou errado, o porquê dessa resposta, assim como avaliamos a percepção da criança à presença, à contingência e à relatividade de regras. Tendo como sujeitos 80 crianças de duas pré-escolas, uma pública e outra particular, cada escola dividida em duas turmas, encontramos que todas as crianças têm noção da regra de o roubo ser errado e ao justificarem essa resposta apresentam cinco tipos de argumentos, assim como já apresentam julgamentos em função da intenção. Resultados são discutidos em termos da teoria de desenvolvimento moral de Piaget.
id UNSP_d39ad997eb868578fc472188ea26ba2d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/21825
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepção de roubo em pré-escolaresKindergarten childrens' conception of stealingJulgamento moralregrasconstrutivismoeducação pré-escolarPartindo do trabalho pioneiro de J. Piaget, O julgamento moral da criança, revisamos as contribuições para este estudo sobre a concepção de roubo em crianças. Usando uma história que envolve um pequeno roubo examinamos como pré-escolares respondem a questões sobre o roubo ser certo ou errado, o porquê dessa resposta, assim como avaliamos a percepção da criança à presença, à contingência e à relatividade de regras. Tendo como sujeitos 80 crianças de duas pré-escolas, uma pública e outra particular, cada escola dividida em duas turmas, encontramos que todas as crianças têm noção da regra de o roubo ser errado e ao justificarem essa resposta apresentam cinco tipos de argumentos, assim como já apresentam julgamentos em função da intenção. Resultados são discutidos em termos da teoria de desenvolvimento moral de Piaget.From the pioneering work of J. Piaget The moral judgment of the child we have reviewed the contributions to this study of childrens' conception of stealing . Using a story about a minor theft, we examined how kindergarten children answer questions about the right and wrong of stealing and now they justified their answers. In addition we examined childrens' perception of the existence, contingence and relativity of rules. We examined 80 children from a public and a private school, each divided in two groups. The results have shown that children have a notion of stealing as a wrong act and to justify these answers they show five patterns of justifications, as well as judgment of intentionality. Results were discussed in terms of Piaget's moral development theory.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]2014-05-20T14:01:51Z2014-05-20T14:01:51Z1997-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article351-366application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301997000200007Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 18, n. 59, p. 351-366, 1997.0101-7330http://hdl.handle.net/11449/2182510.1590/S0101-73301997000200007S0101-73301997000200007S0101-73301997000200007.pdf8498347239701559SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Sociedade0,331info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:25:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/21825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:51:20.833826Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de roubo em pré-escolares
Kindergarten childrens' conception of stealing
title Concepção de roubo em pré-escolares
spellingShingle Concepção de roubo em pré-escolares
Concepção de roubo em pré-escolares
Martins, Raul Aragão [UNESP]
Julgamento moral
regras
construtivismo
educação pré-escolar
Martins, Raul Aragão [UNESP]
Julgamento moral
regras
construtivismo
educação pré-escolar
title_short Concepção de roubo em pré-escolares
title_full Concepção de roubo em pré-escolares
title_fullStr Concepção de roubo em pré-escolares
Concepção de roubo em pré-escolares
title_full_unstemmed Concepção de roubo em pré-escolares
Concepção de roubo em pré-escolares
title_sort Concepção de roubo em pré-escolares
author Martins, Raul Aragão [UNESP]
author_facet Martins, Raul Aragão [UNESP]
Martins, Raul Aragão [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Raul Aragão [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Julgamento moral
regras
construtivismo
educação pré-escolar
topic Julgamento moral
regras
construtivismo
educação pré-escolar
description Partindo do trabalho pioneiro de J. Piaget, O julgamento moral da criança, revisamos as contribuições para este estudo sobre a concepção de roubo em crianças. Usando uma história que envolve um pequeno roubo examinamos como pré-escolares respondem a questões sobre o roubo ser certo ou errado, o porquê dessa resposta, assim como avaliamos a percepção da criança à presença, à contingência e à relatividade de regras. Tendo como sujeitos 80 crianças de duas pré-escolas, uma pública e outra particular, cada escola dividida em duas turmas, encontramos que todas as crianças têm noção da regra de o roubo ser errado e ao justificarem essa resposta apresentam cinco tipos de argumentos, assim como já apresentam julgamentos em função da intenção. Resultados são discutidos em termos da teoria de desenvolvimento moral de Piaget.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-08-01
2014-05-20T14:01:51Z
2014-05-20T14:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301997000200007
Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 18, n. 59, p. 351-366, 1997.
0101-7330
http://hdl.handle.net/11449/21825
10.1590/S0101-73301997000200007
S0101-73301997000200007
S0101-73301997000200007.pdf
8498347239701559
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301997000200007
http://hdl.handle.net/11449/21825
identifier_str_mv Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 18, n. 59, p. 351-366, 1997.
0101-7330
10.1590/S0101-73301997000200007
S0101-73301997000200007
S0101-73301997000200007.pdf
8498347239701559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação & Sociedade
0,331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 351-366
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182297335496704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301997000200007