Terra Mãe (1998): uma estória feita de História(s). Pistas de leitura sobre o papel social da telenovela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38178 |
Resumo: | Entendido como um formato culturalmente pouco enriquecedor, a telenovela, narrativa de longa serialização com maior expressão na televisão portuguesa, dada a sua natureza complexa e de proximidade com os telespetadores, mostra-se capaz de agendar temas e de funcionar, simultaneamente, como arquivo dos tempos e relato do quotidiano. Partindo desta assunção, procuramos evidência empírica na telenovela Terra Mãe (RTP1), título produzido e transmitida em 1998, ano da Exposição Internacional de Lisboa, procurando desenhar pistas de leitura sobre o papel social dos conteúdos ficcionais e da televisão na sociedade. |
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Entendido como um formato culturalmente pouco enriquecedor, a telenovela, narrativa de longa serialização com maior expressão na televisão portuguesa, dada a sua natureza complexa e de proximidade com os telespetadores, mostra-se capaz de agendar temas e de funcionar, simultaneamente, como arquivo dos tempos e relato do quotidiano. Partindo desta assunção, procuramos evidência empírica na telenovela Terra Mãe (RTP1), título produzido e transmitida em 1998, ano da Exposição Internacional de Lisboa, procurando desenhar pistas de leitura sobre o papel social dos conteúdos ficcionais e da televisão na sociedade. |
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